Teresina, Piauí

Ceará tem a maior delegação do IV Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça (Conojus)

Foram 50 participantes, de 28 comarcas. Na festa de encerramento, o presidente Vagner Venâncio recebeu homenagem especial por ter levado a maior representação ao evento

27/03/2023
Foto: Luana Lima/Sindojus Ceará

Oficiais e oficialas de Justiça do Ceará participaram, nos dias 23 e 24 de março, da quarta edição do Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça (Conojus), realizado em Teresina, Piauí. O Estado teve a maior delegação do evento. Foram 50 participantes, de 28 comarcas. Entre elas: Aquiraz, Assaré, Barbalha, Barro, Cascavel, Carnaubal, Cedro, Crato, Crateús, Graça, Fortaleza, Hidrolândia, Horizonte, Ibiapina, Itarema, Iguatu, Itapipoca, Jucás, Pacatuba, Maracanaú, Missão Velha, Meruoca, Novo Oriente, Orós, Sobral, Tamboril, Tianguá, Ubajara.

O anfitrião Carlos Henrique Sales, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Piauí (Sindojus-PI), agradeceu por todo o apoio prestado pelo Sindojus Ceará desde que o Piauí foi anunciado, ainda durante o III Conojus, em Belo Horizonte, como o próximo estado-sede. “Se esse evento é um sucesso se deve também a participação do Ceará. A maior delegação é a do Ceará, inclusive, isso me deixa emocionado, porque eu moro aqui, mas a minha origem é o Ceará. Agradeço a delegação e também a toda a diretoria do sindicato”, destacou.

O presidente do Sindojus Ceará, Vagner Venâncio, elogiou a organização do congresso, que já é o maior evento nacional de Oficiais de Justiça, de caráter internacional. O IV Conojus, o primeiro realizado no Nordeste, conta com 550 inscritos, de 22 estados mais o Distrito Federal, e quatro países: Bélgica, Portugal, Espanha e Argentina. “Superamos todos os Conojus e eventos realizados por outras entidades. Com a ajuda das federações, da Fesojus e dos estados filiados nós conseguimos esse mérito”, comemorou Carlos Henrique Sales.

Conojus contribui para o fortalecimento da categoria

Participando pela primeira vez do congresso, Fábio Chagas, da comarca de Crateús, falou da gratificação de participar de um evento tão bem organizado como esse promovido pelo Sindojus Piauí. Parabenizou também a diretoria do Sindojus Ceará, que proporcionou a vinda em peso da categoria, o que reforça a união e o sentimento de parceria nessa comunhão de ideias dos Oficiais de Justiça. Acrescentou ainda que as palestras foram engrandecedoras para a prática, o aprimoramento do dia a dia e para a própria ressignificação da carreira.

Foto: Sindojus Ceará

“A gente busca evoluir enquanto profissional buscado um melhor desempenho da atividade jurisdicional e concretizando o princípio da eficiência, que é o que todo agente público deve fazer. Está sendo excelente, desde a organização, o ambiente, a própria comunhão. Essa troca de práticas do dia a dia talvez seja o maior potencial do congresso, onde a gente, de maneira informal, consegue desenvolver novas técnicas para concretizar o nosso trabalho, que é solitário, e conhecer novas práticas faz com que a gente evolua enquanto agente público”, salientou.

Felipe Nascimento, da Ceman de Fortaleza, que também participou pela primeira vez do evento, comentou que está sendo uma experiência bem interessante, pois além de possibilitar a interação com outros oficiais e oficialas do Ceará, que ainda não se conheciam, as palestras abordaram assuntos do cotidiano da categoria.

“Não é só aquela palestra teórica, são temas que se aplicam ao nosso dia a dia. Além disso, o fato de dar visibilidade aos Oficiais de Justiça”, observou. Felipe parabenizou o apoio prestado do sindicato, que considera fundamental, oferecendo todas as condições para viabilizar a realização do congresso e a participação em massa da categoria. “Foi perfeita a atitude do sindicato”, elogiou.

Foto: Sindojus Ceará

Ana Célia de Souza, da comarca de Ibiapina, participou do Conojus em Belo Horizonte e pelo segundo ano consecutivo prestigia o evento. Ela diz que é sempre bom participar de eventos como esse, com palestras que agregam conhecimento, além da interação com pessoas de outros estados, o que considera importante para os Oficiais de Justiça. “Esse congresso surgiu como uma forma de fortalecer a categoria e é um evento que vem crescendo a cada ano, com a participação em massa de diversos estados, de todas as regiões do país. Está sendo excelente. Só temos a ganhar e agregar conhecimento. Quem participa de um não deixa de ir para os próximos”, disse.

Nordeste mostrando a sua força

Felicidade, orgulho e pertencimento são os sentimentos que transbordam da oficiala de Justiça Sheyla Rodrigues, da Ceman de Fortaleza. Ela, que já conhecia um pouco a realidade do Piauí quando fez parte da federação, à época na gestão de Maércio da Silva Maia, quando o atual presidente do Sindojus Piauí, Carlos Henrique, já se despontava como líder e é uma pessoa que o conhece para além das fronteiras do sindicalismo, disse que não tinha dúvida de que o evento seria um sucesso, como foi.

“Foi tudo foi muito bem organizado e planejado. Sinto-me orgulhosa, porque a vitória deles é a nossa, do Piauí, do Ceará. É o Nordeste, mais do que nunca, mostrando a sua força. Sinto-me feliz por fazer parte dessa história”, destacou a oficiala Sheyla Rodrigues.

“O local não poderia ter sido melhor, a estrutura, tudo foi muito bem organizado, planejado. Eu me sinto honrada, porque é um estado-irmão, sinto-me orgulhosa, porque a vitória deles é a nossa, do Piauí, do Ceará. É o Nordeste mais do que nunca mostrando a sua força. Sinto-me orgulhosa de fazer parte dessa história”, enfatizou.

O que mais lhe chamou a atenção, complementou Sheyla, foi a conciliação, o nível e conversação e de interação que houve entre o Sindojus e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). “Nunca vi tantos desembargadores e representantes do judiciário dentro de um evento da nossa categoria, isso me deixou muito feliz e demonstra como esses representantes são fortes, como eles têm muito a oferecer e mostraram ser exemplo para o resto do país. Tivemos não só magistrados, mas também empresários, pessoas da sociedade, que nós estamos cotidianamente em contato e fazem parte de todo o processo, isso mostra que eles se lembraram de todos os agentes que fazem parte da engrenagem: partes, o judiciário, a advocacia”, elogiou.

A abertura do evento contou com show do humorista, ator e compositor piauiense João Cláudio Moreno. Foto: IV Conojus/Sindojus Piauí

Agente de transformação social

A abertura do evento contou com show do humorista, ator e compositor piauiense João Cláudio Moreno, que de forma descontraída arrancou boas risadas dos presentes e encerrou a apresentação aplaudido de pé. Além do presidente do Sindojus Piauí, a mesa foi composta por representantes: da presidência do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI); da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI); da Escola Judiciária do Piauí (EJUD); da Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus-BR); da União Internacional de Oficiais e Justiça (UIHJ), da Bélgica; do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SJO), de Portugal; além de parlamentares e empresários do estado.

O vice-presidente do TJPI, desembargador Manoel de Sousa Dourado, que já foi Oficial de Justiça, iniciou a fala dizendo que o Oficial de Justiça, por meio da sua atuação, é agente de transformação social. “Quem mais tem história para contar e lançar livro é o Oficial de Justiça nas suas diligências, não é a gente que está em secretaria e em gabinete, isso é uma realidade. Vocês, oficiais e oficialas de Justiça, representam uma força extraordinária. O Oficial de Justiça lida na ponta da lança, ele vai lá. A nossa realidade era uma, hoje é outra, mas ela é permeada de riscos. Temos que ter reciclagem, aperfeiçoamento e a visão dos sindicatos hoje deve ter esse olhar diferente”, sugeriu.

As palestras trouxeram temas atuais relacionados à atividade do Oficial de Justiça, entre eles: CNJ e Oficiais de Justiça em prol dos jurisdicionados; comunicações eletrônicas – respeito aos princípios constitucionais da dignidade humana, do devido processo legal, da legalidade e da eficiência em contraposição à industrialização irregular da revelia; Central de Mandados, novas tendências, orientação nº 05 do TJPI e o projeto Mandamus; e Oficial de Justiça – agente de inteligência e execução do Poder Judiciário.

No segundo dia de evento os temas foram: importância e a atuação da mulher no judiciário atual; estratégias para a solução dos principais desafios do Oficial de Justiça; situação atual da carreira; saúde mental dos Oficiais de Justiça: autoestima e valorização à vida; judiciário do futuro: inovações tecnológicas, uma nova realidade; e as entidades representativas no Brasil e no exterior: defesa, valorização e reivindicações de direitos.

Ceará é homenageado por ter levado a maior delegação

Na festa de encerramento, realizada na Elite Eventos, o presidente do Sindojus Ceará, Vagner Venâncio, recebeu homenagem especial por ter levado a maior delegação ao IV Conojus. “O Ceará, minha terra natal, trouxe 50 pessoas. Agradeço ao meu amigo Vagner Venâncio e à diretoria do Sindojus Ceará”, destacou Carlos Henrique.

Na fala de agradecimento, o presidente Vagner Venâncio disse que o Sindojus Piauí deu uma demonstração de organização e competência na realização do evento, em parceria com os demais sindicatos, que também deram sua contribuição. “Vocês estão de parabéns por terem realizado o maior evento da categoria em nível nacional”, salientou.

Aproveitando as comemorações pelo Dia Nacional do Oficial de Justiça, o representante da categoria no Ceará aproveitou para também parabenizar toda a categoria. “Nós exercemos uma função essencial à justiça. No nosso mister, no cumprimento dos mandados judiciais, a gente passa por momentos difíceis, pois trabalhamos com seres humanos, e a nossa atividade mostra que ser Oficial de Justiça é ser o equilíbrio de duas forças: voz ativa no cumprimento da ordem judicial e lucidez para analisar as nuances de cada situação que se nos apresenta, e moldá-las conforme valores éticos e solidários. Parabéns a todos os Oficiais de Justiça”, felicitou.

Agradeceu ainda aos funcionários do Sindojus Fernando Araújo, Luana Lima e Sabrina Dayse que foram ao congresso prestar todo apoio e suporte necessários à delegação do Ceará.

O evento foi promovido pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça do Piauí (Sindojus-PI), com apoio da Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus-BR) e entidades filiadas, entre elas o Sindojus Ceará.

IV Conojusmaior delegaçãodesembargador Manoel de Sousa DouradoTJPIHomenagemJoão Cláudio MorenoSindojusCarlos Henrique SalesSindojus CearáVagner VenâncioCongresso Nacional dos Oficiais de JustiçaTeresinaPiauí
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.