Prevenção à Covid-19

Oficiais de Justiça recebem kits de EPIs fornecidos pelo Governo do Estado e pelo Tribunal de Justiça

Na linha de frente do Poder Judiciário, a categoria continua nas ruas trabalhando para garantir que a população tenha seus direitos preservados e a justiça não fique parada

17/06/2020
Fotos: Milton Figueiredo/Sindojus Ceará

Segue até amanhã (18) a entrega dos kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a Oficiais de Justiça de Fortaleza e da região metropolitana. Depois de muita negociação, o material foi fornecido pelo Governo do Estado e pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Já a distribuição, ficou sob a responsabilidade do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE). A entrega está sendo realizada, das 9h ao meio-dia, no Estacionamento do Fórum Clóvis Beviláqua. Para evitar aglomerações, o modelo adotado foi o drive thru.

“Em nome da categoria, a entidade agradece pela aquisição dos kits, fundamentais nesse momento de calamidade pública, pois a atividade do Oficial de Justiça é presencial e externa. Enquanto não houver vacina contra o novo coronavírus, esses EPIs vão ser necessários. No exercer o seu labor, a categoria tem de percorrer locais insalubres, a exemplo de hospitais, UPAs, cemitérios, delegacias e unidades prisionais, com alto risco de contaminação”, frisou o presidente do Sindojus, Vagner Venâncio.

Já foram contemplados com a distribuição do material Oficiais de Justiça das regiões do Cariri, Centro Sul, Sertão Central e Vale do Jaguaribe. Seguindo o cronograma, nos próximos dias 18 e 19 será a vez de Aracati e Baturité. Até o momento, 337 kits já foram entregues, sendo 235 na capital e 102 no interior.

Até o momento, 337 kits já foram entregues pelo Sindojus, sendo 235 na capital e 102 no interior

Riscos

Mesmo com os decretos do governador Camilo Santana determinando o fechamento do comércio e medidas de isolamento social em todo o Estado, Oficiais de Justiça continuam, desde o início da pandemia, nas ruas para garantir o cumprimento das medidas judiciais urgentes, tornando-se potenciais vetores da doença. Sem ter como realizar o teletrabalho, uma vez que desempenham função predominantemente externa, estão na linha de frente do Poder Judiciário para garantir que a população tenha seus direitos preservados e a justiça não fique parada.

Apesar do contato direto com o público externo, a categoria vinha, desde o início desse período emergencial de saúde, trabalhando sem nenhum tipo de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Os que davam sorte de encontrar esses insumos à venda no comércio tinham de arcar do seu próprio bolso com a aquisição. Atento à situação, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) chegou a fornecer, em caráter emergencial, kits de EPIs à categoria. Enquanto isso continuou pleiteando junto ao Governo do Estado e à administração do TJCE o fornecimento desses equipamentos, essenciais para que possam trabalhar com segurança.

Testagem rápida

Em todo o país, já são 11 Oficiais de Justiça mortos vítimas da Covid-19. No Ceará, o Sindojus tem conhecimento de pelo menos 13 infectados pela doença. Com a previsão de retorno gradual às atividades, a principal demanda do Sindojus neste momento é com relação à testagem rápida para a Covid-19 nos oficiais e oficialas de todo o Estado. A entidade, juntamente com a Federação das Entidades Sindicais dos Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus), já oficiou ao Governo do Estado e ao Tribunal de Justiça reforçando a importância da demanda.

A realização de testes em larga escala na população é uma das principais recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) no enfrentamento ao novo coronavírus. Mais rápido e prático que o exame convencional, o resultado sai em 30 minutos e não exige estrutura laboratorial. A medida, associada ao isolamento social, constitui-se em uma das principais formas de achatar a curva de disseminação do vírus, uma vez que possibilita identificar os infectados e isolá-los para evitar a transmissão.

Serviço:
Entrega dos kits de EPIs
16 a 18 de junho
9h ao meio-dia
Estacionamento do Fórum Clóvis Beviláqua
Formato adotado: drive thru

Mais informações com a Secretaria do Sindojus – (85) 99981.0689

Sindojuskits de EPIsTJCEtestagem rápidaSindojus Cearágoverno do EstadosegurançaconquistapleitoentregaCovid-19novo coronavírusOficiais de Justiçapandemia
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.