Atenção à saúde mental

Secap anuncia o retorno das Oficinas de Escuta para Oficiais de Justiça

O lançamento será com a palestra “As demandas contemporâneas e a ética do cuidado de si”, que será realizada nesta sexta-feira (9), às 9h. Inscrições podem ser feitas até amanhã (7)

06/09/2022
Arte: Secap/TJCE

Os trabalhos do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) e da Comissão Corrente da Vida, formada pela entidade e por oficiais e oficialas voluntários, começam a colher frutos. O Programa de Saúde do Trabalhador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), coordenado pela Seção de Capacitação (Secap) do Fórum Clóvis Beviláqua, anunciou o retorno das Oficinas de Escuta voltados aos Oficiais de Justiça. Dessa vez, não só os de Fortaleza, mas de todo o Estado. O lançamento será marcado pela palestra “As demandas contemporâneas e a ética do cuidado de si”, ministrada pela psicóloga Patrícia Passos, professora da Universidade de Fortaleza (Unifor). O evento será nesta sexta-feira (9), às 9 horas, on-line.

Inscrições podem ser feitas até amanhã (7), por meio do link disponibilizado no final da matéria. A palestra é voltada para oficiais e oficialas de Justiça do Interior e da capital, e será realizada pela plataforma Teams. De acordo com a Secap, a previsão é de que ocorram duas oficinas de escuta neste semestre.

Já as inscrições para as Oficinas de Escuta e os Plantões Psicológicos, voltados exclusivamente à categoria dos Oficiais de Justiça, podem ser feitas até o dia 14 de setembro. Os encontros serão semanais, pela plataforma Teams, sempre às sextas-feiras, a partir das 9 horas. As oficinas possuem escuta em grupo e os plantões psicológicos são individuais, em dia e horário a serem definidos pelo(a) inscrito(a) e a terapeuta. Os trabalhos serão mediados pela professora Patrícia Passos e acadêmicos de psicologia da Unifor.

Guardiões da Vida

Como parte do cronograma de atividades da Comissão Corrente da Vida – criada com o objetivo de formar uma grande corrente em defesa da vida –, será realizado, no dia 20 de setembro, o Treinamento Guardiões da Vida, ministrado pelo tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Edir Paixão; e pela promotora de Justiça Karine Leopércio, coordenadora do Programa Vidas Preservadas, do Ministério Público do Ceará (MPCE). O evento será, às 15h, no Auditório Floriano Benevides do Fórum Clóvis Beviláqua, voltado para Oficiais de Justiça, além de servidores e magistrados do judiciário cearense.

As provocações do sindicato junto à administração do TJ são no sentido de que sejam criados protocolos para os casos críticos, o que deverá ser feito por meio de resolução ou portaria, para que se torne uma política institucional e não apenas um projeto de gestão, assim como um acompanhamento especializado por parte da Coordenadoria de Saúde Ocupacional do tribunal.

Busque ajuda profissional

“A vida é sempre a melhor solução” é o slogan da Comissão Corrente da Vida. Tristeza, perda de interesse ou prazer, sentimento de culpa ou baixa autoestima, sono e apetite alterados, cansaço e falta de concentração são sintomas de depressão. Caso você esteja sentindo algo assim, lembre-se que para todo problema há solução. Não hesite em buscar ajuda profissional.

Em Fortaleza, esse apoio é prestado pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e por unidades como o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). É feito atendimento também no Programa de Apoio à Vida (Pravida) da Universidade Federal do Ceará (UFC): (85) 3366.8149 e (85) 98400.5672. E de forma remota pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do número 188 ou pelo site www.cvv.org.br.

Nos casos de urgência e emergência, deve-se acionar a Polícia Militar do Ceará (PMCE) pelo 190, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no 192 ou o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) no 193.

Link para inscrição na palestra “As demandas contemporâneas e a ética do cuidado de si”https://forms.office.com/r/2iH40PtWsy

Link para inscrição na Oficina de Escuta ou Plantão Psicológicohttps://forms.office.com/r/SVMzE0ehyb

capitalsaúde mentalOficinas de EscutaComissão Corrente da VidaOficiais de JustiçaSecapSindojusTreinamento Guardiões da VidaInteriorTJCESindojus Cearápalestra
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.