H1N1

Sindojus defende inclusão de Oficiais de Justiça no calendário anual da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza)

O objetivo é resguardar a saúde da categoria e dos jurisdicionados, evitando a propagação do vírus e uma sobrecarga ainda maior do sistema de saúde, sobretudo, nesse período de pandemia

18/05/2021
Foto: Divulgação

Tendo em vista o risco de contágio e a natureza do trabalho desempenhado pelo Oficial de Justiça, que trabalha nas ruas, em contato direto com a população, e em locais insalubres, a exemplo de presídios e unidades de saúde, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) oficiou a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) solicitando a inclusão de todos os Oficiais de Justiça, do interior e da capital, nos grupos prioritários de vacinação contra a gripe (Influenza), assim como no calendário anual de vacinação. O objetivo é resguardar a saúde da categoria e dos jurisdicionados, evitando a propagação do vírus e uma sobrecarga ainda maior do sistema de saúde, sobretudo, nesse período de pandemia.

Ainda que não tenha eficácia contra o novo coronavírus, o presidente da entidade, Vagner Venâncio, observa que a imunização da categoria, que trabalha nos diversos municípios do Estado, auxiliará os profissionais da saúde na exclusão do diagnóstico da Covid-19, já que os sintomas são bem parecidos.

Imunização

Há um ano, o Sindojus, por intermédio do então vereador de Fortaleza, Iraguassú Filho (PDT), e do deputado Guilherme Landim (PDT), garantiu a imunização contra H1N1 dos oficiais e oficialas que residem na capital, quando foi adotado o modelo drive thru, bem como dos lotados no interior do Estado, por meio de ofício encaminhado pela Aprece a todos os município cearenses bastando que o servidor se dirigisse ao posto de saúde da comarca de lotação com a identidade funcional para receber a vacina. Neste ano, a luta é para repetir a cobertura e garantir que a categoria seja incluída no calendário anual de vacinação.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe teve início no dia 12 de abril. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 80 milhões de brasileiros de diferentes grupos prioritários. A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

O que é a Influenza?

É uma doença infecciosa aguda, de origem viral que acomete o trato respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e comportamento sazonal. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave que é denominada de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

*Os ofícios protocolados estão disponíveis na área restrita do site (em Jurídico e Informações Processuais), com acesso aos sindicalizados.

Apreceinclusãocalendário anualOficial de JustiçagripeSindojusSindojus CearávacinaçãoH1N1influenzaSMSimunização
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.