Atenção à saúde mental

Inscrições para acolhimento e escuta psicológica podem ser feitas até amanhã (22)

O serviço visa a oferecer uma escuta atenta e acolhedora em situações emergenciais que demandem cuidado psicológico. O atendimento pode ser presencial ou on-line, de forma individual

21/03/2023
Foto: Divulgação

Pensando no cuidado com a saúde e o bem-estar dos profissionais que atuam no judiciário cearense, a Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua abriu novas vagas para o Plantão Psicológico. O serviço visa a oferecer a colaboradores e colaboradoras uma oportunidade de escuta profissional atenta e acolhedora, em situações emergenciais que demandem cuidado psicológico. O atendimento poderá ocorrer na modalidade presencial ou on-line, de forma individual. Interessados(as) deverão realizar inscrição até o dia 22 de março.

A iniciativa faz parte do Programa de Saúde do Trabalhador (Prost), em parceria com a professora Patrícia Passos Sampaio, da coordenação do curso de graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor). O serviço é realizado por graduandas do referido curso que integram o programa, sob supervisão da coordenadora.

O objetivo é disseminar conhecimentos, promover mudança de atitudes e o despertar de consciência para a qualidade da saúde mental dos colaboradores da instituição.

Oficinas de Escuta

A partir de solicitação feita pelo coordenador da Central de Cumprimento de Mandados Judiciais (Ceman) de Fortaleza, Wagner Sales, foram realizadas, em março de 2019, duas Oficinas de Escuta, realizadas pela Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua, em parceria com o curso de Psicologia da Unifor, voltadas para a categoria dos Oficiais de Justiça.

Levantamento feito pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça (Sindojus-CE) por meio de pesquisa junto à categoria aponta que depressão e síndrome do pânico são os transtornos mentais mais comuns entre oficiais e oficialas de Justiça. Wagner Sales avalia que o próprio desempenho da função, diante das reiteradas cobranças por parte de magistrados e dos riscos aos quais a categoria está exposta diariamente no exercício da profissão, é responsável por agravar esses tipos de doenças.

Como fruto dos trabalhos do Sindojus e da Comissão Corrente da Vida – formada pela entidade, além de oficiais e oficialas voluntários – o Programa de Saúde do Trabalhador do Fórum Clóvis Beviláqua anunciou, em setembro do ano passado, o retorno das Oficinas de Escutas voltadas, exclusivamente, à categoria dos Oficiais de Justiça, com encontros semanais, realizados no formato remoto.

Buque ajuda profissional

Tristeza, perda de interesse ou prazer, sentimento de culpa ou baixa autoestima, sono e apetite alterados, cansaço e falta de concentração são sintomas de depressão. Caso você esteja sentindo algo assim, lembre-se que para todo problema há solução. Não hesite em buscar ajuda profissional.

Em Fortaleza, esse apoio é prestado pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e por unidades como o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). É feito atendimento também no Programa de Apoio à Vida (Pravida) da Universidade Federal do Ceará (UFC): (85) 3366.8149 e (85) 98400.5672. E de forma remota pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do número 188 ou pelo site www.cvv.org.br.

Nos casos de urgência e emergência, deve-se acionar a Polícia Militar do Ceará (PMCE) pelo 190, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no 192 ou o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) no 193.

Inscreva-se no acolhimento e escuta psicológicaAQUI.

*Com informações do TJCE

saúde mentalComissão Corrente da Vidaacolhimentoescuta psicológicaSindojusTJCESindojus Cearáinscrições
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.