Prazo para recadastramento e prova de vida é prorrogado até 31 de agosto
O procedimento é obrigatório para servidores ativos, inativos e pensionistas. Veja o passo a passo de como realizar os processos de forma virtual
Prorrogado até o próximo dia 31 de agosto o prazo para que servidores ativos, inativos e pensionistas façam, por meio digital, os processos de recadastramento e prova de vida. O procedimento é obrigatório para magistrados e servidores do Poder Judiciário, exceto para os servidores exclusivamente comissionados.
Neste ano, por causa da pandemia, a Fundação de Previdência Social do Ceará (Cearáprev) disponibilizou o aplicativo CearáPrev On-line, dispensando a presença física dos servidores para a realização dos procedimentos.
Antes, o período para o recadastramento e a prova de vida se encerraria no dia 30 de junho, mas o prazo foi ampliado após uma atualização do aplicativo. Não será necessário o envio da senha do sistema Guardião para o e-mail do beneficiário.
Magistrados e servidores do Judiciário devem fazer o recadastramento, seguindo as orientações fornecidas pela Cearaprev (veja abaixo).
Para o esclarecimento de eventuais dúvidas, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal de Justiça do Ceará disponibiliza atendimento pelo WhatsApp (85) 3207-7570.
Passo a passo do cadastro
1. Acessar a loja da Apple Store ou Google Play no smartphone e realizar o download do aplicativo da Cearaprev On-line para que possa ser feito o recadastramento e a prova de vida até o próximo dia 31 de agosto de 2021.
2. O processo tem início com o credenciamento do smartphone. É necessário fazer um cadastro do telefone com os dados do proprietário do aparelho (nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail, telefone).
3. O próximo passo é o book de segurança: uma foto de frente (selfie), uma foto olhando levemente para o lado direito, uma foto olhando levemente para o lado esquerdo e uma foto de frente segurando um documento de identificação com a foto para frente.
4. Em seguida é necessária a verificação do aparelho. O CPF do dono do celular deve ser informado e o código a ser inserido será enviado por SMS para o celular cadastrado.
5. O quarto passo é acessar o sistema guardião. Será necessário inserir o CPF do beneficiário e no campo senha digita a matrícula e clica em continuar;
6. Será enviado um SMS para o celular cadastrado, perguntando se o beneficiário precisa de ajuda para receber uma senha digite 1, o SMS deve ser respondido somente com o número 1;
7. O sistema enviará mais duas perguntas de segurança por SMS para confirmação do usuário. Ao final será enviado a senha do guardião por SMS, que deverá será inserido no aplicativo;
8. Após realizar esse passo o credenciamento do smartphone terá sido concluído com sucesso;
9. Clique no botão “Atualizar/Visualizar Cadastro” e inicie o recadastramento.
Fonte: Portal de notícias do Tribunal de Justiça do Ceará