Novos Oficiais de Justiça elogiam o curso de formação promovido pelo TJCE, em parceria com o Sindojus
Para eles, um dos momentos mais importantes foi o da aula prática, quando acompanharam Oficiais de Justiça lotados em Fortaleza no comprimento de ordens judiciais
Os novos Oficiais de Justiça do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que tomaram posse no dia 16 deste mês, participaram, no período de 17 a 24 de agosto, do curso de formação promovido pelo TJ, em parceria com o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE). A formação foi realizada na Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua, com carga horária de 16 horas-aula, organizada pela Coordenadoria de Educação Corporativa. Entre os participantes sobraram elogios em relação à organização e ao conteúdo programático. Como é uma diligência, como o Oficial de Justiça deve se portar, o que levar para a rua, organização de rota e os tipos de mandados, desde os mais simples aos mais complexos, foram algumas informações repassadas.
“Estamos nos apresentando nas comarcas bem informados de como é a profissão. O professor Sidney explicou como receber e devolver um mandado, a forma de articular uma certidão, modelos de certidão, são vários documentos que vão nos ajudar bastante e contribuirão, inclusive, para a celeridade”, observou Rodrigo Holanda, que assume na comarca de Juazeiro do Norte, na região do Cariri.
Aula prática
Para ele, um dos momentos mais importantes foi o da aula prática, quando acompanhou Oficiais de Justiça lotados em Fortaleza no comprimento de uma ordem judicial. “Eu peguei um mandado complexo, de busca e apreensão de veículo. Outros colegas pegaram mandados de intimação. Todos nós saímos com um aprendizado maior de como é cumprir um mandado, do que falar, como se portar, tudo isso foi muito engrandecedor”, exaltou.
Para melhorar, Rodrigo sugere que poderia ser disponibilizado, no próprio curso de formação, o certificado digital, a carteira funcional e o crachá, elementos que considera de suma importância para o exercício da profissão.
Jandwilson de Sousa, que assume na comarca de Morada Nova, também parabenizou a organização do curso e o conteúdo abordado, a única observação que fez foi em aos sistemas. “O curso é ótimo, só a parte de sistemas que poderia ter sido mais bem explorada e é o que está dando mais trabalho. Deveria ser um dia só para os sistemas, são três e eles têm várias nuances. Não estamos conseguindo nem ter acesso a eles”, observou.
Conteúdo abordado
Nos seis dias de formação foram abordados diversos temas, entre eles: Programa Vida em Equilíbrio; ética e o serviço público; plano estratégico do judiciário cearense; Gratificação por Alcance de Metas (GAM); previdência para o servidor público; assessoria de comunicação; serviços da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin); mandados, ética e técnicas – ministrado pelo professor e Oficial de Justiça da comarca de Caucaia, Sidney Soares; estrutura do Poder Judiciário; estágio probatório; e a palestra do Sindojus, ministrada pelo diretor Jurídico Carlos Eduardo Mello, cuja fala foi voltada à atuação do Oficial de Justiça.
O encerramento ocorreu na última quinta-feira (24), na sede do sindicato. Inicialmente, foi ofertado um café da manhã pela Sicredi Cooperjuris, oportunidade em que a gerente de Negócios, Fernanda Souza, falou sobre os benefícios do cooperativismo financeiro e apresentou os produtos e serviços ofertados aos integrantes do sistema de justiça.
Em seguida, foram formadas as equipes, compostas pelos Oficiais de Justiça de Fortaleza: Leonel Maia, Rolando de Vasconcelos e Glauber Maia – esse último diretor de Comunicação do Sindojus, lotado no Juizado da Mulher. Cada um seguiu para a rota, para o cumprimento dos mandados e, por volta das 12h30, retornaram à sede.
No período da tarde, o diretor Carlos Eduardo Mello deu continuidade à formação, quando falou sobre os plantões judiciários, resoluções do TJCE, estrutura remuneratória, deu dicas e técnicas de abordagem, falou sobre os modelos de certidões, organização e logística do cumprimento de mandados. “Foi uma abordagem prática, voltada para o dia a dia da profissão”, salientou o dirigente.
Formação promovida pelo Sindojus
O tradicional curso de formação promovido pelo Sindojus aos novos Oficiais de Justiça será realizado na modalidade virtual, possibilitando a participação de todos e todas que ingressaram na carreira neste ano. A formação será ministrada pelo presidente Vagner Venancio e pelo diretor Jurídico Carlos Eduardo Mello, e envolve na programação conhecimentos inerentes ao papel do Oficial de Justiça no Processo Civil e Penal, na Lei do Inquilinato, Lei Maria da Penha, Lei de Execuções Fiscais, no Juizado Especial e Código de Processo Penal.
Serão passadas ainda orientações a respeito do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), do Processo Judicial Eletrônico (PJE) e do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) – ferramenta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que centraliza e uniformiza a gestão de processos de execução penal em todo o país.
Parceria
O presidente Vagner Venâncio parabeniza o Tribunal de Justiça pela realização do curso, organizado em parceria com o Sindojus, o que demonstra o respeito da administração com a entidade e a valorização da categoria dos Oficiais de Justiça. A expectativa do sindicato é de que novas formações sejam realizados ainda neste ano, com a convocação de mais aprovados e aprovadas no concurso para Oficial de Justiça, o que dará um importante reforço às comarcas deficitárias e maior celeridade à prestação jurisdicional.
A entidade agradece ao secretário de Gestão de Pessoas, Felipe Mourão, pela organização da formação, e à acolhida dos servidores Elisabeth Matos, Francisco Bezerra Sobrinho e Iane Rodrigues, além de toda a equipe da SGP, pela forma respeitosa e acolhedora que sempre recebem a categoria dos Oficiais de Justiça.