Sindojus realiza curso de defesa pessoal para Oficiais de Justiça

20/06/2016

Oficiais de Justiça, cuja atividade de trabalho é intrinsecamente externa, possuem como ferramentas de trabalho uma caneta e um papel (mandado judicial). Sozinhos eles vão, em seu veículo particular, dar efetividade às decisões judiciais. Nas ruas, passam pelas situações mais adversas possíveis e, muitas vezes, acabam se tornando alvo da violência urbana.


Só neste ano, dois oficiais foram agredidos no Ceará durante o exercício da profissão. Em maio, Ricardo de Melo Lopes foi agredido por um policial da reforma que estava embriagado e chegou a ameaça-lo com uma arma de fogo. Uma semana depois, Rocidelia Dantas foi mordida por um pastor alemão durante cumprimento de mandado. Caso extremo foi o de Francisco Ladislau Neto, Oficial de Justiça morto a tiros no Rio de Janeiro, aos 25 anos, em 2014. 


Curso


Considerando os riscos aos quais estão expostos, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (SINDOJUS-CE) vai oferecer um Curso de Defesa Pessoal para oficiais e oficialas de justiça do Estado. O evento será realizado, no próximo sábado (25), às 9h30, na Academia World Fight – localizada na Rua Delmiro Gouveia, 1230, bairro Varjota. O curso vai ser ministrado pelo Oficial de Justiça Rodrigo Barbosa, com monitoria de Fillype Gurgel, diretor Jurídico da entidade. Interessados em participar poderão se inscrever na sede do Sindicato ou através do (85) 3273.3300.


Fuga de conflito


Há mais de 20 anos, Rodrigo pratica artes maciais e, atualmente, é faixa preta de jiu-jitsu. No curso, ele destaca que a ideia é passar noções básicas de defesa pessoal para quem não tem nenhum conhecimento de artes marciais. “Vamos dar dicas de como a pessoa deverá se portar em casos de agressões físicas ou nos quais tenha de fugir de uma alguma situação de risco”, salienta.


Se, porventura, o oficial (a) vier a sofrer alguma tentativa de agressão, o professor explica que a primeira atitude que deverá ter é no sentido de tentar fugir do conflito. Em determinadas situações, porém, é preciso aplicar alguma técnica que permita fugir. “A ideia é possibilitar a fuga”, reitera. Por ser Oficial de Justiça há seis anos e conhecer de perto o cotidiano da profissão, Rodrigo acredita que poderá contribuir, apresentando as melhores técnicas a serem utilizadas nas ruas, pressupondo situações nas quais oficiais ou oficialas possam estar em risco.


Serviço:
Curso de defesa pessoal para Oficiais de Justiça
Data: 25/06/2016 (próximo sábado)
Horário: 9h30
Local: Academia World Fight
Endereço: Rua Delmiro Gouveia, 1230, bairro Varjota.
Inscrições: (85) 3273.3300 

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.