Transparência

Categoria aprova por unanimidade a prestação de contas do Sindojus referente ao ano de 2023

Entre as despesas registradas no ano passado, estão: alimentação, deslocamento e hospedagem de sindicalizados, atuações jurídicas e com veículos de comunicação

01/04/2024
Fotos: Luana Lima/Sindojus Ceraá

A categoria dos Oficiais de Justiça e o Conselho Fiscal aprovaram, por unanimidade, em Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada no dia 27 de março, na sede da entidade, a prestação de contas do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) referente ao ano de 2023. O presidente Vagner Venâncio fez a abertura do evento. Em seguida, a diretora Financeira Fernanda Garcia e o vice-diretor Financeiro Luciano Júnior conduziram os trabalhos.

Fernanda fez a leitura do Relatório de Prestação de Contas 2023 detalhando os principais gastos do ano passado, o saldo das contas, a situação das aplicações financeiras e o atual patrimônio da entidade. Informou que toda a movimentação financeira foi feita pela Empresa de Contabilidade, Gestão e Planejamento Contábil (Formma Contábil); que os balancetes e livros razão encontram-se disponíveis na área restrita do site, bem como na sede do sindicato; e que a entidade permanece com a conta bancária na Sicredi Cooperjuris e no Bradesco.

No que diz respeito ao patrimônio da entidade, os dirigentes comunicaram que foram adquiridas 28 placas solares, as quais já se encontram instaladas na sede gerando energia própria e economia aos cofres do sindicato.

Após a exposição, o Conselho Fiscal, representado pelo Oficial de Justiça da Ceman de Fortaleza, Ricardo Lopes, esclareceu que a análise mensal dos balancetes foi realizada em conjunto com a diretora Fernanda e o funcionário do sindicato responsável pelo setor, Fernando Araújo; que os questionamentos e dúvidas foram devidamente sanados nas diversas reuniões realizadas no mês de março de 2024, na sede da entidade; e que foram examinados recibos e notas fiscais, constatando-se coerência com os demonstrativos financeiros, extratos de contas e patrimônio da entidade.

Despesas e investimentos

Em 2023, foram registradas despesas referentes à alimentação, deslocamento e hospedagem dos sindicalizados após convocações do sindicato, tais como reuniões no Interior, na Capital e movimentos de reivindicação da categoria. Há despesas com veículos de comunicação, entre eles, rádio e internet. Despesas relacionadas à alimentação de diretores que se encontram em exercício de suas funções. Foram custeados ainda o transporte e hospedagem de sindicalizados(as) em congressos e palestras no Ceará e em outros estados.

O sindicato mantém também atuações jurídicas por meio de advogados para a defesa administrativa e judicial dos sindicalizados. O representante do Conselho Fiscal ressaltou que a atual diretora Financeira vem aplicando as recomendações indicadas pelo Conselho Fiscal no parecer de 2023, bem como medidas pontuais de controle dentro de sua competência estatutária.

Feitas as exposições, Ricardo Lopes leu o parecer com as recomendações e votou pela aprovação das contas referentes ao ano de 2023, as quais foram aprovadas por unanimidade pelos oficiais e oficialas de Justiça presentes. O parecer foi assinado pelos conselheiros Ricardo Lopes, Leonardo Torres e Marcos André Henrique.

Oficiais de JustiçaPrestação de ContastransparênciaSindojusaprovação2023
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.