Judiciário cearense

Avanço da digitalização passa pela criação das Centrais de Mandados em todas as comarcas do Estado

Nas que ainda não possuem, caberá ao juiz diretor do fórum publicar portaria criando-as. O SAJ está funcionando em 54 das 184 comarcas do Ceará – o equivalente a 29%

14/08/2019

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) anunciou, no último dia 9, que o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) eletrônico está funcionando em 54 das 184 comarcas do Estado – o equivalente a 29%. A expectativa é de que, até o fim deste ano, o software, que substitui os processos físicos por eletrônicos, seja expandido a todas as comarcas do Ceará. Para a categoria dos Oficiais de Justiça, entretanto, esse processo só se completará com a digitalização dos processos, a qual viabilizará as Comans Digitais, com a instalação do módulo de mandados.

Para que as Comans Digitais possam funcionar, faz-se necessário a instalação de Centrais de Mandados em todas as comarcas. Nas que ainda não possuem, caberá ao juiz diretor do fórum publicar portaria criando-as. Essa, inclusive, será a pauta da próxima reunião do Sindojus com a Superintendência Judiciária do TJCE. Na ocasião, a diretoria solicitará a publicação de ato administrativo determinando a criação e instalação das Centrais de Mandados com o objetivo de resguardar a categoria dos Oficiais de Justiça, para que não sejam prejudicados pelo não acesso e/ou permissão para utilização do sistema, quando o mesmo estiver totalmente integrado.

Estrutura

Vagner Venâncio, presidente do Sindojus, observa que não basta apenas publicar portaria criando as Centrais, é necessário dotá-las de estrutura física e de pessoal, com computadores, impressoras, mobília e funcionários.

Instalado o SAJ e com o funcionamento das Comans Digitais caberá ao Tribunal de Justiça realizar treinamento para os Oficiais de Justiça. Conforme a Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), ele é feito em dois momentos: quando da instalação do sistema e depois, por videoconferência, quando já em utilização pela categoria. Apesar de ser papel do Tribunal de Justiça, o Sindojus também contribuirá para o treinamento.

SAJdigitalizaçãoComan DigitalestruturaOficiais de JustiçaSindojusTJCESindojus CearáMódulo de mandadoscriaçãojudiciário cearense
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.