Sede do Sindojus não irá funcionar no feriado de Tiradentes

20/04/2016

Desde 1965 celebra-se, em 21 de abril, o Dia de Tiradentes. Um dos líderes da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier acabou tornando-se herói ao morrer, nesta data, aos 45 anos. Em 1789, começou-se uma articulação nas Minas Gerais, a qual ganhou mais adeptos com a decisão de D. João V de cobrar o “Quinto” – imposto que obrigava os mineiros a pagar, semestralmente, cem arrobas de prata, que deveriam ser pagos à Coroa. Houve, então, uma revolta contra o decreto da “derrama”, medida que permitia a cobrança de imposto, dando liberdade para prender aquele que se recusasse a pagá-lo.


O atual cenário político/econômico brasileiro é similar ao daquela época, com juros altos e uma quantidade absurda de impostos pagos, refletindo em toda sociedade e também nos Oficiais de Justiça. A categoria é diretamente prejudicada, uma vez que coloca um bem particular à disposição do Estado – o seu veículo próprio. É nele que cumpre os mandados, dando efetividade às decisões judiciais. Para isso, porém, tem de arcar com os sucessivos aumentos do preço da gasolina, a manutenção (que tem de ser feita com maior frequência) e depreciação de seu carro.


Funcionamento


Em decorrência do feriado, nesta quinta-feira (21) o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) não irá funcionar. As atividades serão retomadas normalmente na sexta-feira, 22 de abril, a partir das 8 horas.

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.