Unidade na luta

Servidores(as) realizam manifestação na Alece e conseguem definição da data de negociação com o governo do Estado

A reivindicação do Fuaspec é de reajuste de 7,74%. De 2014 a 2025, no entanto, o acumulado de perdas salariais já soma 32,5%, tendo como base o IPCA do período

Por: Luana Lima 04/02/2026
Fotos: Site Alece e Sindojus Ceará

Servidoras e servidores estaduais realizaram, na manhã de hoje, debaixo de forte chuva, manifestação em defesa da Campanha Salarial 2026. A concentração foi na Praça da Imprensa, no bairro Dionísio Torres, de onde os manifestantes seguiram, em cortejo, até a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) marcou presença no ato, que teve como objetivo chamar a atenção da imprensa, além de cobrar dos parlamentares e do governo do Estado a definição do índice de reajuste a ser concedido neste ano.

A diretora Fernanda Garcia comentou que foi uma mobilização bonita e intensa. “O coletivo de servidores, estudantes e professores unidos em defesa do serviço público e da educação. Foi um momento muito importante para reiniciarmos o diálogo com o governo do Estado. Essa unidade na luta é fundamental para que possamos avançar e termos a data-base dos servidores públicos sendo respeitada”, destacou.

2014 a 2025: Acumulado de perdas salariais já soma 32,5%

A reivindicação do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) é de reajuste de 7,74%. De 2014 a 2025, no entanto, o acumulado de perdas salariais já soma 32,5%, tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período, conforme aponta estudo técnico elaborado pelo Fórum Unificado, em parceria com o professor Lúcio Maia, do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf).

A mobilização surtiu efeito e, na Alece, representantes do Fuaspec foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB); pelo líder do governo estadual, deputado Guilherme Sampaio (PT); e pela 2ª vice-presidente da Mesa Diretora, deputada Larissa Gaspar (PT), oportunidade em que solicitaram apoio aos parlamentares na interlocução com o governo do Estado.

Nilson Cardoso, membro da coordenação do Fuaspec e diretor do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece) informou que durante a reunião houve uma interlocução com o governo estadual e o Fórum saiu com a definição da próxima rodada de negociações, que será terça-feira da próxima semana, 10 de fevereiro, às 15 horas, no Palácio da Abolição.

Bloco do Serviço Público Estadual

“Nós avaliamos que o ato foi bem sucedido, pois já saímos de lá com a confirmação de uma tratativa com o governo. É grande a expectativa para o dia 10 de fevereiro, mas, antes disso, neste sábado (7) nós teremos mais uma edição do Bloco do Serviço Público Estadual, de pré-Carnaval, quando a gente vai às ruas se comunicar com a população e mostrar a nossa insatisfação. Com alegria, a gente vai colocando a nossa pauta e mostrando importância da manutenção do serviço público, o que passa pela valorização dos servidores e das servidoras”, disse.

A concentração do Bloco do Serviço Público Estadual é na Avenida Historiador Raimundo Girão, número 960, onde os servidores e as servidoras acompanham os blocos carnavalescos passarem.

Nilson informou ainda que, até o momento, não houve, por parte do governo do Estado, nenhuma contraproposta em relação ao índice que está sendo reivindicado pelo Fuaspec, de 7,74%.

Confira a fala do coordenador do Fuaspec, Nilson Cardoso (vídeo Fuaspec):

 

servidores estaduaismobilizaçãoPraça da ImprensaFuaspecAleceservidores em lutacampanha salarial 2026reajuste JÁunidade na lutaOficiais de Justiçaato unificado

Luana Lima

Jornalista

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.