Entidades filiadas elegem nova diretoria da Afojebra
O Sindojus Ceará integrará a gestão em dois cargos: de vice-presidente de Comunicação, representado por Vagner Venâncio; e de diretor Acadêmico, por Carlos Eduardo Mello
O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) participou, na última sexta-feira, 28 de novembro, da eleição da Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil (Afojebra). O pleito, realizado durante a Assembleia Geral Ordinária Eleitoral em Caraguatatuba, no litoral norte paulista, contou com chapa única e elegeu, por unanimidade, a gestão que estará à frente da entidade no triênio 2025-2028. Mário Medeiros Neto foi reconduzido à presidência. Recentemente filiado à Afojebra, o Sindojus Ceará integrará a nova diretoria em dois cargos: de vice-presidente de Comunicação, representado por Vagner Venâncio; e de diretor Acadêmico, por Carlos Eduardo Mello, que atuará junto à Escola Superior dos Oficiais de Justiça do Brasil (Esojub).
“A gente fica feliz de estar compondo a direção da Afojebra, daremos a nossa contribuição. O espírito coletivo da associação é forte, o que é muito positivo”, exalta Vagner Venâncio. O presidente do Sindojus Ceará afirma que a entidade buscará dar a sua contribuição para que a Afojebra continue se solidificando como entidade de segundo grau representativa dos Oficiais de Justiça do país, sobretudo, fortalecendo a luta de todos os oficiais e oficialas em defesa de pautas comuns em nível nacional.
Sindojus Ceará pautará correções na Resolução 219 do CNJ
Ele diz que um assunto que o Ceará considera fundamental e que deverá ser levado para discussão na Afojebra é a Resolução 219 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da Lotação Paradigma.
“É um compromisso nosso de levar essa discussão para os dirigentes da Afojebra, para que a gente possa tomar a deliberação de agir junto ao Conselho Nacional de Justiça visando a corrigir o que deva ser corrigido na resolução 219 do CNJ. Vamos colocar essa demanda em diretoria e solicitar que a vice-presidência e a diretoria jurídica tomem corpo dessa matéria para que a gente possa agir em busca de resolver esse problema da Lotação Paralítica, que tem impactado não só na justiça do Ceará, mas também de outros Tribunais de Justiça estaduais”, comenta o novo vice-presidente de Comunicação.
Dirigentes do Ceará elogiam trabalho descentralizado realizado pela associação
Carlos Eduardo Mello, que assume como diretor Acadêmico, complementa que é um momento de alegria e satisfação para o Sindojus Ceará compor a atual gestão da Afojebra, e o sentimento é de fortalecer a entidade, que conta com 19 entidades filiadas, entre sindicatos e associações, em 17 estados da federação. O dirigente elogiou também o trabalho organizado e fundamentado desenvolvido pela entidade com o objetivo de aperfeiçoar o cargo de Oficial de Justiça em todo o país.
“Uma característica da Afojebra é ter esse trabalho descentralizado, em que diversas entidades filiadas desempenham esse papel com maestria visando a uma melhor performance do cargo”, frisa.
Carlos Eduardo observa que ante mesmo de ser filiado à associação o Sindojus Ceará já vinha desenvolvendo esse trabalho de fomento à qualificação da categoria no Estado, visando a aperfeiçoar o trabalho do Oficial de Justiça, primando por uma prestação jurisdicional com mais excelência. “Agora, compondo a Afojebra dentro da diretoria Acadêmica, esse trabalho se ampliará ainda mais. É com muita alegria e satisfação que a gente vai compor a gestão”, salienta.
Mário Neto agradeceu pelo apoio recebido e reforçou a importância da cooperação e do trabalho coletivo. “A gente tem certeza que não vai ser diferente na próxima gestão, porque aqui trabalhamos em conjunto pelo crescimento e pela valorização da categoria no país. Sozinho ninguém faz nada, agradeço a todos que contribuíram para o sucesso da entidade. O objetivo é continuar a fortalecer a Afojebra para a consequente valorização dos Oficiais de Justiça do Brasil”, disse.
Balanço e relatórios da gestão
Antes da eleição, foi realizada reunião com as lideranças e os delegados estaduais, oportunidade em que o diretor Financeiro Cássio Ramalho do Prado apresentou um balanço detalhado das contas referente aos últimos anos.
O presidente Mário Neto também apresentou um relatório das realizações da gestão e mencionou as conquistas no Congresso Nacional e no CNJ, com a aprovação de projetos de grande importância, além da derrubada de textos que eram prejudiciais à categoria. Ele enfatizou ainda o crescimento do número de entidades filiadas, entre elas, o Sindojus Ceará, o Sindojus Minas Gerais e a Assojus Mato Grosso do Sul.
Foram debatidos ainda temas estratégicos, como a regulamentação das ferramentas da Resolução 600 do CNJ, a formação técnica pela Esojub e a necessidade de capacitação contínua dos Oficiais de Justiça.
Antes do encerramento, os dirigentes deliberaram pela alteração do mês em que é realizado o Encontro Nacional de Oficiais de Justiça (Enojus), que a partir de 2027 passará a ocorrer em novembro, para evitar choque com o período eleitoral no Brasil, bem como para alinhar com as próximas eleições da associação.
Conheça os componentes da nova gestão:
Presidente: Mário Medeiros Neto
Vice-presidente Administrativo: Cássio Ramalho do Prado
Diretor Administrativo: Marco Antonio Soares de Albuquerque
Secretário-geral: Luis Cláudio de Jesus Silva
Diretor Secretário-geral: Juliano Costa Bezerra
Vice-presidente Financeiro: Emerson Luiz Ferreira Franco
Diretor Financeiro: Valdir Bueira da Silva
Vice-presidente Legislativo: Joselito Bandeira Vicente
Diretora Legislativa: Patrícia da Silva Almeida
Vice-presidente de Política Associativa e Sindical: James Cley Nascimento Borges
Diretor de Política Associativa e Sindical: Guilherme Afonso Magalhães Nicolau
Vice-presidente Acadêmico: Andrezza Assis de Souza Jácome
Diretor Acadêmico: Carlos Eduardo Oliveira de Mello
Vice-presidente Jurídico: Gustavo Luiz Francisco de Macedo
Diretora Jurídica: Rosane Stepniowski da Silva Gusmão
Vice-presidente de Comunicação: Francisco Vagner Lima Venâncio
Diretora de Comunicação: Simone Stephen de Rezende
Vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Boas Práticas: Marcelo Abeilard Albuquerque Lima Andrade Goulart
Diretor de Desenvolvimento Institucional e Boas Práticas: Edvaldo dos Santos Lima Júnior
Vice-presidente de Liderança Feminina: Claudete Pessôa da Silva
Diretora de Liderança Feminina: Ana Paula de Souza Valente
Vice-presidente Regional Norte: Mário de Jesus Soares Rosa
Vice-presidente Regional Nordeste: Williams Jucelin Viana de Andrade
Vice-presidente Regional Centro-Oeste: Osvaldo Lemos Cardoso
Vice-presidente Regional Sudeste: Vinicius Henrique Carvalho Araújo
Vice-presidente Regional Sul: Arno Roberto Boos
Conselho Fiscal
Itailson Farias Paixão
Diarley Johnson Gonçalves Carolino
José Francisco Campos
Argemiro Ferreira da Silva
Jackson Maia Lima da Costa
José Roberto Correia de Araújo
*Com informações da Afojebra


