SINDOJUS/CE EM AÇÃO – ESTAMOS TRABALHANDO
O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado do Ceará, SINDOJUS/CE, através do Diretor Presidente, Mauro Xavier, e do Diretor de Formação Sindical, João Batista Fernandes, esteve reunido na tarde hoje, 23, com a Assessora Especial de Presidência do Tribunal de Justiça do Estado, Dra. Juliana Lima, oportunidade em que várias reivindicações retornaram à mesa de negociação e informações importantes nos foram dadas.
Eis o que foi discutido e informado:
01. Projeto de Lei Orçamentária para o ano de 2012
A Assessora Especial disse que o Desembargador José Arísio Lopes reafirma a defesa do Projeto de Lei nos termos em que se encontra, não havendo necessidade de alterações.
Lembramos que o próprio Presidente do TJCE manifestou pessoalmente esta posição aos técnicos da SEPLAG, representantes do executivo, na reunião havida na semana passada.
O executivo tem que enviar o projeto à Assembléia Legislativa até 31 de agosto de 2011, por sua vez, a tramitação e votação têm que ocorrer até o fim desta legislatura.
O SINDOJUS/CE e o SINDJustiça – CE já iniciaram o trabalho corpo a corpo com os parlamentares visando ao trâmite célere e à aprovação da matéria na íntegra e sem alterações.
02.Desembargador Arísio se reunirá com o Governador Cid Gomes
Realizar-se-á na próxima quinta-feira, 25, reunião entre o Presidente do Tribunal de Justiça e o Governador do Estado, em pauta: SUPLEMENTAÇÃO DE VERBAS DE PESSOAL E DE CUSTEIO, aquela proveria o pagamento da GAM e da GEI e as nomeações; esta proveria o reajuste do auxílio-alimentação, se possível para este semestre.
Fomos informados de que os Desembargadores Emanoel Leite Albuquerque e Ademar Mendes participarão da reunião e discutirão sobre a PAE (parcela devida aos magistrados).
Destacamos como de suma importância a posição do Presidente do TJCE Desembargador José Arísio Lopes, de que a discussão a ser levantada por seus pares não está envolta com o Projeto de Lei Orçamentária para o ano de 2012
03.Indenização de Transporte – diferença de dezembro/10
O pagamento da diferença da IT de dez/10 ainda não está garantido para a folha do mês em curso, pois a matéria teve que retornar à consultoria jurídica. A discussão está em torno da quantidade de dias úteis daquele mês.
04.Oficiais de Justiça ad hoc
O Tribunal de Justiça Oficiará todas as comarcas acerca da revogação das “nomeações” de oficiais de justiça ad hoc, consoante determinação do Conselho Nacional de Justiça.
O Sindicato dos Oficiais de Justiça oficiará a todos os juízes diretores de fóruns, a iniciar pela Comarca de Acopiara-Ce, acerca da determinação do CNJ, caso permaneçam as “nomeações”, daremos conhecimento ao CNJ para as providências cabíveis.
05.Aposentadoria Especial
Entraremos com pedido de reconsideração com vistas à integralidade e ao abono de permanência.
As discussões ocorrerão junto à Assessoria da Presidência na pessoa do Assessor o Juiz de Direito Ricardo Patrocínio Vidal
.
06.Regulamentação da Comissão de Ajustes no PCCR
Esperamos que ainda este mês ocorra a regulamentação, haja vista que vários assuntos de interesse do Oficialato virão à tona, tais como a volta da nomenclatura Oficial de Justiça, a implantação do enquadramento na tabela de nível superior para os formados até junho de 2002, dentre outros.
07. Sala dos Oficiais de Justiça
A Assessora Especial da Presidência nos solicitou a relação das comarcas necessitadas. Nossos representantes requereram sala dos Oficiais de Justiça dotadas de condições de trabalho em todas as comarcas do interior do estado.
08.Mutirão na Comarca de Caucaia
Visando a dar vazão à demanda reprimida de mandados, cada um dos 09 Oficiais de Justiça de Caucaia está em média com 1000 mandados para cumprir, o SINDOJUS/CE requereu um mutirão com Oficiais de Justiça de Fortaleza, tendo como contrapartida o pagamento de hora extra, pois os que vierem a participar não teriam a jornada de trabalho na capital alterada.
A Dra. Juliana Lima solicitou que o Juiz do Diretor do Fórum de Caucaia também oficie ao Tribunal de Justiça.
09.Consultoria Jurídica da Presidência
O Presidente do TJCE nomeará Juízes para compor a Consultoria Jurídica da Presidência.
O SINDOJUS/CE entende como positiva as nomeações de magistrados, haja vista que os consultores, na maioria das vezes, eram oriundos da Procuradoria Geral do Estado, ou seja, representantes do executivo.
Advindos da magistratura, em princípio, ter-se-ia mais independência.
10.Cursos Reciclagem
Estão sendo ultimadas as medidas necessárias à expedição de certificados, portanto, solicitamos aos Oficiais de Justiça que participaram dos cursos no Cariri; Camocim; Crateús/Tauá; São Benedito; Iguatú e os que participarem dos próximos cursos que aguardem a comunicação do sindicato.
O próximo será em Quixadá-CE e se realizará na próxima sexta-feira, 26, e sábado, 27, no Salão do Júri da comarca sede.
11.Publicada a Lei nº 14.982/11 que altera o sistema de progressões (DO de 23/08/2011).
Aguardem miores detalhes.
DIRETORIA DO SINDOJUS/CE
Vagner Venâncio
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO