Participe!

“Preservação da saúde mental e da vida nas carreiras jurídicas” é tema de palestra que será ministrada em Quixadá

O evento será o pontapé inicial dos trabalhos da Comissão Corrente da Vida, uma iniciativa do Sindojus e de Oficiais e Oficialas de Justiça voluntários

02/06/2022

“A preservação da saúde mental e da vida nas carreiras jurídicas: um debate urgente” é o tema da palestra que será ministrada pelo tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Edir Paixão, e pela Oficiala de Justiça Dayana Tavares, da comarca da Jaguaretama, no dia 15 de junho, em Quixadá. O evento será, às 14 horas, no Auditório do Centro Universitário Católica (Unicatólica), aberto ao público.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, que é mestre em saúde pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua na identificação e intervenção de pessoas em risco de suicídio, destaca que esse é um tema da máxima importância, uma vez que as pessoas não foram educadas emocionalmente e, muitas vezes, desvinculam a saúde física da mental. “Os dois precisam ser trabalhados e os dois estão vinculados”, observa.

Salutogênese

Em vez da patologia, Edir Paixão adianta que a palestra será focada na salutogênese, ou seja, naquilo que cria a saúde. O termo é de autoria do pesquisador Aaron Antonovsky, que em 1979 já falava sobre essa nova abordagem para a promoção da saúde. “A gente muitas vezes foca no que é ruim, no que é doença e se esquece de trabalhar o que é saúde, que promove qualidade de vida e bem-estar. A ‘batida’ da nossa fala vai ser essa. É uma ressignificação da abordagem, falar da saúde mental de uma forma diferenciada”, destaca.

Além de fomentar a conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e a valorização da vida, a palestra tem como objetivo estabelecer uma cultura de prevenção a episódios de adoecimento de ordem mental por sobrecarga laboral no âmbito do Poder Judiciário, buscando promover maior sensibilização e colaboração entre os atores ligados à justiça, evidenciando as possibilidades de uma atuação mais sensível nos diferentes papeis desempenhados por cada agente.

Transporte e inscrições

Será disponibilizado transporte aos Oficiais e Oficialas de Justiça da capital e da região metropolitana que desejarem assistir à palestra em Quixadá. Para facilitar a logística, os(as) interessados(as) deverão entrar em contato com a Secretaria do Sindojus pelo telefone (85) 99981.0689 (WhatsApp) confirmando a participação. Sindicalizados(as) de outros municípios que queiram participar terão as despesas com deslocamento ressarcidas pela entidade. Inscrições deverão ser feitas AQUI.

A mesa será composta pelo presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), Vagner Venâncio; pelo coordenador da Faculdade de Direito da Unicatólica, Pedro Rafael Malveira Deocleciano; pelo presidente da OAB Subsecção Sertão Central, Davi Costa Pordeus; e pelos palestrantes Edir Paixão e Dayana Tavares. A mesa será presidida pela Oficiala de Justiça e diretora do Sindojus, Ana Karmen Fontelene, lotada na comarca de Chorozinho e mestre em Direito pela UFC.

O evento é uma realização do Sindojus e da Comissão Corrente da Vida, com apoio do Guardiões da Vida do Corpo de Bombeiros, do Programa Vidas Preservadas do Ministério Público do Ceará (MPCE), da Unicatólica Quixadá, da OAB Subsecção Sertão Central e do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Logomarca da Comissão Corrente da Vida, formada pela diretoria do Sindojus e por oficiais e oficialas voluntários

Comissão Corrente da Vida

Criada com o objetivo de formar uma grande corrente em defesa da vida, a Comissão Corrente da Vida, formada pela diretoria do Sindojus e por oficiais e oficialas voluntários, está elaborando um cronograma com várias atividades com foco na saúde mental de Oficiais de Justiça e demais servidores do Poder Judiciário. A primeira reunião do grupo foi realizada no dia 18 de maio, na sede do sindicato e por videoconferência, com a presença de Edir Paixão e da promotora de Justiça Karine Leopércio, coordenadora do Programa Vidas Preservadas MPCE, quando foram debatidas as ações a serem desenvolvidas visando a ter uma pauta permanente sobre o tema.

A palestra em Quixadá será a primeira ação da Comissão. A próxima será a oferta do curso Guardiões da Vida, ministrado pelo tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Edir Paixão, em data e local a serem definidos. A formação tem como objetivo transformar cada participante em um agente de prevenção do suicídio, em que a pessoa seja capaz de identificar os sinais de alerta, os fatores de prevenção, saiba a maneira correta de abordar quem possa estar com ideação suicida e fazer o encaminhamento para ajuda profissional.

Deverá ser confeccionada ainda uma cartilha voltada especificamente para a categoria dos Oficiais de Justiça, destacando a importância da saúde mental, os sinais de alerta e com informações de como acolher pessoas que estejam passando por algum tipo de sofrimento de ordem mental.

A entidade está ainda em constante diálogo com a presidência do TJCE para que seja criada uma pauta permanente sobre o tema, assim como protocolos para os casos críticos, o que deverá ser feito por meio de resolução ou portaria, para que se torne uma política institucional e não apenas um projeto de gestão.

Busque ajuda profissional

“A vida é sempre a melhor solução” é o slogan da Comissão Corrente da Vida. Tristeza, perda de interesse ou prazer, sentimentos de culpa ou baixa autoestima, sono e apetite alterados, cansaço e falta de concentração são sintomas de depressão. Caso esteja com alguns desses sintomas, lembre-se que para todo problema há solução. Não hesite em buscar ajuda profissional.

Em Fortaleza, esse apoio é prestado pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e por unidades como o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). É feito atendimento também no Programa de Apoio à Vida (Pravida) da Universidade Federal do Ceará (UFC): (85) 3366.8149 e (85) 98400.5672. E de forma remota pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do número 188 ou pelo site www.cvv.org.br.

Nos casos de urgência e emergência, deve-se acionar a Polícia Militar do Ceará (PMCE) pelo 190, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no 192 ou o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) no 193.

Serviço:

Palestra “A preservação da saúde mental e da vida nas carreiras jurídicas: um debate urgente”
Com Edir Paixão e Dayana Tavares
15 de junho
14 horas
Auditório da Unicatólica de Quixadá
Evento gratuito e aberto ao público

Será disponibilizado transporte para os oficiais e oficialas de Fortaleza e da região metropolitana que desejarem assistir à palestra. O número para confirmar o translado é o (85) 99981.0689 (WhatsApp).

Maikon Gomes CoutinhoHomenagemComissão Corrente da VidaOficial de JustiçaEdir PaixãoSindojuspreservaçãoSindojus Cearádebate urgentepalestraDayana Tavaressobrecarga de trabalhoQuixadácarreiras jurídicassaúde mental
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.