Firmes para cumprir a lei

Mesmo com todas as dificuldades de 2021, os Oficiais de Justiça não deixaram de cumprir, um só dia, o seu trabalho nas ruas

“O ano passou e a força para cumprir a lei continua” é o que aborda a campanha de valorização do Oficial de Justiça lançada na mídia pelo Sindojus neste mês de fevereiro

18/02/2022
Fotos e vídeo: Sindojus Ceará

Mesmo em meio a tantas dificuldades de 2021, os Oficiais de Justiça não deixaram de cumprir, um só dia, o seu trabalho nas ruas. Só no ano passado foram 750.918 mandados cumpridos em todo o Estado. Nos Juizados da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza foram materializadas, no período de janeiro de 2021 a janeiro deste ano, 22.870 ordens judiciais. “O ano passou e a força para cumprir a lei continua” é o que aborda a campanha de valorização do Oficial de Justiça lançada na mídia pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) neste mês de fevereiro. E, em 2022, independente do que vier, a categoria continuará firme fazendo valer as decisões judiciais.

Oficiais de Justiça exercem função essencial à justiça. Sem o trabalho desses servidores a celeridade processual que a sociedade e os advogados tanto cobram não se efetivaria. É preciso ser aprovado em concurso e, no Ceará, ser bacharel em Direito para assumir a função. Além de capacitados, exercem com responsabilidade o seu mister. Para dar maior agilidade às demandas judiciais, no entanto, necessário se faz a realização de um amplo concurso público para o cargo. O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) anunciou que realizará, ainda neste ano, concurso com 10 vagas para o cargo, quantidade muito aquém da real necessidade no Estado.

A entidade parabeniza a chefe do Poder Judiciário pela realização do certame e segue os diálogos com a administração, no sentido de sensibilizá-la da importância da oferta de um maior número de vagas, isso para que o judiciário cearense volte a ter o mesmo quantitativo de Oficiais de Justiça de sete anos atrás. Em 2015 eram 723 na ativa, enquanto hoje são 658 – 65 a menos –, ainda que, com o avanço da tecnologia e o uso, inclusive, de robôs, a demanda só aumente.

Em 2019 foram cumpridos 785.597 mandados em todo o Ceará. Em 2020, quando teve início a pandemia, foram 651.068. No ano passado o quantitativo saltou para 750.918, totalizando 2,1 milhões de mandados cumpridos nos últimos três anos – uma média de 729.194 por ano.

Valorização

Apesar da nova onda da Covid-19 e do surto de Influenza pela circulação da variante H3N2, Oficiais de Justiça dão mais uma demonstração de força e coragem, e seguem trabalhando firmes para fazer valer as decisões judiciais. É essa realidade que está sendo divulgada pela campanha de valorização do Oficial de Justiça realizada pelo Sindojus Ceará neste mês de fevereiro, com inserções na rádio e nas redes sociais. “Mesmo com a pandemia e os desafios de 2021, o trabalho dos Oficiais de Justiça não parou um dia sequer. Eles arriscaram as suas vidas para cumprir a lei. E, em 2022, não será diferente”, destaca o material.

Sindojus: justiça para quem leva justiça a todos.

SindojusSindojus Cearácampanhavalorizaçãomídiamandados cumpridosConcurso PúblicoOficial de Justiça
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.