“Sinto-me honrado por ser Dia do Oficial de Justiça, categoria que é nossa aliada”, exalta o presidente do TJCE
Fala ocorreu durante sessão solene em homenagem aos 150 anos do TJCE, realizada no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília
Em pleno 25 de março, Dia Nacional do Oficial de Justiça e da Data Magna, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), representado pelo presidente Vagner Venâncio e pelo diretor Carlos Eduardo Mello, teve a honra de prestigiar a sessão solene em homenagem aos 150 anos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), realizada no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento foi requerido pela deputada Fernanda Pessoa (União-CE), que presidiu a sessão.
Em vídeo gravado com os representantes da categoria dos Oficiais de Justiça, o presidente da Corte, desembargador Abelardo Benevides, falou sobre a satisfação de representar o Tribunal de Justiça naquela celebração e parabenizou a parlamentar pela iniciativa.
Dupla comemoração
“É uma data especial para nós, do Ceará. Além de ser a nossa Data Magna também é a data em que se comemora o Dia do Oficial de Justiça em âmbito nacional. Sinto-me honrado por ser o Dia do Oficial de Justiça, uma categoria profissional que é nossa companheira, nossa aliada e em muito contribui com o nosso trabalho, principalmente no que diz respeito à execução dos atos judiciais, então é uma dupla comemoração. Feliz iniciativa da deputada”, destacou o desembargador.
Vagner Venâncio expressou a felicidade de poder prestigiar as comemorações dos 150 anos do TJCE representando os Oficiais de Justiça, coincidentemente, na data em que se celebra o Dia do Oficial de Justiça, categoria responsável pela materialização das ordens judiciais e que exerce função essencial à justiça.
A deputada Fernanda Pessoa comemorou a realização do evento. “Hoje é dia de festa, é dia de comemorar os 150 anos do Poder Judiciário do Ceará, Dia do Oficial de Justiça e também da Data Magna, uma data importantíssima para o nosso Estado, que foi primeira província a abolir a escravidão. O Ceará é a terra da luz mesmo”, disse.
Políticas públicas judiciárias
Em seu discurso, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), apontou que o TJCE está presente em todo o território cearense e tem acelerado, cada vez mais, o andamento dos processos. Falou sobre o programa “Tempo de Justiça Mulher”, iniciativa que busca dar agilidade ao julgamento nos casos de feminicídio. “Muito obrigado a todos e todas que fazem o Tribunal de Justiça do Ceará, essa importante instituição comprometida com a cidadania e com a defesa dos direitos do nosso povo”, exaltou.
Para além da atuação nos milhares casos concretos que lhe são apresentados, o desembargador Abelardo Benevides ressaltou que o TJCE não se tem descurado da condição que ocupa de articulador e impulsionador de políticas públicas judiciárias e que a Corte vem empreendendo esforços destacados para construir avanços em pautas de interesse social. “Essas ações demonstram o compromisso firme daqueles e daquelas que fazem a justiça estadual do Ceará com a defesa da ordem democrática e a efetivação dos direitos humanos, contribuindo para que o Estado brasileiro cumpra seus compromissos na ordem internacional”, disse.
Prestigiaram o evento
Entre as autoridades presentes estavam: governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT); deputada Fernanda Pessoa (União-CE); Harley de Carvalho Filho, procurador-geral de Justiça do Ceará; Erinaldo Dantas, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção Ceará (OAB-CE); presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides; presidente do TJDFT, desembargador Cruz Macedo; deputado José Guimarães (PT-CE); deputado Eunício Oliveira (MDB-CE); Ives Gandra Martins, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST)
Também prestigiaram o evento o desembargador Heráclito Vieira de Sousa, vice-presidente do TJCE; a desembargadora Maria Edna Martins, corregedora-geral da Justiça do TJCE; o juiz-auxiliar da presidência do TJDFT, Luis Martius Holanda Bezerra Júnior; José Hercy Ponte de Alencar, presidente da Associação Cearense dos Magistrados (ACM); o presidente do Sindojus Ceará, Francisco Vagner Lima Venâncio; o Sindojus DF e Unioficiais, Gerardo Lima; o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seccional Ceará (IEPTB-CE) Samuel Vilar de Alencar Araripe; o juiz do TJCE, Ezequias da Silva Leite; e o coordenador-geral do Sindjustiça-CE, Roberto Eudes; entre outras autoridades.
Assista à sessão na íntegra – AQUI
Confira os registros da sessão solene:
Fotos: Lourival Augusto/Bruno Spada/Câmara dos Deputados