Servidores estaduais

Secretário Waldemir Catanho sinaliza que o governo concederá reajuste acima da inflação

Nova reunião ocorrerá no dia 2 de abril, quando deverá ser anunciada a contraposta do governo. A reivindicação do Fuaspec é de reajuste linear de 10%, respeitando a data-base

21/02/2024
Foto: Daniel Barroso/Sindojus Ceará

A chuva não foi empecilho para que oficiais e oficialas de Justiça, juntamente com servidores e servidoras de diversas categorias do Estado realizassem, na manhã de hoje, em frente ao Palácio da Abolição, sede do executivo estadual, mais um Ato Unificado em defesa da Campanha Salarial 2024. Durante a manifestação, uma comissão do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos estaduais (Fuaspec) foi recebida pelo secretário de Articulação Política do Ceará, Waldemir Catanho.

Sem definir um índice, o gestor afirmou que, se o anúncio fosse feito hoje, o percentual seria de 4,62%, referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e sinalizou que o governador Elmano de Freitas (PT) cumprirá com o compromisso firmado no ano passado e deverá conceder reajuste acima da inflação para que os servidores e servidoras possam começar a recompor as perdas salariais, que no período de 2014 a 2023 já somam 35,51%.

A reivindicação do Fórum é de reajuste linear de 10%, respeitando a data-base de 1º de janeiro. Uma nova rodada de negociações ficou marcada para o dia 2 de abril, às 9 horas, quando deverá ser anunciada a contraposta do governo. Catanho explicou que em abril já vai ter saído o balancete econômico referente ao primeiro bimestre deste ano e o governo terá como avaliar melhor o avanço das finanças e a arrecadação do Estado, o que contribuirá para a definição do percentual a ser apresentado.

Ravenna Guimarães, coordenadora-geral do Fuaspec, enfatizou que o parcelamento é inegociável e que até o dia 2 de abril os servidores não ficarão de braços cruzados. Será elaborado um cronograma de lutas com o objetivo de pressionar o governo para conceder o índice que está sendo reivindicado: de 10%. Ela acrescentou que a solicitação do Fórum é para que o governo estabeleça um cronograma de reposição definindo o percentual a ser reposto nos anos de 2024, 2025 e 2026.

Valorização do servidor público

Durante a sua intervenção, o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), Vagner Venâncio, ressaltou que a categoria dos Oficiais de Justiça, que representa 1/3 dos servidores do Poder Judiciário, está na luta junto com todos os sindicatos e associações de servidores públicos do Ceará para somar esforços e pressionar o governador Elmano, que teve a sua história no parlamento em defesa dos servidores públicos, exerça o seu múnus com olhar para o servidor público.

“Nós, servidores públicos como um todo, os colegas da saúde, do Detran, do sistema penal, do judiciário demos um exemplo do quão importante somos quando na pandemia não paramos, continuamos exercendo as nossas atividades correndo risco, portanto, é preciso que o Governo do Estado valorize o servidor público e venha a apresentar um índice que reponha a inflação e que também comece a recomposição das perdas acumuladas ao longo do tempo. Contem com os Oficiais de Justiça, estamos juntos com vocês para firmes e fortes irmos até a vitória”, disse.

Intermediação de parlamentares

A tratativa de hoje com o governo foi articulada por intermédio dos deputados Renato Roseno (Psol) e Larissa Gaspar (PT), que desde o início receberam os representantes do Fuaspec e vêm fazendo essa intermediação com o Governo do Estado.

Presente ao ato, o deputado Renato Roseno destacou a importância do serviço público e que sem ele a injustiça social aumenta. “O serviço público é fundamental para a saúde e para a educação, todos nós estamos aqui, vivos depois da pandemia, porque fomos vacinados pelo SUS. Estamos juntos nessa peleja, sempre lutar. O que muda a vida é a luta”, frisa.

Vagner VenâncioFuaspeccampanha salarial 2024Waldemir Catanhoservidores em lutagovardador Elmano de FreitasRavenna GuimarãesOficiais de Justiçareposição JÁato unificadoservidores estaduaisRenato Roseno

Luana Lima

Jornalista

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.