Primeiro encontro

Sindojus se reúne com a Comissão de Aprovados no concurso para Oficial de Justiça do TJCE

A entidade seguirá os diálogos com a comissão e a administração do TJ no sentido de que todos os aprovados sejam nomeados o quanto antes, dando maior celeridade à prestação jurisdicional

25/10/2022
Foto: Sindojus Ceará

O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) se reuniu, na última sexta-feira (21), na sede da entidade, com a Comissão de Aprovados para o cargo de Oficial de Justiça no concurso público do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O encontro, realizado no formato híbrido, contou com a participação de 25 aprovados e aprovadas, oportunidade em que a diretoria se colocou à disposição para conversar com a administração do TJ no sentido de acelerar as próximas etapas, entre elas, a realização do concurso de remoção, a homologação do resultado e a nomeação dos novos oficiais e oficialas.

Nesse primeiro contato, o presidente Vagner Venâncio e os diretores Carlos Eduardo Mello, Luciano Júnior e Fernanda Garcia falaram sobre a realidade das comarcas que necessitam de mais Oficiais de Justiça, o cotidiano do Oficial de Justiça e os próximos passos que a entidade dará no sentido de conseguir a nomeação das 10 vagas, de todo o cadastro de reservas e, quem sabe, até além, dada a necessidade urgente da lotação de mais Oficiais de Justiça em todo o Estado. Além do atual quadro deficitário, há 101 oficiais e oficialas aptos a se aposentar. Significa que, dentro do prazo de validade do concurso, novas vagas poderão surgir.

“O aporte dessa força de trabalho com a nomeação de aprovados se faz necessário. Vamos envidar todos os esforços para que possamos ter esses novos colegas em exercício o mais rápido possível”, frisa Vagner Venâncio.

O Sindojus está contribuindo com a administração do tribunal informando a necessidade fática de cada comarca, ou seja, aquelas que precisam com urgência de mais Oficiais de Justiça em face da grande demanda, sobretudo, no Interior, que está sofrendo com o alto quantitativo de mandados expedidos. “O aporte dessa força de trabalho com a nomeação de aprovados se faz necessário. Vamos envidar todos os esforços para que possamos, e eu creio que a desembargadora Nailde Pinheiro será sensível, ter esses novos colegas em exercício o mais rápido possível”, frisou Vagner Venâncio.

Parceria

Artur Carvalho, que já havia sido aprovado para o cargo de Oficial de Justiça no concurso de 2014, mas não chegou a ser chamado, enalteceu a parceria do Sindojus com os aprovados. “O sindicato sempre abriu os canais de diálogo dos aprovados com a administração do Tribunal de Justiça e a expectativa agora, a gente sabendo da defasagem de Oficiais de Justiça em todo o Ceará, que só aumentou nos últimos anos, e conhecendo esse diálogo amigável e proveitoso que o sindicato tem com a administração, tem uma expectativa muito boa de que, não apenas as vagas previstas no edital, mas também todo o cadastro de reserva seja nomeado”, disse.

Foto: Reprodução

Considerando as carreiras de servidor de tribunal, Artur diz que a de Oficial de Justiça sempre foi a que mais o encantou, “pela possibilidade de estar em contato com as pessoas, sair um pouco do prédio da justiça e ser a justiça nas ruas”. Ele, que já é técnico judiciário do TJCE, revelou que todo concurso que presta para tribunais sempre se inscreve para Oficial de Justiça. “Há oito anos estou tentando e, se Deus quiser, em breve, serei nomeado”, destacou.

Acolhida

Na avaliação de Renata Costa, esse primeiro contato com o Sindojus foi excelente. Ela contou que já havia sido aprovada em outros concursos para os cargos de técnico e analista judiciário, mas nunca tinha tido contato com o sindicato da categoria, de manterem esse diálogo e se empenharem pela nomeação dos aprovados junto ao Tribunal de Justiça. “Foi algo que realmente me impressionou, a gente se sente acolhido e tem muita esperança na nomeação o mais rápido possível, na atuação do sindicato. Está sendo uma experiência fenomenal”, elogiou.

Ela, que teve como inspiração o seu pai, que é Oficial de Justiça, disse que desde que começou a prestar concurso sempre teve preferência pela função de Oficial de Justiça. “Eu via o meu pai trabalhando e ele sempre elogiou muito a carreira, então sempre foi um concurso de referência para mim, para eu tentar, e quando saiu o resultado eu fiquei muito feliz”, salientou.

Diálogos

O Sindojus seguirá os diálogos com os aprovados e com a administração do TJCE no sentido de que todos os aprovados sejam nomeados o quanto antes, dando maior celeridade à prestação jurisdicional e reduzindo a enorme sobrecarga de trabalho, que tem adoecido a categoria.

TJCESindojus CearáTribunal de Justiçaaprovadosnomeaçãodiálogo2022Concurso PúblicoComissão de AprovadosOficial de JustiçareuniãoSindojus
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.