Servidores são homenageados por contribuírem para realização da Semana do Meio Ambiente
O Oficial de Justiça Antônio Sérgio Farias e o Técnico Judiciário Iderlândio Morais receberam certificado do desembargador Washington Araújo. Tiveram ainda elogio registrado em seus assentos funcionais
Boas ideias devem ser exaltadas e, como forma de reconhecimento pelos trabalhos realizados na Semana do Meio Ambiente, ocorrido de 5 a 7 de junho, no Fórum Clóvis Beviláqua, o Oficial de Justiça Antônio Sérgio Farias Castro e o Técnico Judiciário José Iderlândio Cândido Morais receberam na última segunda-feira (10), do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo, certificado como forma de agradecimento pela realização de suas atribuições com eficiência, zelo e determinação nas atividades comemorativas do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Os dois também receberam elogio funcional, conforme a Portaria nº 893/2019, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do último dia 10, pela colaboração no evento, organizado em parceria com o Movimento Pró-Árvore, coletivo do qual os dois servidores fazem parte. A condecoração, requerida pela juíza diretora do Fórum Ana Cristina Esmeraldo, foi aprovada por unanimidade pelo Órgão Especial em sessão realizada no dia 6 de junho.
Resultado
“Estamos satisfeitos além da medida, porque o resultado foi engrandecedor para todos. Nas atividades desenvolvidas ficou estampada a alegria no rosto das pessoas, portanto, nós ficamos muito felizes”, destacou o Oficial de Justiça Antônio Sérgio, engenheiro agrônomo, especialista em botânica e fundador do Movimento Pró-Árvore.
Já o Técnico Judiciário Iderlândio Morais, que também é integrante do Pró-Árvore, disse que não imaginava que o evento fosse ter toda essa repercussão. “O resultado foi bastante positivo, de modo que chegou à presidência do Tribunal de Justiça. A receptividade por parte do público também foi notória. No dia da distribuição das sementes de ipê amarelo, por exemplo, formou-se uma enorme fila de pessoas interessadas em receber, o que para nós foi motivo de grande satisfação”, ressaltou.
Semana do Meio Ambiente
A abertura da Semana do Meio Ambiente ocorreu no dia 5 de junho, com a Exposição Flora do Ceará. No mesmo dia, foi realizada uma ação de plantio de mudas nativas no jardim externo do Fórum. No dia 6, houve Mesa de Sementes e Roda de Conversa com o tema “Flora do Ceará”. No dia 7, para finalizar o evento, foi realizada a palestra “Justiça climática”, ministrada pelo físico e climatologista Alexandre Costa, professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e doutor em ciências atmosféricas.
A realização do evento foi uma proposta levada pelos servidores à administração do Fórum, mas não teria sido possível sem a sensibilidade da juíza Ana Cristina Esmeraldo, que desde o início apoiou a ideia e fez a Semana do Meio Ambiente acontecer. Essa já é a segunda ação voltada ao meio ambiente realizada pela gestora, que tomou posse em fevereiro deste ano. No dia 5 de maio, atendendo ao apelo dos servidores Antônio Sérgio e Iderlândio Morais, foi realizada uma ação de plantio espécies nativas no estacionamento da instituição. Na ocasião, algumas servidoras, entre elas a Oficiala de Justiça Camila Pinheiro, foi homenageada como parte das comemorações do Dia das Mães.
As mudas não são plantadas aleatoriamente. Há todo um cuidado com a escolha das espécies para plantio. São plantas típicas do ecossistema original da área onde está instalado o Fórum Clóvis Beviláqua, que é uma vegetação do cerrado litorâneo. O intuito, explica Iderlândio Morais, é trazer de volta essa mata original.
A Exposição Flora do Ceará, que conta com 45 imagens de espécies vegetais cearenses fotografadas em seus ambientes naturais, continua disponível no Fórum Clóvis Beviláqua durante todo o mês de junho, próximo ao hall da entrada principal. Em seguida, a ideia é de que a exposição seja levada a outras unidades do Poder Judiciário.
Parabéns
O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), Vagner Venâncio, parabeniza os servidores pela iniciativa e destaca que eles foram além de suas atribuições, merecendo o devido reconhecimento por parte do presidente do Tribunal de Justiça e da juíza diretora do Fórum. Parabeniza também a juíza Ana Cristina Esmeraldo por ter abraçado a causa do Movimento Pró-Árvore, tornando o espaço do Fórum um ambiente mais humanizado e verdejante.