PALAVRA DO PRESIDENTE – DESAFIOS E METAS DO SINDOJUS-CE PARA 2011

03/01/2011

Sei que me alonguei um pouco analisando o ano de 2010, mas é que o mesmo, realmente, foi um pouco atribulado e cheio de nuances. Sobre os desafios e metas que teremos para o ano de 2011, tentarei ser um pouco mais objetivo (não consegui, eheheh!), até porque, como dissemos algumas negociações já se encontram em andamento, mas só a divulgaremos quando as mesmas forem concretizadas.

Para ser mais didático, dividirei os desafios e metas em dois grandes grupos. Alguns deles serão seguidos de breve comentário, outros não desceremos a detalhes. De antemão, não se preocupem se não constar algum assunto que, por ventura, reputem como importante, pois esse rol é apenas ilustrativo e com certeza devo ter esquecido algum tema, mas fiquem tranqüilos e à vontade para nos lembrar. Os temas abaixo servirão apenas para que o Oficial tenha uma pequena noção do volume de trabalho que aguarda os diretores do SINDOJUS-CE no ano de 2011.

No primeiro grupo falaremos sobre os assuntos diretamente ligados ao cargo de Oficial de Justiça junto à administração do TJCE. Num segundo momento, falaremos sobre os projetos que, paralelamente, serão tocados para fortalecer mais ainda o já respeitado Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado do Ceará, colocando-o, de uma vez por todas, no rol dos sindicatos mais fortes e respeitados deste País.

A numeração abaixo servirá apenas para que conheçam nossas metas e não, necessariamente, significa dizer que as mesmas serão seguidas em ordem cronológica. Vamos a elas:

1º GRUPO – RELACIONADAS DIRETAMENTE AO CARGO DE OFICIAL DE JUSTIÇA:

1 – IMPLANTAÇÃO DAS 40 HORAS:

Leia matéria com mais detalhes neste site.

2 – IMPETRAÇÃO DA ADI DA ISONOMIA CAPITAL X INTERIOR:

A petição já se encontra pronta, estamos aguardando para janeiro o retorno do Dr. Rudi Cassel para providenciarmos o seu protocolo junto ao STF.

3 – REGULARIZAÇÃO DOS 30% RESTANTES (PRODUTIVIDADE) DA GAM E OS 20% DA GEI:

Aqui faço uma observação a todos. O SINDOJUS-CE não está com eleições marcadas, ou seja, não estamos querendo demonstrar serviço para ninguém, fazemos aquilo que é de nossa responsabilidade E TUDO A SEU TEMPO, independente do momento político e mesmo que estivéssemos com eleições marcadas, ainda assim, não faríamos nada que pudesse vir a atrapalhar algumas negociações que já se encontram em andamento.

Outra, também, não estamos desesperados querendo simplesmente protocolar requerimentos para depois vir dizer “OLHEM, SÓ SAIU PORQUE FOMOS NÓS QUE PROTOCOLAMOS” (SE FAZER SINDICALISMO FOSSE ASSIM SERIA MUITO FÁCIL, ACHO ATÉ QUE NEM PRECISARIA DE SINDICATO). Nós que fazemos parte da diretoria do SINDOJUS-CE não fazemos sindicalismos desta forma, fazemos apenas o que precisa ser feito e, como dissemos, NO MOMENTO CERTO.

Podem ter certeza, colegas, se a atividade sindical se resumisse a protocolar Requerimentos Administrativos junto ao TJCE não precisaríamos nem de sindicato, pois cada um, individualmente, assim o faria. O que precisam saber é que do protocolamento de um requerimento administrativo até o seu resultado final, tem-se um longo caminho a ser percorrido e é aqui, nos bastidores, que entra a força de uma atuação sindical forte.

Entretanto, quero alertar a todos que temos que ter responsabilidade para atuarmos no momento oportuno, pois, caso contrário, estaremos sendo apenas hipócritas e querendo “jogar para a galera”, coisa que não é prática da atual diretoria do SINDOJUS-CE.

Não estamos querendo ser autores de nada, muito menos querendo correr contra o tempo para protocolar requerimentos para depois vir aqui dizer “SÓ FORAM REGULAMENTADAS PORQUE NÓS PROTOCOLAMOS PRIMEIRO”. Como disse, não queremos ser o pai de nenhuma criança.

4 – EXTENSÃO DO PARECER DO ENQUADRAMENTO NA TABELA DE NS AOS QUE SE FORMARAM DEPOIS DE JUNHO DE 2002:

Tudo a seu tempo e sem afobação, já iniciamos as negociações. Aguardem com paciência a concretização das mesmas.

5 – VOLTA DA NOMENCLATURA ”OFICIAL DE JUSTIÇA” PARA TODOS, ACABANDO COM A NOMENCLATURA “ANALISTA JUDICIÁRIO” PARA DESIGNAR O NOSSO CARGO E ENQUADRAMENTO DE TODOS OS OFICIAIS NA TABLEA DE NS:

Tudo a seu tempo e sem afobação, já iniciamos as negociações. Aguardem com paciência a concretização das mesmas.

6 – PAGAMENTO DOS ATRASADOS DOS INTERSTÍCIOS 2005 A 2010:

Tudo a seu tempo e sem afobação, já iniciamos as negociações. Aguardem com paciência a concretização das mesmas.

7 – PARTICIPAÇÃO DO SINDOJUS-CE NA COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO DO ORÇAMENTO DO PODER JUDICIÁRIO:

Em breve faremos matéria especial a respeito.

2º GRUPO – RELACIONADAS AO FORTALECIMENTO DO SINDOJUS-CE:

1 – CONSTRUÇÃO DE UMA SEDE ADMINISTRATIVA CONDIGNA:

Não se admite a um sindicato forte e atuante como o SINDOJUS-CE não ter ainda sequer uma sede administrativa que dê suporte aos diretores poderem trabalhar com mais dignidade. Para o papel que o SINDOJUS-CE se propõe é primordial e básico que tenhamos nossa sede administrativa com a toda a estrutura necessária para tal, inclusive, fortalecendo o vínculo com os Oficiais de Justiça do interior quando estes estejam em Fortaleza.

O projeto da nova sede já foi lançado e queremos dar início à construção ainda no primeiro semestre de 2011. Para isso, contamos com a colaboração de todos os filiados que compõe a gloriosa categoria dos Oficiais de Justiça do Estado do Ceará.

Provavelmente, ainda, em janeiro, começaremos uma campanha para arrecadarmos os valores finais para darmos início à construção. Aguardem o lançamento da campanha.

2 – COMPRA DE UM VEÍCULO:

O mesmo comentário da sede aplica-se ao veículo, principalmente, com a programação e o calendário de viagens ao interior que ocorrerão durante todo o ano de 2011.

3 – CONTRATAÇÃO DE UM JORNALISTA PARA O DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO QUE SERÁ CRIADO:

Quando assumi a presidência do SINDOJUS-CE percebi que o calcanhar de Aquiles do nosso sindicato era a parte de comunicação. Apesar do avanço do site e do esforço do nosso diretor de comunicação, infelizmente, ainda continua sendo nosso ponto franco.

Desta forma, nossas atividades e nossas condições de trabalho não eram do conhecimento da sociedade. Além desta falha gritante, a comunicação interna do sindicato com seus filiados era muita precária, pois muitas das ações que a diretoria estava à frente junto ao Tribunal, também, não chegavam ao conhecimento dos colegas, principalmente, dos colegas do interior do Estado.

Diante da situação, primeiro reformulamos, na verdade, construímos um novo site (mais acessado do Judiciário) que é um sucesso, depois contratamos um jornalista para organizar e gerir um dos setores internos de nosso sindicato que eu reputo de suma importância que é a parte de comunicação. Infelizmente, a experiência inicial com o Jornalista não foi muito boa e tivemos que rescindir o contrato com o mesmo.

De lá pra cá, estivemos envolvidos em muitas frentes de batalha (PCCR, greve, viagens ao interior e Brasília, etc…) e deixamos a parte de comunicação, exclusivamente, a cargo do nosso competentíssimo Diretor de Comunicação, Vágner Venâncio, o qual, mesmo tendo que desempenhar sua função de Oficial de Justiça (o mesmo não está à disposição do sindicato), vem com muito sacrifício, quase que uma dedicação sobre-humana, conseguindo deixar, na medida do possível, os colegas bem informados, através das noticiais do nosso site. Neste quesito é de se louvar e parabenizar o trabalho que o colega Vágner Venâncio vem desempenhando, mas não é correto, nem justo que o mesmo continue tão sobrecarregado.

Temos a convicção de que precisamos trabalhar de forma mais profissional nesta área, para que assim possamos bem informar a todos os Oficiais de Justiça do Estado dos assuntos que lhes interessem e de uma forma rápida e eficiente. Para tanto, pretendemos reformular toda a parte de comunicação do nosso sindicato, criando, inclusive, um Departamento de Comunicação, que teria à frente o colega Vágner, mas o mesmo seria assessorado por um profissional da área, um Assessor de Imprensa ou de Comunicação.

4 – REFORMULAÇÃO DO SITE:

Cadastrar todos Oficiais de Justiça filiados para que possam ter acesso à área restrita, Identificar com mais precisão e segurança os leitores que queiram fazer comentários, acrescentar um campo para “notícias confidenciais” na área restrita, dentre outras novidades que em breve estarão no nosso site.

5 – IMPLANTAÇÃO DAS COORDENADORIAS REGIONAIS:

Aguardem que em breve anunciaremos as novidades.

6 – VIRTUALIZAÇÃO DE TODOS OS DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES DO SINDICATO:

Aguardem que em breve anunciaremos as novidades.

7 – EXPEDIÇÃO DE CARTEIRA (CARTÃO MAGNÉTICO) PARA OS FILIADOS APRESENTAREM JUNTOS ÀS EMPRESAS CONVENIADAS PARA TEREM DIREITO AOS DESCONTOS:

Aguardem que em breve anunciaremos as novidades.

8 – ATINGIR A MARCA DE 50 CONVÊNIOS COM EMPRESAS PARCEIRAS DO SINDOJUS-CE:

Continuar a ampliação dos convênios com faculdades, cursinhos, colégios, postos de gasolina, farmácias, restaurantes, hotéis, clubes sociais, etc… Trazendo um melhor conforto e opção ao filiado.

9 – ABERTURA DE PROCESSO DE DESFILIAÇÃO PARA OS ASSOCIADOS A UMA “ENTIDADE PARALELA”:

Leia matéria com mais detalhes neste site.

PERSPECTIVAS

Ao final do ano de 2011, se conseguirmos concretizar a metade de todos os desafios e projetos acima já nos daremos por satisfeitos, se conseguirmos todos será fantástico, mas essa será a meta de todos os que fazem a diretoria do SINDOJUS-CE.

Um adeus ao difícil ano de 2010 e um feliz e próspero ano de 2011 para todos, sãos os votos deste seu humilde timoneiro!!!!

Mauro Xavier
Presidente do SINDOJUS-CE e do Conselho Fiscal da FOJEBRA

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.