Arborização

Nova ação de plantio de árvores é realizada no Fórum Clóvis Beviláqua

A atividade é uma iniciativa do Movimento Pró-Árvore, em parceria com a diretoria do Fórum. Na ocasião, a oficiala Camila Pinheiro foi homenageada pelo Dia das Mães

10/05/2019
Fotos: Milton Figueiredo

O Movimento Pró-Árvore realizou, na manhã de hoje, nova ação de plantio de árvores no estacionamento do Fórum Clóvis Beviláqua. A atividade, uma iniciativa do Oficial de Justiça Antônio Sérgio Farias Castro (fundador do movimento) e do técnico judiciário Iderlandio Morais (também do Pró-Árvore) foi feita em parceria com a administração do Fórum Clóvis Beviláqua. A diretora, juíza Ana Cristina Esmeraldo, colocou a “mão na massa” e, juntamente com outras três servidoras, plantou quatro ipês amarelos, cujo nome científico é Handroanthus chrysotrichus, espécie nativa da Serra de Ibiapaba.

“Nada mais significativo do que vê-los enraizados nesse momento de homenagem do Dia das Mães e por mães que também perpetuam essa espécie, e fazem crescer a nossa natureza e a vida, em razão disso é que a gente associou o plantio desses ipês à maternidade, por estarem todos dentro dessa grandeza da natureza”, destacou.

Homenagem

A oficiala de Justiça Camila Pinheiro, da Ceman de Fortaleza, esteve entre as homenageadas. “Surpreendi-me com o convite, não sabia que ia ter essa ação tão bonita em homenagem ao Dia das Mães, estou muito emocionada. É um momento maravilhoso de união da mãe natureza com essas mães”, frisou. Toda a ação foi acompanhada pelo olhar atento de dona Terezinha Pinheiro, 85 anos, avó da oficiala. Ela, que é de Quixadá, coincidentemente estava hoje em Fortaleza, quando conheceu a netinha de dez meses, e pôde prestigiar a ação.

Parceria

O Oficial de Justiça Antônio Sérgio Farias Castro, engenheiro agrônomo, botânico e fundador do Pró-Árvore, contou que a diretora Ana Cristina abraçou a causa do plantio de árvores e, além da atividade de hoje, realizará, de 5 a 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente no Fórum Clóvis Beviláqua, com abertura da exposição Flora do Ceará. Haverá também uma Mesa de sementes, roda de conversas sobre a natureza do Estado e mais plantio de espécies nativas. Até o momento, cerca de 35 mudas já foram plantadas, de 13 espécies diferentes, todas elas nativas. Ubaia, barbasco, ipês amarelos, macaúba, pau branco, marajaitiba, cana-de-macaco, jenipapo-bravo, jucás e pajeús são algumas delas.

“São plantas de colecionadores, não têm para vender no mercado, então realmente é um exemplo para a cidade. Fortaleza é um caos na parte de arborização e uma ação como essa vem no contraponto para buscar um equilíbrio, um reencontro com a natureza”, ressaltou Antônio Sérgio. Além do Oficial de Justiça, também participaram da atividade as oficialas Ana Marta do Vale, Mariana Pinheiro e a homenageada, Camila Pinheiro. O Sindojus parabeniza a todos pela louvável iniciativa de contribuir com a arborização do Fórum e da cidade.

 

Oficial de JustiçaSindojusSindojus CearáDia das MãesplantioárvoresMovimento Pró-ÁrvoreAntônio Sérgio FariasCamila PinheiroHomenagemSemana do meio ambienteFórum Clóvis Beviláqua
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.