Esclarecimentos sobre o cálculo das mensalidades do convênio Unimed-Sindojus

26/11/2013

Como fazer os cálculos do reajuste?

 

Primeiro reúna a tabela da Unimed sem a inclusão da contribuição previdenciária dos médicos cooperados (4,5%) e sem a taxa de serviço (1,5%). Enquadre todos os participantes do plano e some os valores. Segundo, aplique o índice de reajuste solicitado pela Unimed (27%) e que está sendo depositado em uma conta judicial. Terceiro, aplique o índice de 6% referente à contribuição previdenciária dos médicos cooperados e a taxa de serviço. Este é o valor que deveria estar sendo aplicado desde o mês agosto de 2013.

 

O que é o reajuste retroativo?

 

Como o reajuste não foi aplicado nos meses de agosto, setembro e outubro de 2013, a diferença entre o novo valor (com reajuste de 27% e 6%) com relação ao valor sem reajuste, denominou-se reajuste retroativo. Este valor é multiplicado por três, em razão dos meses de agosto, setembro e outubro de 2013. Somando-se estes três valores, devemos agora dividi-los por seis, para que as parcelas não fiquem demasiadamente pesadas. Assim, o retroativo de três meses serão cobrados em seis parcelas, nos meses de novembro e dezembro de 2013, e janeiro a abril de 2014, quando então o preço das mensalidades irá diminuir.

 

O que é exceção de novembro e dezembro de 2013?

 

No mês de novembro de 2013 ocorreu uma falha no processamento do retroativo, fazendo com que os valores fossem cobrados a menor. Em dezembro de 2013, a diferença apurada em novembro foi incluída para corrigir os valores processados. Em janeiro de 2014 as mensalidades ficarão um pouco menores em razão de não mais existir compensação da exceção.

 

Onde estão depositados os valores cobrados?

 

O Sindojus-CE recebe os valores remetidos pelo TJCE, a partir do desconto em folha, e em seguida deposita na conta judicial atrelada ao processo judicial que o sindicato move contra a Unimed. Quando for determinado o índice final do reajuste, após o julgamento do mérito, os valores cobrados a mais serão devolvidos para cada oficial de justiça que fizer jus.

 

Clique aqui e veja a Decisão Liminar da 2ª Vara Cível.

 

Tabela de preços da Unimed sem a incidência do reajuste de 27% e de 6% referente à contribuição previdenciária dos médicos cooperados e a taxa de serviço.

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.