Luto

Morre, aos 52 anos, o Oficial de Justiça José Afonso Soares, vítima da Covid-19

Ele é o segundo oficial da ativa a falecer por complicações do novo coronavírus no Ceará – em agosto de 2020, o judiciário perdeu Marcos Uchoa, de 53 anos

05/02/2021
Fotos: Arquivo pessoal

Depois de 51 dias internado lutando contra o novo coronavírus foi a óbito, na tarde de hoje, aos 52 anos, o Oficial de Justiça José Afonso Soares, lotado na comarca de Maranguape. Ele é o segundo oficial da ativa a falecer por complicações da Covid-19 no Ceará – em agosto de 2020, o judiciário perdeu Marcos Uchoa, de 53 anos, que trabalhava em Caridade. “É com tristeza que a gente traz essa notícia. O Sindicato dos Oficiais de Justiça, em nome de toda a categoria, lamenta profundamente a perda dessa grande colega. A gente pede a Deus que conforte o coração dos familiares e principalmente do seu filho, de 13 anos, que está sentindo muito”, externou o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), Vagner Venâncio.

O Oficial de Justiça Vicente Nepomuceno, amigo de Afonso há mais de 20 anos, comenta que nos últimos cinco dias ele vinha apresentando melhora significativa no quadro de saúde, o que deixou a todos esperançosos, mas, ontem à noite, a equipe médica teve de tirar o Ecmo (Oxigenização por Membrana Extracorpórea). Ele resistiu bem sem o aparelho e ficou respirando com um ventilador pulmonar, entretanto, de ontem para hoje teve piora no quadro de infecção e, mesmo com a mudança de medicamentos, não resistiu foi a óbito por volta das 16 horas de hoje.

“O Afonso era uma pessoa muito alegre e ativa, não costumava ficar quieto no canto, era comunicativo e de uma personalidade extremamente forte. Tinha uma postura incisiva na defesa de seus pontos de vista, essa era uma característica dele. A gente sempre se deu muito bem, ele chegou a passar uns dois ou três natais na minha casa. Foi uma grande fatalidade”, lamenta Vicente Nepomoceno.

Bastante abalada a esposa do oficial, Conceição Saraiva, comentou que Afonso era uma pessoa maravilhosa, brincalhona e um pai exemplar.  “Ele era muito dedicado ao nosso filho e também um excelente esposo e amigo. Estamos bastante abalados, pois a gente tinha esperança de ter ele de volta em casa. Fizemos de tudo, mas que seja feita a vontade de Deus”, disse.

Luto oficial

Logo que tomou conhecimento do fato, a juíza diretora do Fórum de Maranguape, Deborah Cavalcante de Oliveira Salomão Guarines, decretou luto oficial de três dias em Maranguape e na comarca vinculada de Palmácia, onde o oficial também atuava.

“Afonso era um Oficial de Justiça dedicado e querido por todos os colaboradores do fórum de Maranguape. Estava sempre disposto a atender com presteza e educação aqueles que o procuravam, contribuindo de modo significativo para a causa da justiça na execução do seu mister. Neste momento de dor, registramos nosso apoio e sentimentos aos familiares, amigos e colegas de trabalho rogando a Deus todo poderoso que os console diante de sua partida precoce”, diz a Portaria nº 01, publicada hoje.

SOS Afonso

Na tentativa de reverter o quadro de saúde do servidor, oficiais e oficialas de todo o Estado somaram forças na campanha SOS Afonso, para custear as despesas geradas pela contratação de uma equipe médica que, desde o dia 24 de janeiro, vinha fazendo acompanhamento diário do quadro clínico do oficial. Ao todo, foram arrecadados R$ 16.830,00. “A campanha foi decisiva para que ele pudesse resistir por tanto tempo. Fiquei impressionado como, em tão pouco tempo, arrecadou-se tanto, prova da união e solidariedade dos colegas”, frisou Vicente Nepomuceno.

Profissão de risco

Esse é o segundo Oficial de Justiça da ativa morto em decorrência da Covid-19, o que evidencia o alto risco da profissão. Além disso, 56 oficiais e oficialas de todo o Ceará já contraíram a doença. “Não tem como confirmar, mas o Afonso estava na ativa, cumprindo mandado presencial, então há uma possibilidade grande de ele ter contraído o vírus em diligência, porque o Oficial de Justiça anda em todos os meios sociais. Mais uma vez, a gente chama a atenção das autoridades e, principalmente, do Tribunal de Justiça, para a necessidade de proteção da categoria. Temos um trabalho de risco e já é o segundo Oficial de Justiça morto”, reforçou Vagner Venâncio.

O Sindojus está prestando todo apoio à família nesse momento tão doloroso. Por causa do contexto da pandemia, não haverá velório aberto ao público. O sepultamento ocorrerá neste sábado (6)  em Crateús, sua cidade natal.

Confira a nota de pesar do TJCE AQUI.
Confira a Portaria nº 01/2021 do Fórum de Maranguape AQUI.

José Afonso SoaresMaranguapeLutoperdaOficial de JustiçaSindojusSindojus Cearánota de pesarCovid-19novo coronavírusmorte
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.