Na Assembleia Legislativa

32 entidades de classe participam de audiência pública que debateu a campanha salarial 2025 dos servidores estaduais

A representante da Seplag informou que o governo do Estado está fazendo os estudos técnicos, que precisam estar condicionados ao crescimento vegetativo da folha, à receita corrente líquida, além de concursos e promoções

29/11/2024
Fotos: Lennon Cordeiro/Luana Lima/Sindojus Ceará

O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) participou, na tarde de ontem, de audiência pública requerida pelos deputados Renato Roseno (Psol) e Martinha Brandão (Cidadania) que debateu a campanha salarial unificada dos servidores públicos do Estado do Ceará. O evento, realizado no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) por solicitação do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), contou com a presença de 32 entidades representativas de servidores públicos estaduais, que lotaram o Auditório Deputado Castelo de Castro.

Vagner Venâncio, presidente da entidade, destacou a importância de a categoria estar junto com todas as servidoras e servidores para pressionar o executivo a atender à reivindicação de reajuste de 8,67%, referente ao índice da inflação mais o crescimento do PIB do Ceará de 2024. “Os servidores públicos precisam entender que a nossa reivindicação será do tamanho da nossa mobilização. Os Oficiais de Justiça se somam aos demais servidores públicos do Estado nessa luta pela reposição, para que a gente possa recompor o nosso poder de compra”, destacou.

Fuaspec cobra o respeito à data base

Ravenna Guimarães, coordenadora do Fuaspec, apresentou a pauta unificada que fora protocolada junto à Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) no dia 11 de novembro. O documento reivindica, entre outros pontos, reajuste de 8,67%, referente ao índice da inflação mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará de 2024, além do respeito à data base, que conforme a Lei nº 14.867/2011 é em 1º de janeiro.

O fortalecimento do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec) e a revisão da Lei Complementar Estadual nº 210/2019, sobretudo, no que diz respeito à taxação dos servidores inativos e pensionistas, e alteração do respectivo teto de contribuição, adotando o teto do Regime Geral da Previdência Social, são outros pontos que constam na pauta de reivindicações da campanha salarial 2025

O professor e pesquisador Lúcio Maia, do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), apresentou o estudo técnico por ele elaborado o qual aponta a viabilidade financeira para que o Estado conceda o reajuste solicitado.

Foto: Dário Gabriel/Alece

Representante do governo afirma que a Seplag está fazendo estudos técnicos

Representando o governo do Estado, Daliene Fortuna, da Seplag, informou que a sua participação no evento tinha como objetivo ouvir as demandas dos servidores e levá-las à direção do órgão. “Nós estamos fazendo os estudos técnicos, que precisam estar condicionados a um conjunto de variáveis, tais como: crescimento vegetativo da folha, receita corrente líquida, concursos e promoções”, disse.

A gestora disse ainda que acredita que a Seplag, como responsável pela condução desse processo de negociação junto aos servidores, deverá recebê-los e acolher, na medida da possibilidade orçamentária do Estado, as reivindicações.

Participaram

Além dos deputados Renato Roseno e Martinha Brandão, da coordenadora do Fuaspec, Ravenna Guimarães, e do professor Lúcio Maia, também compuseram a mesa o professor Nilson Cardoso, presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece); Joélia Silveira, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindppen-CE); Quintino Neto, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Ceará (Sindsaúde-CE); Patrícia Teixeira, presidente do Sindicato dos Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Sindagri-CE); e Ritinha Bacana, presidente da Associação dos Servidores da Secretaria da Educação do Ceará (Asseec-CE).

Assista a audiência pública na íntegra AQUI

*Com informações do portal de notícias da Alece

servidores em lutadeoutado Renato Rosenodeputada Martinha BrandãoAssembleia Legislativaaudiência públicaSindojusSindojus Cearáservidores estaduaismobilizaçãoFuaspeccampanha salarial

Luana Lima

Jornalista

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.