SINDOJUS/CE APOIA A LUTA DOS SERVIDORES DA COMARCA DE INDEPENDÊNCIA – 31/03/2011

31/03/2011

Os servidores do Tribunal de Justiça lotados na Comarca de Independência vêm a público externar a sua indignação em face da insegurança reinante naquele município, sério candidato a liderar o ranking dos mais assaltados. Leiam a nota abaixo reproduzida.

O ato de violência ocorrido na data de ontem, 30, através do assalto à Agência do Banco do Brasil daquele município, colocou em risco não só os bancários, mas os servidores da comarca e os munícipes, reféns da truculência e da violência de marginais à solta.

A Diretoria do SINDOJUS/CE apóia integralmente a luta dos servidores da Comarca de Independência e se solidariza com a população local, ávida por mais segurança. Este apoio se materializará na reivindicação a ser formulada pela entidade, o mais rápido possível, junto ao Tribunal de Justiça pleiteando a construção de um novo Fórum.

SERVIDORES DA COMARCA DE INDEPENDÊNCIA – NOTA DE PROTESTO Os servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, lotados na comarca de Independência, vêm a público para externar indignação diante da sucessiva escalada de violência ocorrida nos últimos dois anos no andar inferior do Fórum local, onde funciona uma agência do Banco do Brasil. O assalto perpetrado no dia de ontem, 30 de março de 2011, às 9 horas, por uma quadrilha de 8 assaltantes armados de fuzis e escopetas, foi mais um ato de violência praticado contra a sociedade local e contra os servidores do justiça estadual, que já contabilizam no pequeno espaço de dois anos, três assaltos ao referido estabelecimento bancário, além de uma tentativa de assalto frustrada. Somos cientes de que ações dessa natureza, poderão ocorrer, como já ocorreu em outras unidades judiciárias do Estado do Ceará, que também funcionam sobre prédios do Banco do Brasil. Além disso, a vulnerabilidade do Fóruns da Justiça Estadual é gritante, notadamente no interior do Estado, onde servidores, magistrados, promotores e defensores públicos, estão diariamente expostos a todo tipo de violência. No caso de Independência, somos 12 servidores, um Magistrado, uma Promotora de Justiça e um Defensor Público. No momento do assaltado haviam mais de 60 jurisdicionados à espera de atendimento, que vivenciaram por cerca de 25 minutos um verdadeiro terror causado pelos disparos efetuados pelos bandidos em todas as direções, dentro e fora do Banco do Brasil. Imaginem os senhores, como estão os nervos dos servidores locais, todos psicologicamente abalados, tendo que desempenhar a árdua tarefa de auxiliar na promoção da justiça. Some-se a tudo isso a aflição de seus familiares por saberem que seus parentes se encontram diariamente correndo risco de morte, desnecessariamente. Ressalte-se que desde o dia 4 de setembro de 2009, data da ocorrência do último assalto, foi encaminhado pelo Magistrado local, ofício ao Tribunal de Justiça solicitando providências, inclusive construção de um novo Fórum, em lugar apropriado, sendo que até o dia de hoje tais providências não foram efetivadas. Registramos que no último assalto ocorrido em Independência, o advogado Edilmar Ribeiro Duarte, que se dirigia para as dependências do Fórum, a fim de participar de audiência, foi alvejado à bala, encontrando-se hospitalizado. Neste exato momento, nos sentimos reféns do medo, da insegurança e também da insensibilidade dos dirigentes do Poder Judiciário estadual por não prover condições seguras para o exercício de nossa função. Esperamos o apoio do nosso sindicato nessa luta. Que Deus nos livre! Que nenhum de nós pereça para que alguma providência seja tomada.

DIRETORIA DO SINDOJUS/CE
Vagner Venâncio
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.