Campanha salarial 2024

MENP: Governo propõe 4,62% de reajuste aos servidores estaduais, sem retroativo à data base

O Sindojus convoca todos os oficiais e oficialas de Justiça para a grande manifestação que será realizada no dia 2 de abril, às 9h, em frente ao Palácio da Abolição. Participe!

14/03/2024
Foto: Fuaspec

Depois de quatro meses de espera, foram retomadas hoje as reuniões da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP) entre o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec) e o governo do Estado. O encontro contou com a participação da titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Sandra Machado; do Procurador-Geral do Estado (PGE), Rafael Machado Moraes; e do secretário de Articulação Política do Ceará, Waldemir Catanho. O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE), representado pela diretora Fernanda Garcia, acompanhou as tratativas.

Na oportunidade, os representantes do executivo apresentaram a primeira contraproposta do governo: reajuste de 4,62%, referente à inflação, ou seja, sem recomposição das perdas acumuladas, como o governador Elmano de Freitas (PT) havia sinalizado; e sem retroativo, em desrespeito à data base dos servidores, que de acordo com a Lei nº 14.867/2011 é em 1º de janeiro de cada ano.

“Quando o governo diz que não há possibilidade de retroagir, pelo menos até o momento é essa a proposta apresentada, significa que a lei que trata da data base foi simplesmente rasgada”, disparou Ravenna Guimarães, coordenadora do Fórum.

Os representantes do governo informaram que, a partir dos relatórios gerenciais que serão divulgados depois de 31 de março, poderão avaliar se terá como melhorar a proposta que foi apresentada na reunião de hoje. Disseram também que no dia 2 de abril, no Palácio da Abolição, o governo “baterá o martelo” em relação à proposta a ser apresentada.

Servidores realizarão nova manifestação no dia 2 de abril

O Sindojus convoca todos os oficiais e oficialas de Justiça do Ceará a se somarem aos servidores e servidoras das diversas categorias para a grande manifestação que será realizada no dia 2 de abril, às 9 horas, em frente ao Palácio da Abolição – no cruzamento das ruas Tenente Benévolo com Silva Paulet.

O objetivo é pressionar do governador a receber os representantes do Fuaspec e anunciar um calendário de recomposição das perdas salariais, que já corroeram 33,71% da remuneração dos trabalhadores no período de 2014 a 2023. A reivindicação do Fórum é de reajuste linear de 10%, retroativo a 1º de janeiro.

“A gente entende que se os servidores e servidoras não se fizerem presentes no dia 2 de abril na porta do Palácio, infelizmente, o índice que o governo tem para apresentar vai ser esse. Então se você está insatisfeito, indignado, vá para a porta do Palácio no dia 2 de abril participar dessa grande manifestação dos servidores públicos. Não iremos aceitar nenhum retrocesso. Nós queremos o respeito à data base, que é 1º de janeiro, queremos reajuste salarial digno, os 10% que foram apresentados pelos estudos do Fuaspec, inclusive, com a viabilidade econômica que disso ser praticado”, frisou Ravenna.

Serviço:
Ato unificado dos servidores estaduais – Campanha salarial 2024
02/04 (terça-feira)
9 horas
Palácio da Abolição (cruzamento das ruas Tenente Benévolo com Silva Paulet)

Arte: Sindojus Ceará

convocaçãonegociaçõesFuaspecMenpcampanha salarial 2024Oficiais de Justiçaservidores salariaisSindojusreajusteSindojus Cearágoverno do Estadomanifestação

Luana Lima

Jornalista

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.