Qualificação

Pós-graduação em Execução de Ordens Judiciais é um aperfeiçoamento prático da profissão, enaltece a categoria

A carga-horária total do curso é de 360 horas/aula, distribuídas em 16 disciplinas. Por ser virtual, a especialização se torna acessível aos oficiais e oficialas de todo o Estado

27/02/2023
Foto: Sindojus Ceará

Se fosse fazer uma pós-graduação, qual tema despertaria o seu interesse? Para muitos oficiais e oficialas do Ceará, uma especialização em Execução de Ordens Judiciais, realizada na modalidade remota, formaram o combo perfeito para que decidissem ingressar na formação. Somado a isso, a oferta de 50% de desconto aos sindicalizados(as), por meio da parceria firmada entre o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) e o Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ), foi o incentivo a mais que precisavam para aderirem. No último mês de janeiro, os primeiros oficiais e oficialas concluíram a pós e já estão fazendo jus ao adicional de qualificação.

Micheline Carvalho foi a primeira, no Ceará, a terminar o curso. A oficiala, que sempre foi lotada no Interior, conta que foi por meio desse convênio ofertado pelo Sindojus que pôde realizar o sonho de fazer uma especialização. Instigada pelo tema, diretamente relacionado à prática da profissão, foi a primeira a concluir a pós-graduação. “Às vezes, eu chegava em casa cansada, mas tinha uma vontade tão grande de assistir às aulas, porque elas falavam da nossa profissão, do nosso dia a dia, todas as leis e matérias voltadas ao nosso trabalho, então foi muito enriquecedor”, elogiou.

A oficiala comenta que o curso dá dicas e orientações importantes para o dia a dia. “Houve muitas alterações nas leis e a gente vai se aprimorando. Para mim, foi uma atualização do curso de Direito, pude rever muita coisa”, destaca.

“Se hoje eu fosse fazer qualquer outra especialização talvez não tivesse tanto empenho como tive nessa, por ser um tema que acrescentou muito à minha profissão”, frisa Micheline Carvalho

Orientações sobre avaliação de imóveis, legislação atualizada, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que mudaram, dicas de segurança, os cuidados que se deve ter ao fazer uma certidão e as informações que devem constar nos autos foram alguns temas abordados pelos professores.

“A atual gestão teve importantes conquistas, mas, para mim, essa pós foi importantíssima, porque foi um sonho que eu consegui realizar. Se hoje eu fosse fazer qualquer outra especialização talvez não tivesse tanto empenho como tive nessa, por ser um tema que acrescentou muito à minha profissão, inclusive, já fiz algumas avaliações de imóveis baseadas no que eu aprendi, modelos de certidão, facilitou bastante”, enaltece. Realizada com a formação, Micheline diz que não só recomenda, como incentivou os colegas de sua comarca a fazerem a pós.

Aperfeiçoamento e fortalecimento da categoria

É o caso de João Paulo Souza. Ele conta que foi a partir do encorajamento de Micheline que todos os Oficiais de Justiça da comarca de Pacatuba resolveram se matricular. Para ele, o convênio foi uma valorosa iniciativa a qual visa a propiciar um ambiente de aperfeiçoamento e fortalecimento da categoria. Parabeniza também a UMJ por promover um curso de pós-graduação voltado para o Oficial de Justiça, tendo em vista as necessidade de reciclagem e atualização da categoria, o que não é promovido e nem estimulado pelos tribunais, apesar de quase todos possuírem instituições de ensino próprias, como é o caso da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

“O curso funciona como verdadeira ferramenta de aperfeiçoamento prático da nossa profissão, sendo recomendável e, ouso dizer, necessário para toda a categoria”, enaltece João Paulo Souza.

João Paulo afirma que o sucesso da pós em Execução de Ordens Judiciais está no corpo docente qualificado, composto por profissionais que trazem à tona temas jurídicos relevantes à prática dos atos processuais específicos aos Oficiais de Justiça. Entre eles, destaca a disciplina voltada para avaliações de bens, cujo conhecimento sempre esteve atrelado à carreira, a despeito de não fazer parte do arcabouço de conhecimentos próprios da formação acadêmica dos operadores do Direito. Na disciplina, acrescenta o oficial, foram esplanadas técnicas, métodos e ferramentas para uso prático na avaliação de bens.

“O curso funciona como verdadeira ferramenta de aperfeiçoamento prático da nossa profissão, sendo recomendável e, ouso dizer, necessário a toda a categoria”, frisa.

Empoderamento e autoestima

Além de ser um conhecimento a mais, Sérgio Pinheiro, Oficial de Justiça da comarca de Camocim, decidiu fazer a pós por ser exatamente na área que buscava: a que trabalha no dia a dia. Contribuindo, dessa forma, para a o trabalho junto ao jurisdicionado e propiciando uma melhor vivência da profissão. Assim como os demais, ele também elogiou a disciplina sobre avaliação patrimonial, a qual somou sobremaneira ao seu trabalho, uma vez que não possuía esse conhecimento técnico.

Outro ponto positivo que destaca é em relação à autoestima. “Tem umas disciplinas que colocam a gente para cima, que demonstram o quanto o nosso trabalho é importante e necessário para a justiça. Essas pós-graduações, além de darem conhecimento, dão empoderamento para todos nós”, exalta.

“Tem disciplinas que colocam a gente para cima, que demonstram o quanto o nosso trabalho é importante e necessário para a justiça. Essas pós-graduações, além de darem conhecimento, dão empoderamento para nós”, exalta Sérgio Pinheiro.

Sérgio acrescenta que, além aprimorar os conhecimentos, é uma formação que a pessoa vai colocar os conhecimentos em prática. “Hoje eu me sinto um Oficial de Justiça com mais conhecimento e mais qualificado. Sei fazer um trabalho melhor, com mais técnica do que antes, além desse empoderamento por sermos Oficiais de Justiça e uma ferramenta fundamental para o judiciário”, salienta.

Ele parabeniza o Sindojus pela iniciativa e pelo desconto ofertado à categoria e sugere que mais convênios como esse sejam firmados, no sentido de que o Oficial de Justiça obtenha mais conhecimentos em prol do seu trabalho.

Saiba mais

A carga-horária total do curso é de 360 horas/aula, distribuídas em 16 disciplinas. São elas: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Penal, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, aspectos gerais das atividades dos Oficiais de Justiça, análise de inteligência, execução judicial, avaliação patrimonial, medidas possessórias e despejos, execução de métodos consensuais de solução de conflitos, procedimentos especiais, entre outras. Por ser virtual, a pós-graduação se torna acessível aos Oficiais de Justiça de todas as comarcas do Ceará.

Esse é mais um benefício que o Sindojus oferece aos Oficiais de Justiça sindicalizados e sindicalizadas, o que só foi possível graças a parceria entre o Sindojus Ceará e o Sindojus Alagoas. Em breve, serão abertas inscrições para a nova turma de pós-graduação em Execução de Ordens Judiciais por meio do convênio com a UMJ. A divulgação será feita pelos canais de comunicação do Sindojus. Fique atento e participe!

Sindicalize-se

Você que ainda não é sindicalizado(a) poderá usufruir de mais esse benefício. Para isso, basta entrar em contato com a Secretaria do sindicato e aderir à filiação.

Interessados(as) deverão entrar em contato com a Secretaria do Sindojus – (85) 99981.0689 (WhatsApp)

Sindojusconhecimentoconvênioadicional de qualificaçãoSindojus Cearáatualizaçãoparceriapós-graduaçãoqualificaçãoformaçãoexecução de ordens judiciaisUMJOficial de Justiçaespecialização
SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.