Sub-sede no Fórum Clóvis Beviláqua permitirá que o Sindojus esteja ainda mais próximo dos Oficiais de Justiça
Durante a inauguração do espaço, o desembargador Heráclito Vieira Neto voltou a enaltecer a categoria dos Oficiais de Justiça e informou que haverá uma linha de continuidade na sua gestão
Oficiais de Justiça presenciaram, na última quarta-feira (11), um momento que ficará marcado na memória da categoria. Depois de 27 anos, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) volta a ter um espaço dentro do Fórum Clóvis Beviláqua, considerado o maior edifício público da América Latina. Essa conquista foi alcançada a partir da intervenção da entidade junto ao presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides, e à diretora Fórum, juíza Solange Holanda, os quais autorizaram a cessão de uso da sala.
“É algo relativamente pequeno, mas um gesto da diretoria do Fórum que tem relevância para a categoria, que é uma categoria fundamental, desde o início reconheço”, disse o vice-presidente da Corte, desembargador Heráclito Vieira Neto, que estará à frente do TJCE no biênio 2025-2027.
Ele contou que o primeiro concurso o qual obteve êxito foi para Oficial de Justiça Avaliador da Justiça Federal. Chegou a assumir, mas passou pouco tempo, pois fora aprovado em outro certame, e assim como fez na sessão solene alusiva ao Dia do Oficial de Justiça, realizada em março deste ano, na Assembleia Legislativa, voltou a exaltar a importância e a imprescindibilidade da categoria para o Poder Judiciário.
“Com o processo eletrônico e o uso das tecnologias nos processos judiciais se pensava que os Oficiais de Justiça seria uma categoria em extinção, teriam perdido a utilidade e a realidade felizmente mostrou o contrário disso. Independentemente de avanços que estão ocorrendo de maneira galopante, com o emprego de inteligência artificial, o trabalho de quem está lá na ponta executando e realizando a justiça continua sendo imprescindível e eu creio que isso continuará de maneira indeterminada, então eu queria dar os parabéns ao sindicato pela conquista, faço isso em nome do desembargador Abelardo”, destacou o vice-presidente.
Desembargador Heráclito Vieira informa que haverá uma linha de continuidade na sua gestão
Assim como vem ocorrendo nas gestões anteriores, o desembargador Heráclito Vieira Neto informou que haverá uma linha de continuidade na sua administração. “A gestão que vai se iniciar a partir de 31 de janeiro terá todo o cuidado e a coerência com relação ao trabalho que vem sendo desenvolvido na diretoria do Fórum, com a dra. Solange, e na presidência do tribunal, com o desembargador Abelardo. Não haverá nenhuma quebra nessa coerência, algumas mudanças ocorrerão, porque é natural e isso é benfazejo e saudável, mas a maneira de tratar o sindicato e de se relacionar com a categoria continuará sendo a mesma. Parabéns pela conquista”, reiterou.
O presidente Vagner Venâncio agradeceu a presença do vice-presidente da Corte, bem como da diretora do Fórum, juíza Solange Holanda, e do juiz supervisor da Central de Cumprimento de Mandados Judiciais (Ceman) de Fortaleza, Ricardo Barreto, pelo espaço cedido ao sindicato.
Dirigentes do Sindojus informaram o número de Oficiais de Justiça aptos a se aposentar no Estado
Aproveitando a presença do próximo presidente do TJCE, o presidente Vagner Venâncio explicou que o sindicato costuma repassar à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) uma análise minuciosa de cada comarca do Estado e informou que hoje 119 Oficiais de Justiça recebem abono de permanência, dos quais 69 são da comarca de Fortaleza e, portanto, a qualquer momento poderão se aposentar. “Esses dados a gente vai municiando a administração para podermos conversar e buscar em conjunto alternativas”, afirmou o representante da categoria.
Diretora do Fórum exalta a felicidade com o desempenho dos Oficiais de Justiça da Ceman de Fortaleza
A juíza Solange Holanda reiterou que a qualquer momento a diretoria do Fórum poderá apresentar os dados da situação da comarca de Fortaleza e expressou a sua felicidade com o desempenho dos Oficiais de Justiça de Central de Mandados. “Eles cumprem os mandados deles e daqueles que se encontram afastados. Prestamos uma homenagem a eles outro dia, só tenho a agradecer”, enalteceu.
Depois da inauguração, os representantes da administração do TJ foram recepcionados pelos dirigentes do Sindojus na Sala dos Oficiais de Justiça – situada ao lado da sala do Sindojus no Fórum – oportunidade em que os diretores da entidade e a categoria puderam dialogar com o próximo presidente do Tribunal de Justiça, como também com a diretora do FCB, relatando as dificuldades enfrentadas no dia a dia e agradecendo pelos avanços conquistados na atual gestão.
Wagner Sales, chefe da Ceman de Fortaleza, falou sobre a importância da inauguração da sala de apoio ao Sindojus dentro do Fórum, a qual permitirá uma maior aproximação do Oficial de Justiça com o sindicato, facilitando a resolução das demandas das sindicalizadas e dos sindicalizados. “É muito importante a presença do presidente eleito do TJ e da diretora do Fórum nessa inauguração, essa conversa descontraída e demorada, mas de uma escuta com certeza muito boa. Espero que traga bons resultados para a Ceman de Fortaleza”, expressou.
Saiba mais
Em 28 de dezembro de 1992, por ocasião da criação do Sindojus, a sede ficava no 3º andar do edifício do Fórum Clóvis Beviláqua, situado à Praça da Sé, s/nº. Em 1998, foi transferida para a Rua Castro e Silva, nº 121, sala 300, Edifício Oriente, bairro Centro. Em seguida, para a Rua Adolfo Moreira de Carvalho, 46, bairro Edson Queiroz, em imóvel próprio, adquirido pela entidade. E, atualmente, está situada na Rua Hill de Moraes, nº 67, bairro Edson Queiroz, em imóvel também adquirido pela entidade, constituindo-se em mais um patrimônio da categoria.