Nota de pesar

Sindojus lamenta a morte, pela Covid-19, do médico e ex-vereador de Fortaleza Iraguassú Teixeira

O velório foi realizado, na manhã de hoje, restrito a familiares e amigos próximos, para evitar aglomeração e, às 11h, o corpo foi cremado. A Câmara Municipal decretou luto oficial de três dias

23/02/2021
Fotos: Arquivo pessoal

Foi com grande tristeza que o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) recebeu a notícia do falecimento do médico e ex-vereador de Fortaleza, José Iraguassú Teixeira, pai do vereador e Oficial de Justiça Iraguassú Teixeira Filho. Internado desde o início do mês de fevereiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Unimed, ele foi a óbito, no início da noite de ontem, por complicações da Covid-19. O velório foi realizado, na manhã de hoje, restrito a familiares e amigos próximos, para evitar aglomeração e, às 11h, o corpo foi cremado. Em vez do envio de coroa de flores, a família solicitou que fosse feita a doação do valor a uma instituição de caridade. A Câmara Municipal de Fortaleza decretou luto oficial de três dias em memória do ex-parlamentar, que tem 26 anos de história no legislativo da Capital.

Repercussão

O fato gerou repercussão na imprensa local e no meio político. O governador Camilo Santana (PT) publicou nas redes sociais nota de pesar lamentando a partida do médico e ex-vereador. “Meus sentimentos aos familiares e amigos de Iraguassú Teixeira, e a todos os cearenses que perderam parentes para o coronavírus”, disse.

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), também se manifestou. “É com grande pesar recebo a notícia do falecimento do amigo Iraguassú Teixeira, ex-vereador com quem dividi bancada na Câmara Municipal. Um homem público que sempre esteve empenhado em lutar por uma vida melhor e mais digna para os fortalezenses. Deixa um legado de serviço prestado, de compromisso com a inclusão social e redução de desigualdade. Dedico a minha solidariedade ao filho dele, vereador Iraguassú Filho, a toda família e aos amigos, diante deste difícil momento”, destacou.

Antônio Henrique (PDT), presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, comentou que recebeu notícia do falecimento do amigo e ex-vereador de Fortaleza com pesar. “Dr. Iraguassú, pai do colega Iraguassú Filho, exerceu mandato parlamentar até 2016. Tive a honra de legislar ao seu lado e aprender com a sua vocação política e suas qualidades de homem público. Oro para que Deus conforte o coração da família e amigos nesse momento de dor”, frisou.

Missão cumprida

Abalado pela perda, Iraguassú Teixeira Filho, que além do nome de seu pai herdou também a vocação para a política, comentou que o médico e ex-vereador cumpriu uma missão extraordinária e muito fez na medicina ao próximo.

“Não vou dizer adeus e nem quero me despedir, só dizer do meu amor incondicional. Obrigado por ter sido um pai tão especial. Lembrarei todos os dias do senhor”, disse Iraguassú Filho

“Lembro-me das inúmeras vezes que aos sábados lhe acompanhava nos hospitais, aos domingos no nosso racha no Recreio Clube de Campo, e na política foram muitas lutas travadas, sempre no nosso partido PDT. O senhor lembra quantas vezes fomos ao estádio juntos? Quantos títulos nós vimos o vozão conquistar? Mas hoje a nossa família lhe entrega a Deus e sabe que a partir de agora temos o nosso anjo no céu. Esse momento está sendo duro e difícil, a sensação de impotência é grande, o vazio maior ainda. Não vou dizer adeus e nem quero me despedir, só dizer do meu amor incondicional. Obrigado por ter sido um pai tão especial. Lembrarei todos os dias do senhor. Seu médico, seu amigo na política. Aqui em casa o meu sempre painho”, disse.

Biografia

José Iraguassú Teixeira nasceu em 7 de janeiro de 1941, em Canindé. Ainda novo veio para Fortaleza e cursou medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), profissão que exerceu durante 51 anos. Logo que se formou, foi médico do Ceará Sporting Clube, time que sempre acompanhou e que é a sua grande paixão. Na medicina, deixa o legado de mais de 10 mil cirurgias realizadas.

Filiou-se ao PDT em 1987, sendo eleito vereador de Fortaleza em 1988. Ao todo, foram sete mandatos como vereador, tendo exercido a vida política até 2016. Em sua trajetória dedicada ao legislativo, presidiu as Comissões de Saúde e Seguridade Social, e de Direitos do Consumidor e do Contribuinte, além da vice-presidência da Comissão de Cultura.

Pesar

Em nome dos oficiais e oficialas de Justiça de todo o Ceará, o Sindojus lamenta tão significativa perda e roga a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos de José Iraguassú Teixeira, em especial de sua esposa Aleuda e dos filhos Iraguassú Filho, Itaquê, Iagê e Larissa.

*Com informações da Câmara Municipal de Fortaleza

Oficiais de JustiçaLutoSindojusSindojus CearáFortalezaCanindéIraguassú Teixeira Filhonota de pesarsolidariedadeCovid-19novo coronavírusmorteJosé Iraguassú Teixeiraex-vereador
SIGA-NOS:

Conteúdos Relacionados