Convite

Sindojus e a Comissão Corrente da Vida promovem palestra em Caucaia sobre “Saúde mental no trabalho”

O evento será realizado no dia 24 de maio, às 9 horas, no Salão do Júri do Fórum de Caucaia, voltado a todos os servidores e colaboradores do Poder Judiciário

08/05/2023

O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) e a Comissão Corrente da Vida realizam nova ação de sensibilização com o objetivo de debater um assunto urgente: a saúde mental no ambiente de trabalho. Esse é o tema da palestra que será realizada no dia 24 de maio, às 9 horas, no Salão do Júri do Fórum de Caucaia, voltada para servidores, magistrados e demais colaboradores do Poder Judiciário que trabalham na comarca. A iniciativa surgiu a partir da demanda apresentada por oficiais e oficialas de Justiça, tendo em vista a sobrecarga de trabalho, as reiteradas cobranças por produtividade com ameaças de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e o alto incide de violência registrado naquele município.

Os palestrantes serão o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Edir Paixão, mestre em saúde pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC); e a promotora de Justiça Karine Leopércio, coordenadora do Programa Vidas Preservadas do Ministério Público do Ceará (MPCE), que é lotada em Caucaia. A mesa também será composta pela titular do Juizado da Mulher de Caucaia, juíza Deborah Guarines.

A partir do convite para uma pausa no ritmo frenético do cotidiano, o evento busca despertar uma reflexão para a importância dos cuidados preventivos com a saúde mental, sobretudo, no ambiente de trabalho.

Conexões

“A sobrecarga é enorme. Oficiais e oficialas de Justiça são constantemente cobrados por meio de ofícios recebidos, por isso surgiu a ideia de realizarmos esse evento, com apoio do Tribunal de Justiça do Ceará, do Corpo de Bombeiros e do Programa Vidas Preservadas do MPCE para chamar a atenção das autoridades competentes, além de termos um momento de aprendizado em que possa haver conexões entre os Oficiais de Justiça e demais servidores visando a melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho”, explica o diretor Jurídico, Carlos Eduardo Mello.

Ele reforça o convite aos oficiais e oficialas de Justiça, além de todos os integrantes do Poder Judiciário para que participem visando melhorias e conexões que poderão ajudar na saúde mental de todos aqueles e aquelas que fazem o judiciário.

Você sabia?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), estima-se que anualmente 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos por causa de depressão e ansiedade, custando à economia global quase 1 trilhão de dólares. As diretrizes globais da OMS sobre saúde mental no trabalho recomendam ações para enfrentar os riscos à saúde mental, como cargas pesadas de trabalho, comportamentos negativos e outros fatores que geram sofrimento no trabalho. A OMS recomenda ainda o treinamento de gestores para desenvolverem capacidades para prevenir ambientes de trabalho estressantes e responder aos trabalhadores em sofrimento.

O Relatório Mundial de Saúde Mental da OMS, publicado em junho de 2022, mostrou que, em 2019, um bilhão de pessoas viviam com transtornos mentais e, além disso, 15% dos adultos em idade laboral sofreram com algum transtorno mental.

A saúde mental é extremamente importante para todos, em todos os lugares. Em todo o mundo, as necessidades de saúde mental são altas, mas as respostas são insuficientes e inadequadas, por isso o Sindojus e a Comissão Corrente da Vida seguem promovendo ações com o objetivo de chamar a atenção dos entes responsáveis e debater esse tema necessário e urgente.

Busque ajuda profissional

“A vida é sempre a melhor solução” é o slogan da Comissão Corrente da Vida. Tristeza, sensação de vazio, sentimento de culpa, baixa autoestima, sono e apetite alterados, cansaço, falta de concentração, irritabilidade, além de interpretação distorcida e negativa da realidade são alguns sintomas de depressão. Caso você esteja sentindo algo assim, lembre-se que para todo problema há solução. Não hesite em buscar ajuda profissional.

Em todo o Estado, esse apoio é prestado pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e por unidades como o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). É feito atendimento também no Programa de Apoio à Vida (Pravida) da Universidade Federal do Ceará (UFC): (85) 3366.8149 e (85) 98400.5672. E de forma remota pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do número 188 ou pelo site www.cvv.org.br.

Nos casos de urgência e emergência, deve-se acionar a Polícia Militar do Ceará (PMCE) pelo 190, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no 192 ou o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) no 193.

Serviço:
Palestra “Saúde mental no trabalho”
24 de maio (quarta-feira)
9 horas
Salão do Júri do Fórum de Caucaia

*Com informações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

saúde mentalComissão Corrente da VidaVidas PreservadasKarine LeopércioOficiais de JustiçaEdir PaixãoTJCEconviteservidoresCaucaiaPoder Judiciáriosaúde mental no trabalhopalestraCBMCEMPCE
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.