Sindicato se engaja no Outubro Rosa

07/10/2015

Com a distribuição de laços na cor rosa e material informativo o Sindojus-CE se engaja, mais uma vez, na campanha Outubro Rosa dirigida à sociedade acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Apesar de ser uma patologia com grande chance de cura, se detectada e cuidada logo no início, o câncer de mama ainda é uma das maiores causas de morte de mulheres no País. Em 2014, segundo a Secretaria da Saúde do Estado –Sesa, foram estimados para o Ceará 2.060 novos casos de câncer de mama.

 

Como forma de alertar que a prevenção ainda é a melhor cura, o Sindicato distribuirá nesta quinta-feira (8) material informativo sobre o tema na Central de Mandados (Coman) do Fórum Clóvis Beviláqua e no Tribunal de Justiça do Estado (TJCE) durante ato público de acompanhamento das negociações em torno da pauta de reivindicações da categoria. Serão distribuídos às oficialas de justiça e às mulheres que estiverem nestes locais, os chamados laços de consciência, na cor rosa, junto com uma trufa de chocolate.

 

A mamografia, um dos principais exames que ajudam no diagnóstico precoce, é oferecido nas redes particulares e públicas de medicina. Mesmo assim, ainda há muitas mulheres que deixam de fazer o exame, principalmente por mêdo do procedimento diagnóstico e do resultado da mamografia. Ainda antes da mamografia, a mulher também pode fazer o autoexame para detectar a presença de nódulo (caroço) no seio. Vale lembrar que o fumo, o sedentarismo e a obesidade são fatores de risco que contribuem para o aumento da enfermidade. Sendo assim, a prática de hábitos saudáveis, como a boa alimentação e a realização de exercícios físicos regulares se tornam aliados importantes contra a enfermidade.

 

Para conscientizar as mulheres acerca da importância da prevenção do câncer de mama, os principais órgãos de saúde no Estado prepararam uma variada programação que inclui palestras motivacionais, dia de beleza, apresentações artísticas e oficinas, entre outras atividades.

 

Confira a programação e participe:

 

www.ipc.ce.gov.br

www.huwc.ufc.br

www.fortaleza.ce.gov.br

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.