Na Câmara dos Deputados

Deputado Fábio Henrique (PDT-SE) protocola requerimento criando a Frente Parlamentar em Defesa dos Oficiais de Justiça

O requerimento nº 3179/2019 foi protocolado ontem, na Câmara dos Deputados, e conta com assinatura de 228 parlamentares

10/12/2019
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Oficiais de Justiça dão um importante passo em defesa da categoria em nível nacional. O deputado Fábio Henrique (PDT-SE) protocolou ontem o requerimento nº 3179/2019, que cria a Frente Parlamentar em Defesa dos Oficiais de Justiça, a qual conta com assinatura de 228 parlamentares. Durante pronunciamento feito no Plenário, destacou que se trata de profissionais extremamente importantes, essenciais para que a justiça possa acontecer. “Eles trabalham no sol, na chuva, em uma atividade extremamente de risco e agora esses Oficiais de Justiça terão uma Frente Parlamentar para que possa produzir leis e melhorias nas condições de trabalho dessa categoria”, ressaltou.

A proposta de criação da frente partiu da diretora do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), Fernanda Garcia, e da diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (Sindjustiça-RJ), Gabriela Garrido, logo após os trabalhos realizados no Congresso Nacional durante a tramitação da Reforma da Previdência, quando representantes da categoria dos Oficiais de Justiça de todo o país intensificaram a luta em defesa do reconhecimento da atividade de risco do Oficial de Justiça e da aposentadoria especial. Diante do relato da série de ataques que a categoria vem sofrendo em todo o país e do apelo feito pelas dirigentes sindicais, o deputado Fábio Henrique comprou a ideia e elaborou o projeto para criação da frente, que está muito próxima de se tornar realidade.

A coleta de assinaturas, porém, foi um trabalho feito a muitas mãos. Também participaram dessa empreitada: Bruno Mota, representante da ASSOJAF/PE; Eusa Braga, presidente da ASSOJAF AM/RR; Janete Belchior, vice-presidente da ASSOJAF AM/RR; Luiz Arthur, vice-presidente do SINDOJUS/MS; Rosane Felhauer, presidente da ASSOJAF/RS; e Fernando Amorim, presidente do SINDOJUS/SC.

Defesa da categoria

Fernanda Garcia, diretora do Sindojus Ceará, destaca que a criação dessa frente é de fundamental importância no sentido de unir forças em defesa da categoria. “Nós teremos deputados de vários partidos, de esquerda e de direita, em que o principal objetivo é a defesa da categoria e manter a qualidade da prestação jurisdicional. O Oficial de Justiça desempenha um papel social e isso não pode nunca ser deixado de lado. Dessa forma, essa frente visa defender a categoria, mas também o jurisdicionado, porque a presença do Oficial de Justiça é uma garantia de uma justiça célere, social e próxima das pessoas. O papel que a gente desempenha é de suma importância para a sociedade como um todo”, enfatizou.

Gabriela Garrido, representante do Sindicato dos Servidores do Rio de Janeiro, afirma que a criação dessa frente será um divisor de águas na defesa dos Oficiais de Justiça do Brasil.

Em nome dos oficiais e oficialas de todo o Ceará, o presidente do Sindojus, Vagner Venâncio, agradeceu às duas dirigentes pelo trabalho incansável junto aos parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, e ressaltou que os Oficiais de Justiça estaduais e federais deram uma demonstração de unidade, necessária na luta que vem sendo travada em todas as frentes. “Demos um passo importantíssimo para o fortalecimento da nossa luta que iniciamos no parlamento e em cada passo dado e os que daremos, com certeza, teremos a marca da Fernanda e da Gabriela”, exaltou.

O Sindojus Ceará parabeniza todos os envolvidos para que esse importante passo fosse dado e salienta que esse trabalho que vem sendo realizado pelas diversas entidades junto ao Congresso Nacional deve continuar, sendo feito de forma contínua e organizada.

Saiba mais

A Frente Parlamentar em Defesa dos Oficiais de Justiça é uma entidade associativa, constituída por representantes de todas as correntes de opinião política na Câmara dos Deputados e tem como objetivo defender e apoiar os Oficiais de Justiça estaduais e federais do país, dando voz às suas reivindicações, defendendo suas prerrogativas e lutando pela manutenção de seu importante trabalho, exercido em todo o território nacional, em prol da sociedade. Tem sede no Distrito Federal e é instituída sem fins lucrativos, e com tempo indeterminado de duração.

Tem como finalidade: acompanhar e apoiar a atuação dos Oficiais de Justiça em todo o país, bem como as políticas voltadas para a categoria; promover debates, seminários e outros eventos relacionados com a atuação e as reivindicações temáticas da Câmara dos Deputados; e procurar, de modo contínuo, o aperfeiçoamento da legislação relacionada com a carreira e as atribuições dos Oficiais de Justiça, influindo no processo legislativo a partir das comissões temáticas na Câmara dos Deputados e de seus plenários.

Confira o requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Oficiais de Justiça AQUI.

Frente Parlamentar em Defesa dos Oficiais de JustiçaOficiais de Justiçadeputado Fábio HenriqueSindojusdefesaSindojus CearáGabriela GarridorequerimentoCâmara dos DeputadosCongresso Nacional13º saláriocriaçãoatuaçãoFernanda Garcia
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.