Sindojus realiza missa em homenagem à memória dos Oficiais de Justiça mortos pela Covid-19
O Ceará perdeu três oficiais da ativa: Geraldo Leite (Acopiara), Marcos Uchoa (Caridade) e José Afonso Soares (Maranguape); além do aposentado Leopoldo Piquiá. O evento será transmitido ao vivo
O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) realiza amanhã, às 17 horas, na Paróquia São João Eudes – localizada na Rua Jaime Leonel, s/número, bairro Luciano Cavalcante – missa de sétimo dia do Oficial de Justiça Geraldo Leite Pereira, da comarca de Acopiara, que faleceu no último dia 12 de junho por complicações da Covid-19. Na oportunidade, a entidade prestará homenagem à memória de Marcos Uchoa de Freitas, da comarca de Caridade, e de José Afonso Soares, de Maranguape, oficiais da ativa, assim como de Leopoldo Ferreira Piquiá, oficial aposentado, que também sucumbiram pela doença do novo coronavírus. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube, possibilitando aos oficiais e oficialas do interior e da capital a oportunidade de prestar essa última homenagem aos colegas.
“Será um momento em que a gente demonstrará todo o sentimento de dor da categoria pela perda de quatro grandes oficiais que tombaram ante a esse vírus, três deles estavam em atividade, indo às ruas cumprir mandados. A morte deles abalou sobremaneira a categoria, até porque são pessoas jovens, na faixa etária dos 50 anos, com toda uma vida pela frente, e que lamentavelmente nos deixaram por conta dessa doença para a qual já existe vacina”, destaca o presidente Vagner Venâncio.
Desumanização
Ele acrescenta a importância de a tão falada gestão humanizada do judiciário cearense sair do discurso e do papel, pois, na prática, pelo menos para a categoria, essa humanização não está acontecendo, seja pelas designações temporárias, fazendo com que oficiais e oficialas tenham de se deslocar até 300 km da sua comarca de origem, em plena pandemia, para suprir a carência destes servidores no Estado, seja pelas reiteradas cobranças para cumprimento presencial de mandados não urgentes, fazendo com que a categoria se exponha a um risco desnecessário.
“O sentimento é de indignação pela falta de zelo e compromisso por parte da administração com a categoria. Não houve sequer o esforço de enviar ofício ao executivo na tentativa de buscar essa vacinação prioritária para os Oficiais de Justiça, como outros estados estão fazendo. Os colegas faleceram, mas a nossa luta por melhores condições de trabalho e por prioridade na imunização vai continuar”, frisa.
Compromisso
Amanhã será um momento de saudade e homenagem a esses profissionais, pais de família que partiram, mas que deixam o seu legado profissional. “A gente tem muito respeito e gratidão e, apesar do momento de tristeza, reafirma a nossa disposição de continuar lutando por melhores condições de trabalho”, reitera Vagner Venâncio.
Serviço:
Missa de sétimo dia Geraldo Leite Pereira
In memorian: José Afonso Soares, Marcos Uchoa de Freitas e Leopoldo Ferreira Piquiá
18 de junho
17 horas
Paróquia São João Eudes
Rua Jaime Leonel, s/número, bairro Luciano Cavalcante
Link da transmissão ao vivo – AQUI.