VITÓRIAS NO CNJ X PENSAMENTOS NEGATIVOS – UMA PERGUNTA, UM DESAFIO E UM CONSELHO!

24/06/2011

AOS ZECAS PIMENTEIRAS (ENTEDERÃO O PORQUÊ DESSE NOME) DE PLANTÃO

Invertendo a ordem, começo minha análise com uma pergunta e um desafio aos pessimistas de plantão:

PERGUNTA: O que vocês queriam que o SINDOJUS fizesse, ficasse inerte com relação às 40 horas, GAM e GEI, ou seja, que aguardássemos de braços cruzados pela “boa vontade” da administração do TJCE em implantar voluntariamente todas essas vantagens previstas na lei 14.786/2010?

DESAFIO: Já que vocês não acreditam que irão receber essas conquistas vocês aceitariam o desafio de doarem para o SINDOJUS todas essas verbas no primeiro mês de recebimento das mesmas? Certamente, essa doação ajudaria muito na construção da nossa sede.

Analisem esse desafio pelo lado positivo, pelo menos uma vez. Se o TJCE pagar vocês teriam um incremento financeiro considerável nos seus vencimentos e aí só um mês de doação não seria tão dispendioso pra vocês, já que não contam com esse dinheiro mesmo. Se o TJCE não pagar, vocês não perderiam nada.

E aí, topam? Se toparem é só entrar em contato com o sindicato.

PENSAMENTOS NEGATIVOS

Dirijo-me, especialmente, a esses “colegas” no sentido de aconselhá-los a mudarem essa postura de sempre pensarem negativamente sobre as coisas, pois isso acaba contaminando o ambiente de trabalho levando para os demais colegas desmotivação, complexo de inferioridade, baixo astral e baixa estima. Sabemos, perfeitamente, que são poucos, mas esses poucos com esse tipo de pensamento negativo acabam fazendo um estrago danado na desmotivação dos demais servidores.

Além disso, essa postura acaba atrapalhando o trabalho do sindicato, pois ao invés de dedicarmos nosso tempo, exclusivamente, para trabalhar em prol dos Oficiais de Justiça e demais servidores, no que couber, acabamos, vez por outra, tendo que vir aqui tratarmos desse tipo de assunto.

Expressões do tipo “ganhamos, mas não levamos”, “o TJCE não pagará”, “o CNJ não tem força”, “o Executivo não liberará o dinheiro”, “ o sindicato deu um tiro no pé”, “ o sindicato tá fazendo propaganda enganosa”, “não acredito em nada para os servidores que venha do Tribunal”, etc …. Acrescentam ou ajudam em quê nas negociações com o TJCE? Imaginem o presidente do Tribunal lendo esses tipos de comentários.

Desculpem colegas, mas essa postura de vocês está parecendo com a do Personagem Zeca Pimenteira do programa zorra total da rede globo. Assistam ao vídeo abaixo e entenderão. Espero que tenham, pelo menos, bom humor para compreenderem a crítica, se não, já peço desculpas antecipadamente.

VITÓRIAS NO CNJ

Entendam que essas vitórias no CNJ estão ajudando sobremaneira as negociações com o TJCE, especialmente este ano que, como dissemos, vai entrar para a história do Poder Judiciário cearense, pois pela primeira vez o TJCE, juntamente com os sindicatos, está elaborando a sua Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2012.

Isso NUNCA acontecera anteriormente! O TJCE sempre foi tratado como uma espécie de Secretaria do Executivo e, todos os anos, lá se ia o presidente do Tribunal ao Governador de “pires na mão” pedir suplementação de verbas para fechar sua folha, mesmo tendo uma margem folgadíssima no que concerne à Lei de Responsabilidade Fiscal. A independência dos Poderes esculpida na CF será agora colocada em prática no Estado do Ceará, pelo menos, é o que esperamos e é o que cobraremos do atual presidente do TJCE, Des. Arísio Lopes.

É neste contexto que entram as vitórias conquistadas no CNJ e aqui anunciadas. Colegas, vocês precisam entender que, às vezes, o resultado de uma conquista demora a ser visto, mas nem, por isso, uma vitória deixa de ser uma vitória. Foi assim na revolução francesa, foi assim na nossa vitória do nível superior em 2002 que só foi implantado em 2003, foi assim na greve do ano passado com a instituição da IT, dentre tantas outras. Lógico e evidente que queríamos sempre que o resultado fosse de imediato, mas nem sempre as coisas acontecem como nós queremos e é isso que esses colegas que sempre divulgam a teoria do caos precisam entender.

Volto a repetir a pergunta já feita – Queriam que ficássemos de braços cruzados, é isso que queriam?

Ah, e o desafio da doação do primeiro mês, quem topa?

CONSELHO – PENSEM POSITIVO

Por último, dirijo-me, mais uma vez, a esses colegas, que apesar de terem esse tipo de comportamento tenho certeza que muitas das vezes algumas colocações são no sentido de ajudar, embora o resultado seja outro conforme já explicitado. Por favor, entendam essa minha crítica como um conselho para pensarem mais positivamente daqui por diante, inclusive para as suas vidas pessoais, tenho certeza que irão se surpreender positivamente com essa mudança.

Um abraço a todos!

Ah, recomendo a todos assistirem ao vídeo abaixo, pelo menos é engraçado e ajuda a relaxar!

Mauro Xavier
Presidente do SINDOJUS/CE

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.