Fortalecimento do judiciário

Presidente do TJCE empossa 88 servidores e anuncia que haverá mais convocações de Oficiais de Justiça em julho

Cinco oficiais tomaram posse. Marcello do Vale, Alekson Carvalhal, Heron Pearce, Matheus Fontenele e Valdir Braga Filho reforçarão as comarcas de Iguatu, Tauá e Juazeiro do Norte

21/05/2024
Foto: Luana Lima/Sindojus Ceará

O Poder Judiciário cearense ganhou reforço, na última sexta-feira (10), de 88 novos servidores, entre técnicos das áreas judiciária e administrativa, analistas das áreas judiciária e de Ciências da Computação, e Oficiais de Justiça. Depois de dar as boas-vindas aos presentes, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides, destacou que na sua trajetória não se recorda de outro evento com essa dimensão, com 88 empossados. “No bom cearês, de uma lapada só”, disse em tom descontraído. O gestor acrescentou que seriam 114, mas alguns estavam com a documentação pendente e tomariam posse depois.

Conforme vem falando nas cerimônias de posse, o gestor externou que a mensagem é sempre essa: de muita alegria. “Temos direitos, temos obrigações e quando a gente soma ao quadro pessoas que têm o seu mérito, foram aprovados em um concurso difícil, alguns deixando outras instituições para virem para cá, é sempre motivo de muita alegria para a gente. O Tribunal de Justiça do Ceará precisa do esforço, do trabalho, da dedicação e do amor de cada um de vocês ao serviço público”, frisou.

“Já disse até para o Vagner, o diligente e consciencioso presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça, vou atender não só aos pedidos dele, mas à necessidade, à demanda e na próxima nós vamos nomear mais Oficiais de Justiça”, assegurou o presidente do TJ.

O desembargador complementou que o TJ está ampliando o quadro de servidores e deverá ampliar ainda mais, e anunciou que em julho haverá mais convocações de técnicos, analistas e Oficiais de Justiça. “Já disse até para o Vagner, o diligente e consciencioso presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça, vou atender não só aos pedidos dele, mas à necessidade, à demanda e na próxima nós vamos nomear mais Oficiais de Justiça”, assegurou.

O presidente do TJ desejou aos novos servidores que sejam felizes e se mantenham nos quadros do judiciário cearense. Ele informou que a administração teve o cuidado de incluir na minuta do projeto de lei que será apreciada no Pleno desta quinta-feira (23), a qual trata da alteração no Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos servidores, melhorias com o intuito de oferecer benefícios para que os novos servidores permaneçam na Casa, “sintam-se felizes e recompensados materialmente aqui”. “O padrão de justiça que deve prevalecer na vida da gente e de todos os servidores, procurar ser justo e fazer justiça que é o ideal. O meu abraço caloroso a todos vocês”, expressou.

Foto: Luana Lima/Sindojus Ceará

Novos Oficiais de Justiça reforçarão as comarcas de Iguatu, Tauá e Juazeiro do Norte

Cinco novos Oficiais de Justiça tomaram posse. Marcello do Vale, Alekson Carvalhal, Heron Pearce, Matheus Fontenele e Valdir Braga Filho reforçarão, respectivamente, as comarcas de Iguatu, Tauá e, os três últimos, de Juazeiro do Norte. Eles falaram da felicidade de tomar posse e da expectativa para assumir a carreira.

Alekson Carvalhal contou que sempre estudou para a área judiciária e que é uma honra e uma satisfação assumir o cargo de Oficial de Justiça, uma função tão importante para a sociedade. “Espero ser bem acolhido na comarca de Tauá”, disse.

Natural do Maranhão, Heron Pearce disse que estuda para concursos há um tempo e escolheu o Ceará por saber que é um ótimo estado do Nordeste, é próximo de casa e pelo fato de o TJCE ser um ótimo tribunal. “Sou grato a Deus e à minha família, que me ajudou muito. É um ótimo cargo e pretendo ajudar a sociedade cearense”, salientou.

“Papel essencial à justiça”

Matheus Fontenele, que já é da Casa – antes era técnico judiciário na comarca de Cascavel – contou que decidiu prestar concurso para Oficial de Justiça por saber que é uma profissão que é um elo de ligação entre o juiz e a sociedade, e desempenha um papel essencial à justiça. Ele acrescentou que a sua posse é resultado de muito trabalho, porque estudar também é um trabalho, e que aquele momento era a colheita de muito esforço. Falou também da importância de ter os familiares naquele momento. “É mais por eles do que por mim”, disse. Confessou ainda que não pretende parar de estudar, pois o seu foco é a magistratura.

Foto: Luana Lima/Sindojus Ceará

Valdir de Sousa Filho sempre quis seguir o caminho do serviço público. O seu sonho é a magistratura, mas disse que encontrou vários concursos do judiciário abertos e viu no de Oficial de Justiça uma oportunidade. O sangue do judiciário corre na sua veia familiar. Ele tem três tios Oficiais de Justiça: o Antonio, aposentado em Sobral, mais conhecido como Toin; o Anuque, em Varjota; e o João Braga de Sousa, em Fortaleza; além de um tio que é magistrado em Caucaia.

Quanto à expectativa para assumir em Juazeiro do Norte, ele diz que vai ter de reconstruir a vida, pois sempre viveu entre Sobral e Fortaleza, entretanto, comentou que está otimista e pretende abraçar esse novo que virá. “Estou muito feliz por tomar posse, é um dia de muita alegria para mim e para a minha família. Todos nós esperamos muito por esse dia”, comemorou.

Curso de formação

Os novos Oficiais de Justiça participam, nesta semana, do curso de formação que está sendo promovido pela Coordenadoria de Educação Corporativa do TJ, o qual teve início ontem e segue até a próxima sexta-feira (24). Plano estratégico, estrutura do Poder Judiciário, Avaliação Especial de Desempenho, Metas do CNJ e tabelas processuais, GAM, CE-Prevcom, ética e o serviço público são alguns temas que estão sendo abordados. A parte voltada à capacitação para Oficial de Justiça será ministrada por Fábio Chagas, Oficial de Justiça lotado na comarca de Crateús.

Como já é de praxe, o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) promoverá um curso de formação, no formato virtual, quando serão abordados conhecimentos inerentes ao papel do Oficial de Justiça no Processo Civil e Penal, na Lei do Inquilinato, Lei Maria da Penha, Lei de Execuções Fiscais, no Juizado Especial e Código de Processo Penal, além de orientações práticas voltadas para o dia a dia da profissão.

O presidente Vagner Venâncio parabeniza a administração pela posse dos novos servidores, o que demonstra a valorização e o fortalecimento do serviço público. Quanto às próximas convocações de Oficiais de Justiça, a expectativa do sindicato é de que ocorra no maior número possível, para suprir a demanda cada vez mais crescente em todo o Estado.

Vagner VenâncioPCCRdesembargador Abe4lardo Benevidesnovas convocaçõesOficiais de JustiçaSindojusTJCESindojus Cearáservidoresposse

Luana Lima

Jornalista

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.