Hoje é o dia do oficial de justiça. O presidente da Fenojus faz uma reflexão sobre o cargo

05/09/2014

Quando a população se refere à Justiça, na maioria esmagadora das vezes, menciona a figura do magistrado que analisa a situação concreta e aplica a Lei pertinente. Entretanto, a decisão judicial é apenas letras escritas sobre uma folha de papel. Para se tornar viva, a decisão judicial necessita de um profissional que a aplique concretamente, realizando de fato a Justiça, trazendo para o mundo real, factível e palpável o comando da sentença dado em abstrato. Este profissional é o oficial de justiça e hoje é o seu dia.

 

Não importando o local, quer seja em um condomínio de luxo ou na mais perigosa favela, o oficial de justiça chega ao cidadão em nome da Justiça e cumpre a sua obrigação. Da certidão emanada pelo oficial de justiça, o magistrado adotará as medidas cabíveis e processo judicial terá seu curso.

 

Utilizando barco, canoa, a pé, a cavalo, de ônibus, de metrô, de carona, no seu próprio carro, o oficial de justiça cumpre as decisões judiciais muitas vezes arriscando a própria vida e passando por incontáveis situações de desgaste emocional por ter que cumprir sentenças que mesmo justas sob o ponto de vista da Lei, contradizem o sentimento de humanidade que todo oficial de justiça tem.

 

Justa é a homenagem no dia de hoje para esta categoria que age como uma grande família e que tem seus lauréis como consequência da luta mais aguerrida, das estratégias mais brilhantes e das negociações mais produtivas. A Fenojus é a imagem desta categoria e representa a soma de esforços de várias gerações de dirigentes.

 

Muitos são os problemas enfrentados pela categoria no Brasil, mas tenho a confiança de que nossa grande família terá sucesso nos seus pleitos e o cidadão brasileiro pode ter a certeza que daremos nossa contribuição para a efetivação da Justiça da forma mais célere possível.

 

Oficiais de justiça, parabéns pelo seu dia!

 

João Batista Fernandes de Sousa

Presidente da Fenojus

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.