Palestra no TJCE

Oficial de Justiça destaca a importância da acessibilidade plena

Daniel Cordeiro explicou que acessibilidade plena não se resume a transpor barreiras arquitetônicas e que existem outros aspectos, a exemplo do comunicacional e atitudinal

25/10/2018
Foto: TJCE

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou, na última quarta-feira (24), a palestra “Acessibilidade Plena: um Direito fundamental”, ministrada pelo Oficial de Justiça Daniel Cordeiro. A ação é uma iniciativa da Comissão de Acessibilidade Permanente do Poder Judiciário, em parceria com a Coordenadoria de Educação Corporativa do Tribunal. Daniel Cordeiro, que também é membro da Comissão e cadeirante há 19 anos, explicou que acessibilidade plena não se resume a transpor barreiras arquitetônicas, pois esse é apenas um dos aspectos.

Além da acessibilidade arquitetônica, existem a: comunicacional (por exemplo, o closed caption em programas de TV para surdos); metodológica (educação inclusiva nas escolas); instrumental (manuseio de equipamentos e objetos); programática (políticas públicas para equiparação de oportunidades); atitudinal (relações interpessoais entre outros indivíduos e pessoas com deficiência) e natural (acesso em ambientes da natureza). Daniel afirmou que com esses sete aspectos é possível falar em acessibilidade plena.

“Muitas vezes, as pessoas acham que pessoas com deficiência não são produtivas. Hoje, eu produzo muito mais, tenho uma vida mais plena e rica de atividades, pois entendi que não vivemos com as pernas, mas sim com a mente”, salientou. O oficial de Justiça também ressaltou o que significa dar acessibilidade plena às pessoas com deficiência. Entre os principais pontos, estão:

  • Dar qualidade e caráter de acessível a tudo que porventura venha comprometer o bem-estar dessa população;
  • Direitos individuais;
  • Direitos sociais (saúde, educação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados;
  • Questões relacionadas a qualquer outo direito que venha a somar para uma vida digna e de exercício da sua cidadania.

No último dia 27 de setembro, também no TJCE, Daniel Cordeiro falou sobre “Atendimento com Excelência às Pessoas com Deficiência”, apresentando a definição das deficiências e as peculiaridades de cada uma delas.

Fonte: Site de notícias do Tribunal de Justiça  do Ceará (TJCE)

Daniel Cordeioacessibilidade plenaOficial de JustiçaTJCEpalestraacessibilidade
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.