Sindojus promove no dia 12 de setembro a palestra “Sua saúde mental importa. O primeiro passo é buscar ajuda”
O evento será ministrado pelo professor e psiquiatra Fábio Gomes de Matos, coordenador do Programa de Apoio à Vida da UFC. O evento será, às 14h, em formato virtual (Zoom)
Neste 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) chama a atenção para a campanha Setembro Amarelo, fundamental para a conscientização e prevenção do suicídio. Com o objetivo de romper o silencio em torno do tema, promovendo diálogos sobre saúde mental e incentivando a procura por ajuda, a entidade promove, na próxima quinta-feira (12), palestra “Sua saúde mental importa. O primeiro passo é buscar ajuda”, que será ministrada pelo professor e médico psiquiatra Fábio Gomes de Matos, coordenador do Programa de Apoio à Vida (Pravida) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento será, às 14 horas, em formato virtual – por meio da plataforma Zoom. Será emitido certificado aos participantes.
Embora o foco não se destine especificamente aos trabalhadores, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal, destaca que o ambiente de trabalho ganha especial importância devido ao impacto significativo que a organização do trabalho pode ter na saúde mental. O estresse, a pressão por resultados, jornadas excessivas e a falta de reconhecimento são fatores que contribuem para o esgotamento mental, um problema que pode levar ao desenvolvimento de transtornos mentais, incluindo a depressão, ansiedade e, em casos extremos, ao suicídio.
A campanha alerta sobre esses riscos, busca promover o bem-estar e incentiva a cultura organizacional que valoriza a saúde mental. Ao abordar o suicídio de forma aberta, o Sindojus busca contribuir para a diminuição do estigma, além de criar um ambiente seguro para que a categoria dos Oficiais de Justiça se sinta à vontade para compartilhar suas dificuldades e buscar auxílio profissional.
A palestra faz parte das ações da Comissão Corrente da Vida, como parte da programação do Setembro Amarelo. A comissão foi criada em maio de 2022 pela diretoria do Sindojus e por Oficiais de Justiça voluntários, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e do Ministério Público do Ceará (MPCE), e tem como objetivo fortalecer essa grande corrente em defesa da vida.
O Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar as subnotificações. O número no Brasil chega aproximadamente a 14 mil casos por ano. Significa que, a cada dia, em média 38 pessoas tiram a própria vida. A terceira maior causa de afastamentos por auxílio-doença acidentário, conforme dados da Previdência Social, está relacionada aos transtornos mentais.
O dia 10 de setembro é a data oficial do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas o tema deve ser tratado durante todo o ano. De acordo com dados oficiais o Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo. Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.
Saiba mais sobre o palestrante
Fábio Gomes de Matos é médico graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Farmacologia pela UFC e doutor/PhD em psiquiatria pela Universidade de Edimburgo. Professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina (Famed) da UFC e coordenador de vários projetos de extensão, entre eles o Programa de Apoio à Vida (Pravida) – programa de extensão da UFC voltado para a prevenção do suicídio. É presidente da Associação de Psiquiatria do Ceará (APEC) 2020-2024. Investigador Principal de diversos ensaios clínicos multicêntricos internacionais envolvendo novos tratamentos para pessoas com transtorno depressivo maior, transtorno bipolar, risco de suicídio e esquizofrenia.
Busque ajuda profissional
Tristeza, sensação de vazio, sentimento de culpa, baixa autoestima, sono e apetite alterados, cansaço, falta de concentração, irritabilidade, além de interpretação distorcida e negativa da realidade são alguns sintomas de depressão. Caso você esteja sentindo algo assim, lembre-se que para todo problema há solução. Não hesite em buscar ajuda profissional.
Em todo o Estado, esse apoio é prestado pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e por unidades como o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). É feito atendimento também no Programa de Apoio à Vida (Pravida) da Universidade Federal do Ceará (UFC): (85) 3366.8149 e (85) 98400.5672. E de forma remota pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do número 188 ou pelo site www.cvv.org.br.
Nos casos de urgência e emergência, deve-se acionar a Polícia Militar do Ceará (PMCE) pelo 190, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no 192 ou o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) no 193.
Serviço:
Palestra “Sua saúde mental importa. O primeiro passo é buscar ajuda”
Palestrante: professor Fábio Gomes de Matos, coordenador do Pravida da UFC
12 de setembro
14 horas
Virtual (Zoom)
Link para ter acesso ao evento – ENTRE AQUI
ID da palestra: 810 2915 8280
Senha: 155