Dia da Consciência Negra: Não haverá expediente na sede do Sindojus neste dia 20 de novembro
A data, que marca a morte de Zumbi dos Palmares, é dedicada à reflexão sobre a luta, a resistência e as conquistas da população negra ao longo da história
A diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) informa que excepcionalmente nesta quinta-feira, 20 de novembro, não haverá expediente na sede da entidade em decorrência do Dia da Consciência Negra, feriado nacional. A data, que marca a morte de Zumbi dos Palmares – símbolo de resistência contra a escravização e de busca pela liberdade –, é dedicada à reflexão sobre a luta, resistência e as conquistas da população negra ao longo da história.
Em 2023, o dia passou a ser oficialmente reconhecida como feriado nacional com a sanção da Lei 14.759/2023, pelo presidente Lula, reforçando o papel fundamental da data na promoção da igualdade racial e no combate ao racismo estrutural. Ainda em 2023 foi sancionada a Lei nº 14.532, que tipifica como crime de racismo a injúria racial, com a pena aumentada de um a três anos, para de dois a cinco anos de reclusão. Enquanto o racismo é entendido como um crime contra a coletividade, a injúria é direcionada ao indivíduo.
Diga não ao racismo
É possível não ser racista tendo sido criado em uma sociedade racista? Na visão da filósofa, feminista negra e escritora Djamila Ribeiro, não. Ela observa que o racismo é algo tão presente na nossa sociedade que muitas vezes passa despercebido, e que o silêncio é cúmplice da violência. Neste dia 20 de novembro, o Sindojus reforça a importância de dizer não ao racismo.
O silêncio é cúmplice da violência. Diga NÃO ao racismo.



