Participe!

VII Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça será realizado nos dias 21 e 22 de setembro, em São Paulo

O Sindojus Ceará vai custear a inscrição e hospedagem de sindicalizados(as) interessados em participar. Prazo para confirmar a inscrição vai até o dia 26 deste mês de maio

09/05/2023

Consciência de classe e o redimensionamento das atribuições dos Oficiais de Justiça” é o tema da sétima edição do Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça do Brasil (Enojus). O evento será realizado nos dias 21 e 22 de setembro deste ano no Club Homs, na Avenida Paulista, em São Paulo, organizado pela Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (Aojesp) e pela Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil (Afojebra).

O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) custeará a inscrição e hospedagem de sindicalizadas e sindicalizados interessados em participar. A confirmação da inscrição deve ser feita, junto à Secretaria da entidade, até o dia 26 de maio. A hospedagem se dará nos hotéis credenciados pelo evento. Caso não haja mais disponibilidade, em hotel de igual categoria mais próximo ao local do evento, prioritariamente em quartos duplos. A diretoria informa que a inscrição só será confirmada mediante o envio do comprovante de aquisição da passagem aérea.

Até o momento, mais de 20 estados já confirmaram participação, entre eles o Ceará. No ano passado, o encontro foi realizado no Rio de Janeiro e contou com a participação de 362 oficiais e oficialas de Justiça de 23 estados da federação mais o Distrito Federal. O Ceará foi representado por 13 Oficiais de Justiça, das comarcas de: Aquiraz, Cascavel, Chorozinho, Hidrolândia, Horizonte, Fortaleza e Maracanaú.

Foto: Luana Lima/Sindojus Ceará

No ano passado, Roberto Galindo, da comarca de Maracanaú, participou pela primeira vez do encontro e exaltou que o Enojus trouxe várias percepções em relação à carreira, assim como a possíveis novas atribuições para o cargo. Entusiasmado com a riqueza dos temas abordados e a troca de experiência com colegas de todo o país, afirmou, à época, que participaria dos próximos eventos. E assim o fez. Neste ano, ele compareceu ao IV Conojus, em Teresina, no Piauí, e desde que teve a confirmação da data do VII Enojus procurou reservar o voo e já está com passagem garantida.

Eixos temáticos

A anfitriã Aojesp destaca que o encontro tem como objetivo promover uma reciclagem e atualização da categoria, a partir da exibição de conteúdo inovador sobre o trabalho do Oficial de Justiça, além de proporcionar um rico e necessário debate sobre o futuro da profissão, o redimensionamento das atribuições da categoria e a sua contribuição para a eficiência do Poder Judiciário.

Os eixos temáticos serão: consciência de classe; função social; redimensionamento das atribuições; assédio, violência e doenças funcionais; projetos de lei e articulação política; e como resgatar e valorizar a prestação do serviço público no judiciário.

Entre os nomes confirmados estão o ex-Oficial de Justiça e atual ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França; o filósofo e professor Mário Sérgio Cortella; o deputado federal Ricardo Silva (PSD-SP), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Oficiais de Justiça; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Richard Pae Kim; e Claudete Pessôa da Silva, presidente da Associação dos Oficiais de Justiça do Rio de Janeiro (Aoja-RJ).

Mudanças na profissão

Nos últimos anos, o trabalho dos Oficiais de Justiça tem passado por mudanças significativas, tanto pelas alterações nos códigos como pelo advento das novas tecnologias. Essas mudanças implicam, inclusive, a perda e o incremento de atribuições, produzindo um cenário de incertezas e desafios. Diante dessa situação, o presidente da Aojesp, Cássio Prado, destaca que é imprescindível que a categoria compreenda a sua posição social para que identifique seus interesses comuns e, a partir disso, possa se organizar para conquistar melhorias e mudanças positivas.

“Esta consciência se torna ainda mais importante quando uma categoria se depara com tantos desafios, como tem surgido para os Oficiais de Justiça”, observa.

Serviço:

VII Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça (Enojus)
21 e 22 de setembro (quinta e sexta-feira)
Club Homs, na Avenida Paulista, em São Paulo

Prazo para confirmar participação – até 26 de maio

A confirmação da inscrição pode ser feita na sede do Sindojus ou pelo WhatsApp da Secretaria – (85) 99981.0689

AojespMárcio FrançaMário Sérgio Cortelladeputado federal Ricardo SilvaOficial de JustiçaRichard Pae KimSindojusClaudete PessôaSindojus CearáCássio PradoAfojebraSão PauloEncontro Nacional dos Oficiais de JustiçaVII Enojus
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.