TJCE exalta papel dos Oficiais de Justiça para a sociedade em encontro na Esmec
Oficiais e oficialas de justiça da Ceman de Fortaleza participaram de encontro sobre apresentação de resultados e entrega de crachás funcionais
Na última quinta-feira, 14 de novembro, como forma de reconhecimento por seus serviços prestados, oficiais e oficialas de justiça da Central de Cumprimento de Mandados Judiciais da Comarca de Fortaleza (Ceman) participaram de encontro sobre apresentação de resultados e entrega de crachás promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) na Escola Superior de Magistratura do Ceará (Esmec).
A juíza Solange Menezes Holanda, diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, iniciou o evento enaltecendo o papel dos Oficiais de Justiça. Em sua fala, ressaltou que os oficiais são “a cara do Poder Judiciário cearense”, agradecendo pelo compromisso e esforços da categoria em prol da sociedade, trabalhando para materializar de forma célere as decisões judiciais e garantir a efetividade da prestação jurisdicional.
Em continuidade, a diretora executiva judiciária do FCB, Bianca Cavalcante, realizou apresentação de resultados estatísticos e demandas da Ceman de Fortaleza, fazendo um apanhado geral da média de mandados recebidos durante o período de janeiro a outubro 2024, totalizando cerca de 25.919. Vale ressaltar que, no ano anterior, 2023, a média estabelecida pela central de mandados foi de 24.719, realidade que ilustra o considerável aumento na demanda e sobrecarga direcionada aos oficiais. Como ações estratégicas já implementadas pelo tribunal, a diretora ressaltou a modernização do Sistema Processual Judicial Eletrônico (PJe), cuja interface está sofrendo constantes aprimoramentos para unificar as atividades digitais em um único ambiente; a criação de um canal voltado unicamente para o atendimento das demandas dos oficiais, bem como a confecção dos crachás funcionais.
O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará, Vagner Venâncio, agradece a iniciativa proposta pelo tribunal e discorre sobre a importância do reconhecimento e da valorização do Oficial de Justiça. “Esse momento é significativo para toda a categoria, não apenas como reconhecimento pelo trabalho essencial que desempenhamos, mas também como um reforço do compromisso do Judiciário com os oficiais e oficialas do Ceará. A entrega dos novos crachás é mais que uma formalidade, representa a valorização de quem está nas ruas, atuando como elo entre a Justiça e a sociedade. O Sindojus seguirá empenhado em garantir que cada oficial tenha as melhores condições e o apoio necessários para continuar levando a Justiça ao alcance de todos” disse.
Também integraram o evento o juiz supervisor da Ceman de Fortaleza, Ricardo de Araújo Barreto; o chefe da Ceman de Fortaleza, Wagner Sales, além de expressiva parcela de oficiais e oficialas da Ceman de Fortaleza.
*Com informações do site do TJCE