Mudanças na rotina

Sindojus se reinventa na pandemia para manter atuação da entidade e comunicação com a categoria

Reuniões virtuais, transmissões ao vivo pelo YouTube (lives), maior interação por meio de vídeos e criação do Canal Sindojus no whatsapp são alguns exemplos dessas adaptações

03/07/2020
Fotos: Reprodução Sindojus

A pandemia da Covid-19 pegou a todos de surpresa. Para se adaptar a esses novos tempos e garantir que os trabalhos da entidade, e a comunicação com a categoria não sejam afetados, a diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), assim como boa parte da população, está tendo de se reinventar, processo que passa por mudanças de padrões tradicionais e aplicação das inovações tecnológicas à rotina da entidade. A busca por ferramentas que possibilitassem a realização de reuniões virtuais, transmissões ao vivo pelo YouTube (lives), maior interação por meio de vídeos, criação do Canal Sindojus – grupo no whatsapp em que não há interação, os participantes só recebem as informações –, atendimento à categoria por meio de ligações telefônicas, e-mail e whatsapp são alguns exemplos dessas mudanças.

Uma delas, que deverá ser incorporada aos trabalhos da entidade, são as reuniões virtuais. Com o novo formato, os encontros da diretoria passaram a ocorrer praticamente de forma semanal, possibilitando a participação de representantes lotados no interior. Outra inovação foi com relação às reuniões da Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus), que também passaram a ocorrer praticamente todas as semanas, rompendo barreiras geográficas e possibilitando maior mobilização das entidades filiadas. As tratativas com a administração do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e demais entes públicos também passaram a ocorrer remotamente, viabilizando a continuidade das negociações, grande parte delas, inclusive, relativas ao período de pandemia.

Encontros regionais

A partir dessas experiências, a diretoria pretende levar o novo formato também para as reuniões com as coordenadorias regionais e oficiais e oficialas da Sala dos Oficiais de Justiça de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. Os encontros, que vinham sendo realizados periodicamente de forma presencial, por enquanto estão impossibilitados de ocorrer por causa das orientações de isolamento social do governador Camilo Santana. Inclusive, sete cidades do interior estão em lockdown: Sobral, Juazeiro do Norte, Iguatu, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Tianguá.

“A gente está se reinventando, utilizando novas plataformas para que a comunicação com a categoria não seja prejudicada. Estamos sempre tentando melhorar, buscando novas ferramentas e novos caminhos para fazer a informação chegar até a categoria. A busca por essa maior interação tem como objetivo também mostrar que ninguém está sozinho. Estamos todos unidos para melhorar e ajudar uns aos outros”, destacou a diretora Fernanda Garcia.

Democratização

Régis Feijão Parente, diretor de Formação Sindical, que antes não podia participar das reuniões da diretoria por causa da distância de Fortaleza – ele é lotado em Tianguá, na Serra Grande –, observa que houve uma democratização dos encontros, uma vez que permitiu que todos os diretores pudessem participar.

“Eu nunca tinha participado de uma reunião da diretoria do sindicato e, com os encontros virtuais, comecei a colaborar. Posso dar a minha opinião, ficar informado do que está acontecendo, contribuir mais. Estando longe, a gente sabe o que foi discutido, mas não sabe o conteúdo dos debates, então participando da reunião a gente pode dar a nossa contribuição, tirar uma dúvida”, disse. Ele acrescenta que o lado positivo é não ter de viajar. “Daqui para Fortaleza são sete horas para ir e mais sete para voltar (totalizando cerca de 630 km), eu perderia um dia inteiro de trabalho. Tem ainda a economia com as despesas da minha viagem, de passagem ou do deslocamento de carro, tudo isso foi evitado”, afirma.

Assim que tiver um cronograma fechado das reuniões virtuais com as coordenadorias regionais, além dos oficiais e oficialas de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, será feita a divulgação pelos meios de comunicação do Sindojus.

Sindojus Cearácomunicaçãonegociaçõespandemiareinventaradaptaçãoreuniões virtuaisOficial de JustiçaSindojus
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.