Coordenadoria Regional dos Inhamuns mobiliza a região pela isonomia

15/10/2013

Por ocasião da visita do presidente do TJCE à Comarca de Crateús, ontem 14/10, a Coordenadoria Regional dos Inhamuns – tendo a frente o oficial de justiça Francisco Antonio Vieira de Menezes – organizou uma bem sucedida mobilização que primou pela civilidade e organização. No final, o presidente Luiz Gerardo de Pontes Brígido concedeu audiência a uma comissão formada por Antonio Menezes e Paulo Calixto.

 

Com a afixação de faixas e cartazes na entrada do Fórum, juntamente com a concentração dos oficiais de justiça e servidores, a mobilização contou a participação das Comarcas de Crateús, Novo Oriente, Tauá, Parambu, Quixadá, Poranga e Ararendá.

 

Mobilização exitosa

 

Após a chegada do presidente, às 9h, e antes que fosse formada uma comissão para buscar, junto à assessoria presidencial uma abertura para diálogo, o assessor especial da presidência, Dr. Luis Eduardo Meneses, dirigiu-se aos servidores e anunciou que o presidente receberia dois servidores, e que teria uma boa notícia para dar, e que, ele próprio, o presidente, queria dizer pessoalmente qual seria esta notícia. Foi formada a comissão, composta pelo coordenador regional Antonio Menezes e pelo servidor Paulo Calixto, atualmente exercendo a função de diretor de secretaria da comarca de Quixadá.

 

Foi dada pausa na reunião com os magistrados por volta de 11h40min, quando o assessor Luis Eduardo Meneses anunciou que o presidente receberia a comissão em sala reservada. Na audiência, a comissão entregou ao presidente uma carta solicitando esforços com vistas à consecução da isonomia vencimental, o que de pronto foi dito pelo presidente: “É o que vou fazer”.

 

Clique aqui e veja a carta que foi entregue ao presidente do TJCE.

 

Foi feito um esboço, demonstrando-se a angústia a que vem sendo submetida grande parte dos servidores lotados no interior, e que referidos servidores distorcidos já não mais suportam ver se alargar o fosso vencimental a que são submetidos mês a mês. No que o presidente Luiz Brígido respondeu: “Vou ser sincero, não vou tentar botar pirulito na boca de ninguém, pois da forma como foi enviado o Projeto de Lei anterior, era inviável sua aprovação”.  Em seguida, o presidente declarou ter sido necessária a requisição da Mensagem 07/2012 para proceder a ajustes e então retornar novo projeto, com reais possibilidades de aprovação.

 

Recursos financeiros e mobilização politica

 

Questionado sobre o suporte orçamentário, o presidente do TJCE, juntamente com o assessor especial, afirmaram que haverá o recurso necessário à implantação da isonomia. Indagado acerca de detalhes dos ajustes, pelo presidente, novamente ratificado pelo assessor especial, foi dito que tais ajustes serão objeto de apreciação por ocasião do próximo Pleno da Corte de Justiça no dia 17/10 (quinta-feira), e que em seguida será do conhecimento da categoria, quando então será redigido novo projeto de lei para retorno à Assembleia Legislativa. O presidente disse que haverá necessidades de mobilização politica e que espera das entidades sindicais o devido empenho nesta direção.

 

Na avaliação do coordenador regional Antonio Menezes, “Percebemos segurança, firmeza e confiança na fala do presidente, o qual, com postura ética, revelou-se sabedor da injustiça a que vêm sendo submetidos os servidores do interior e mais de uma vez afirmou que se empenhará para implantar, definitivamente, a isonomia para os servidores distorcidos”.

 

O Estado de Greve continua

 

O Sindojus-CE perceberá e levará em consideração toda e qualquer medida concreta adotada pela Administração do TJCE no sentido de implantar a isonomia vencimental e o atendimento dos demais pleitos. O que nosso sindicato deseja é que efetivamente ocorra o diálogo e sejam construídos consensos necessários. No final do período estabelecido para o Estado de Greve, a categoria dos oficiais de justiça novamente se manifestará sobre os próximos passos da mobilização.

 

Coordenadores regionais provam mais uma vez poder de mobilização e liderança, desta feita na Coordenadoria dos Inhamuns, onde o titular Antonio Menezes juntou a categoria e servidores de secretaria, conseguindo ser recebido pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, estabelecendo um canal de diálogo com a Administração do TJCE.

 

O SINDOJUS-CE CONVOCA TODOS OS OFICIAIS DE JUSTIÇA E DEMAIS SERVIDORES PARA ACOMPANHAR A SESSÃO DO TRIBUNAL PLENO DO DIA 17/10 (QUINTA-FEIRA), OCASIÃO EM QUE SERÃO APRECIADAS AS ALTERAÇÕES NA MENSAGEM 07/2012, QUE TRATA DA ISONOMIA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.