Presidência do TJCE

Servidores são homenageados por contribuírem para realização da Semana do Meio Ambiente

O Oficial de Justiça Antônio Sérgio Farias e o Técnico Judiciário Iderlândio Morais receberam certificado do desembargador Washington Araújo. Tiveram ainda elogio registrado em seus assentos funcionais

12/06/2019
Foto: Comunicação TJCE

Boas ideias devem ser exaltadas e, como forma de reconhecimento pelos trabalhos realizados na Semana do Meio Ambiente, ocorrido de 5 a 7 de junho, no Fórum Clóvis Beviláqua, o Oficial de Justiça Antônio Sérgio Farias Castro e o Técnico Judiciário José Iderlândio Cândido Morais receberam na última segunda-feira (10), do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo, certificado como forma de agradecimento pela realização de suas atribuições com eficiência, zelo e determinação nas atividades comemorativas do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Os dois também receberam elogio funcional, conforme a Portaria nº 893/2019, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do último dia 10, pela colaboração no evento, organizado em parceria com o Movimento Pró-Árvore, coletivo do qual os dois servidores fazem parte. A condecoração, requerida pela juíza diretora do Fórum Ana Cristina Esmeraldo, foi aprovada por unanimidade pelo Órgão Especial em sessão realizada no dia 6 de junho.

Foto: Comunicação TJCE

Resultado

“Estamos satisfeitos além da medida, porque o resultado foi engrandecedor para todos. Nas atividades desenvolvidas ficou estampada a alegria no rosto das pessoas, portanto, nós ficamos muito felizes”, destacou o Oficial de Justiça Antônio Sérgio, engenheiro agrônomo, especialista em botânica e fundador do Movimento Pró-Árvore.

Já o Técnico Judiciário Iderlândio Morais, que também é integrante do Pró-Árvore, disse que não imaginava que o evento fosse ter toda essa repercussão. “O resultado foi bastante positivo, de modo que chegou à presidência do Tribunal de Justiça. A receptividade por parte do público também foi notória. No dia da distribuição das sementes de ipê amarelo, por exemplo, formou-se uma enorme fila de pessoas interessadas em receber, o que para nós foi motivo de grande satisfação”, ressaltou.

Semana do Meio Ambiente

A abertura da Semana do Meio Ambiente ocorreu no dia 5 de junho, com a Exposição Flora do Ceará. No mesmo dia, foi realizada uma ação de plantio de mudas nativas no jardim externo do Fórum. No dia 6, houve Mesa de Sementes e Roda de Conversa com o tema “Flora do Ceará”. No dia 7, para finalizar o evento, foi realizada a palestra “Justiça climática”, ministrada pelo físico e climatologista Alexandre Costa, professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e doutor em ciências atmosféricas.

Foto: Milton Figueiredo/Sindojus Ceará

A realização do evento foi uma proposta levada pelos servidores à administração do Fórum, mas não teria sido possível sem a sensibilidade da juíza Ana Cristina Esmeraldo, que desde o início apoiou a ideia e fez a Semana do Meio Ambiente acontecer. Essa já é a segunda ação voltada ao meio ambiente realizada pela gestora, que tomou posse em fevereiro deste ano. No dia 5 de maio, atendendo ao apelo dos servidores Antônio Sérgio e Iderlândio Morais, foi realizada uma ação de plantio espécies nativas no estacionamento da instituição. Na ocasião, algumas servidoras, entre elas a Oficiala de Justiça Camila Pinheiro, foi homenageada como parte das comemorações do Dia das Mães.

Foto: Milton Figueiredo/Sindojus Ceará

As mudas não são plantadas aleatoriamente. Há todo um cuidado com a escolha das espécies para plantio. São plantas típicas do ecossistema original da área onde está instalado o Fórum Clóvis Beviláqua, que é uma vegetação do cerrado litorâneo. O intuito, explica Iderlândio Morais, é trazer de volta essa mata original.

A Exposição Flora do Ceará, que conta com 45 imagens de espécies vegetais cearenses fotografadas em seus ambientes naturais, continua disponível no Fórum Clóvis Beviláqua durante todo o mês de junho, próximo ao hall da entrada principal. Em seguida, a ideia é de que a exposição seja levada a outras unidades do Poder Judiciário.

Parabéns

O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), Vagner Venâncio, parabeniza os servidores pela iniciativa e destaca que eles foram além de suas atribuições, merecendo o devido reconhecimento por parte do presidente do Tribunal de Justiça e da juíza diretora do Fórum. Parabeniza também a juíza Ana Cristina Esmeraldo por ter abraçado a causa do Movimento Pró-Árvore, tornando o espaço do Fórum um ambiente mais humanizado e verdejante.

presidentecertificadodesembargador Washington AraújoSemana do meio ambienteAna Cristina EsmeraldoFórum Clóvis BeviláquaAntônio Sérgio Farias CastroTJCEelogio funcionalservidorescondecoraçãoPoder JudiciárioIderlândio Moraisreconhecimentoagradecimento
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.