Em Brasília

Representantes do TJCE participam do Encontro das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do CNJ

O evento, promovido pelo CNJ, foi realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em Brasília, e reuniu representantes de tribunais de todo o país

21/11/2025
Fotos: Sindojus Ceará e Agência CNJ de notícias

Integrantes das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação de 1° e 2° Graus do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participaram do 3° Encontro Nacional das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi realizado nos dias 17 e 18 de novembro no auditório do CNJ, em Brasília, no Distrito Federal. O encontro reuniu representantes de tribunais de todo o país com o objetivo de fortalecer a atuação das comissões temáticas, discutir desafios e compartilhar soluções adotadas no enfrentamento ao assédio e à discriminação no âmbito do Judiciário.

“A possibilidade de dialogar com os membros das comissões e conhecer seus funcionamentos frente às suas respectivas realidades é muito importante para conseguirmos tirar dúvidas e compartilhar nossas vivências e dificuldades. É um momento de debate rico que certamente contribuirá para a ampliação da política implementada em nosso tribunal, sempre com o intuito de buscarmos garantir um ambiente de trabalho saudável, livre de assédios e discriminações”, destacou a juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão, presidenta da Comissão de 1º Grau do TJCE.

Evento contou com a participação de representantes da categoria dos Oficiais de Justiça

O evento contou com a participação dos Oficiais de Justiça Fernanda Garcia e Edisoneudson Guerra, integrantes, respectivamente, das Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação de 1º e 2º Grau do TJCE. Fernanda Garcia disse que foram dois dias de imersão na pauta do enfrentamento ao assédio moral e sexual e à discriminação, em um importante momento de troca de experiências entre os membros das Comissões de todos os tribunais do país. Como ponto central, ela ressaltou as novas ideias e boas práticas que pretendem apresentar aos demais membros da Comissão do TJCE.

“Os principais objetivos das comissões são o acolhimento e a prevenção. Um ambiente de trabalho saudável e produtivo só é possível com a implementação de políticas públicas que promovam a prevenção do assédio moral e sexual”, frisou Fernanda Garcia, que além de integrar a Comissão é também diretora Financeira do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE).

Judiciário cearense precisa avançar nas políticas de prevenção e do enfrentamento aos assédios e à discriminação

Edisoneudson Guerra exaltou a importância de realização do evento, cujo tema deve estar sempre em pauta. Como há integrantes de Comissões de quase todos os estados do Brasil, Edison observou que puderam perceber como as outras Comissões estão atuando e perceberam como em alguns estados há um cuidado todo especial sobre essa temática da prevenção e do enfrentamento aos assédios e à discriminação. “Para mim, foi um momento de aprendizado. Pude ver que essa política no nosso Estado ainda precisa de avanços”, pontuou.

A programação incluiu capacitações, painéis e oficinas que incentivaram a troca de experiências e aprofundaram as discussões sobre práticas eficientes para a condução de casos concretos. Também foram discutidas estratégias para aprimorar as ações de prevenção às práticas abusivas nas relações socioprofissionais das instituições.

*Com informações da TJ Net

SindojusSindojus CearáFernanda GarciaEdisoneudson Guerra3° Encontro Nacional das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminaçãocombate e prevenção aos assédios e à discriminaçãoOficiais de JustiçaCNJ

Luana Lima

Jornalista

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.