Presídios do Estado

Cumprimento das ordens judiciais será feito por agendamento, afirma secretário Mauro Albuquerque

O gestor disse, ainda, que é preciso levar o preso para um local adequado, que não deve ser o parlatório. Será criado um protocolo para padronizar os procedimentos em todo o Estado

16/04/2019
Fotos: Luana Lima

A mudança no procedimento adotado para cumprimento das ordens judiciais nos presídios do Estado, que está prejudicando o trabalho do Oficial de Justiça e gerando morosidade na prestação jurisdicional, parece estar caminhando para uma solução. Em reunião realizada na tarde de ontem na Corregedoria Geral da Justiça, o titular da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Luís Mauro Albuquerque, afirmou que a primeira medida que precisa ser tomada é criar um protocolo.

“É inadmissível que cada unidade trabalhe de forma diferente. Temos que ter o mesmo padrão para que o Oficial de Justiça possa desempenhar o seu trabalho da melhor maneira possível. Para isso, o melhor caminho é o agendamento, não tem como, assim como levar o preso para um local adequado, que eu acredito que não deve ser o parlatório. Tem que ser um local específico”, afirmou.

Segurança

Ele acrescenta que está pensando, exclusivamente, na segurança da categoria, pois a sistemática dentro dos presídios mudou e os internos vão querer aproveitar a janela de oportunidades que tiverem. “Eu estou falando de puxar o oficial pela grade e colocar um ‘stalker’ no pescoço. Alguém pode alegar que mantém uma distância de segurança, mas ele pode jogar uma lança, como já ocorreu outras vezes. A gente se preocupa com isso, então o melhor caminho é o agendamento e vamos trabalhar em cima das nossas deficiências”, garantiu.

Para que o agendamento seja feito, o gestor informou que será criado um e-mail institucional próprio para essa finalidade. “Estou vendo a questão da agilidade. No caso dos alvarás de soltura, estou tentando imaginar como a gente pode fazer”, disse. De antemão, informou que deverá ser usado o mesmo procedimento das demais ordens judicias: o e-mail. Com relação à contrafé, foi taxativo ao afirmar que ela deverá ficar com o preso.

As ponderações de Mauro Albuquerque foram feitas após o secretário ouvir atentamente o relato de membros da diretoria do Sindojus, assim como de oficiais de Fortaleza e da região metropolitana

“Essa reunião é muito importante, porque a gente ficou conhecendo as demandas dos Oficiais de Justiça e os casos específicos. A partir de agora, acredito que vai melhorar bastante, porque foi criado esse canal (de diálogo), que é o mais importante. O meu telefone está à disposição e o que vocês precisarem eu estou aqui”, reforçou.

As ponderações de Mauro Albuquerque foram feitas após o secretário ouvir atentamente o relato de membros da diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), assim como de oficiais de Fortaleza e da região metropolitana.

Horário

Flávio Vinícius Bastos Sousa, juiz superintendente da Central de Cumprimento de Mandados (Ceman) observou que é preciso avançar na questão da comunicação eletrônica, a qual pode ser feita através de malote digital. “Precisamos ter um canal de comunicação oficial, institucional e, se possível, avançar também na questão da videoconferência para intimações e citações para audiências, o que diminuiria o deslocamento dos Oficiais de Justiça”, sugeriu.

César Morel, juiz corregedor auxiliar, falou que a tendência agora é que os problemas sejam minimizados. “Só quem ganha é a sociedade, que terá um retorno grande com a resolução dessa problemática de forma simples e prática, como se almeja”, salientou. Melhorias para o Sistema Penitenciário (Sispen) da SAP e para a Central Integrada de Apoio à Área Criminal (Ciac) do Fórum Clóvis Beviláqua foram outros assuntos abordados durante o encontro.

A diretoria do Sindojus agradece o empenho da Corregedoria Geral da Justiça para marcar a reunião, cujo intuito é dar maior celeridade ao cumprimento das ordens judiciais nos presídios do Ceará

Agradecimento

Carlos Eduardo Mello, diretor Jurídico do Sindojus, avalia que a reunião foi excelente e comentou que, a partir de agora, esse contato direto com o secretário será aperfeiçoado. “A gente só tem a agradecer a todo o empenho que a Corregedoria Geral da Justiça teve para marcar essa reunião. Precisamos resolver essa questão da demora para o cumprimento da ordem judicial, notadamente dos alvarás de soltura. Foram dados os encaminhamentos e acredito que a partir de agora a sistemática será mais produtiva, visando sempre uma prestação jurisdicional célere, primando pela eficiência o bem estar do trabalho do Oficial de Justiça”, destacou.

Participaram do encontro o presidente do Sindojus, Vagner Venâncio; os diretores Carlos Eduardo Mello, José de Mendonça e Damião Júnior; o coordenador da Ceman, Wagner Sales; e os Oficiais de Justiça Dinailton Melo e Edmilson de Paula. Por parte do Poder Judiciário, o juiz auxiliar da corregedoria, César Morel; a juíza diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, Ana Cristina Esmeraldo; e o juiz superintendente da Ceman, Flávio Vinícius Sousa. Representando a SAP, o secretário Luís Mauro Albuquerque, que estava acompanhado do seu corpo técnico.

Antes de levar a demanda à Corregedoria Geral da Justiça, a diretoria do Sindojus se reuniu com oficiais e oficialas de Fortaleza e da região metropolitana para ouvir as reclamações com relação as dificuldades enfrentadas no cumprimento de mandados judiciais nos presídios do Estado.

Luís Mauro AlbuquerqueSecretaria da Administração PenitenciáriaOficiais de JustiçaSAPCearáordens judiciaisSindojusSindojus Cearáunidades prisionaismandados judiciaispresídiosprocedimentoCorregedoria-Geral da Justiça
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.