Programa de TV do TJCE

“Judiciário em Evidência” destaca o trabalho do Oficial de Justiça

A equipe de reportagem acompanhou um dia de trabalho de Valdemar de Sousa, da comarca de Guaraciaba do Norte, e Gildo Brito, da 1ª Vara do Júri de Fortaleza

30/07/2019
Foto: Reprodução

O “Judiciário em Evidência”, programa de TV do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), está com novo formato. Na primeira edição dessa nova fase, a equipe falou como é o trabalho dos profissionais que fazem o judiciário cearense, entre eles do Oficial de Justiça. Para mostrar a intensa rotina de trabalho desses servidores, a equipe de reportagem acompanhou um dia de trabalho de Valdemar de Sousa, da comarca de Guaraciaba do Norte, situada na Serra da Ibiapaba. Em um primeiro momento, o oficial cumpriu uma intimação na cidade. Depois seguiram para o Sítio Cruz das Almas, localidade que fica na zona rural de Guaraciaba do Norte. “A rotina aqui é dura, mas a gente faz com muito carinho e alegria”, salientou Valdemar.

Todo o percurso foi feito como ocorre na prática, no carro do Oficial de Justiça. Pouca gente sabe, mas é no seu veículo particular que o Oficial de Justiça dá cumprimento às ordens judiciais, tendo de arcar, além da gasolina, com a manutenção e depreciação do automóvel. No percurso para o Sítio Cruz das Almas, Valdemar contou à repórter que, dependendo da complexidade da determinação judicial, cumpre oito a dez mandados por dia, o que dá uma média de 40 a 50 mandados por semana.

Deslocamentos

“Praticamente todos os dias a gente se desloca para regiões distantes, pois tem muitos mandados na zona rural e em comarcas contíguas, ou seja, comarcas vizinhas, e quando tem uma determinação desse tipo nós temos que cumprir”, ressaltou.

Às vezes, acrescenta, chega a percorrer 80 km para dar cumprimento a um único mandado, a exemplo de quando são expedidas ordens judiciais para uma localidade chamada Alegre, distante 40 km de Guaraciaba do Norte. “No percurso de ida e volta são cerca de 80 km, ficando já na fronteira com o Piauí. O acesso é muito difícil, mas temos que dar realizar esses mandados”, frisou.

Júri

Gildo Brito, Oficial de Justiça há três décadas, parte desse período dedicado à 1ª Vara do Júri de Fortaleza, também foi personagem do programa. Ele falou como é a sua rotina nos trabalhos da sessão do Júri. “Temos que ver toda a burocracia de papel que vem, fazer o acompanhamento dos réus e das testemunhas nos interrogatórios, além de cuidar da ordem e do bom andamento dos trabalhos. Nós, Oficiais de Justiça, andamos desde os carpetes do salão do tribunal até a lama da favela, porque quando vamos cumprir as determinações judicias, na maioria das vezes é nas camadas mais desassistidas”, relatou.

Programa

A nova versão do Judiciário em Evidência, veiculada no dia 20 de julho, tem exibição mensal. Confira a versão na íntegra AQUI.

Oficial de JustiçaTJCEjudiciário cearenseJudiciário em EvidênciarotinaprogramatvGildo BritoValdemar de SousaGuaraciaba do Norte

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.