Descentralização

Categoria elogia confraternizações nas regionais e exalta que eventos geram integração e fortalecimento da classe

Neste ano, a categoria teve um motivo a mais para festejar com a chegada dos 19 Oficiais de Justiça que ingressaram por meio do concurso público realizado no ano passado

28/12/2023
Fotos: Sindojus Ceará

Fortalecimento, união, integração, conexão, troca de experiências e descentralização foram pontos destacados por oficiais e oficialas de Justiça sobre a realização das confraternizações da categoria promovidas pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) no Interior do Estado. Ainda que seja realizado o evento geral em Fortaleza, nem todos podem comparecer, seja pela distância, por incompatibilidade de agenda ou até pelo grande volume trabalho, fazendo com que os eventos nas regionais sejam uma oportunidade de reencontros e trocas.

Ao todo, foram visitadas 12 coordenadorias regionais, totalizando 4.060 km rodados. São elas: Litoral Oeste (Paracuru), Extremo Oeste (Camocim), Litoral Oeste (Itapipoca), Litoral Leste (Aracati), Maciço de Baturité (Baturité), Sertão Central (Quixadá), Vale do Jaguaribe (Limoeiro do Norte), Centro Sul (Iguatu), Cariri (Juazeiro do Norte), Sertão dos Inhamuns (Crateús), Vale do Acaraú (Meruoca) e Ibiapaba (Ubajara). No Sertão de Canindé, por causa da semana do Júri, a confraternização teve de ser adiada para o próximo mês de janeiro.

Eventos promovem integração dos novos oficiais

Neste ano, a categoria teve um motivo a mais para festejar com a chegada dos 19 Oficiais de Justiça que ingressaram por meio do concurso público realizado no ano passado. Entre os novos servidores, o sentimento foi de acolhimento. É o caso de Luiz Hueliton Moraes, que tomou posse em maio deste ano, na comarca de Icó. Ele parabenizou o sindicato pela realização dos encontros regionalizados e disse que eles promovem uma importante conexão entre oficiais e oficialas da região. “Muitas pessoas a gente só conhece por nome e em eventos como esse a gente consegue ter contato, troca de experiências, então é muito interessante”, ressaltou.

“Muitas pessoas nós só conhecemos por nome e em eventos como esse a gente consegue ter contato, troca de experiências, então é muito interessante”, destaca Luiz Hueliton Moraes, lotado em Icó.

Aos que receberam reforço na comarca a sensação é de alívio. Na profissão há 35 anos, Oziel Gassman, lotado em Icó, comarca com extensão territorial muito grande, com 1.872 km², contou que já recebe abono de permanência e por causa da sobrecarga de trabalho pretendia se aposentar, mas graças ao sindicato, que depois de muita luta e todo um trabalho de sensibilização junto às administrações do Tribunal de Justiça conseguiu mais dois Oficiais de Justiça para Icó, adiou os planos e hoje consegue trabalhar com um pouco mais de tranquilidade, apesar de a comarca ainda ter carência de um Oficial de Justiça.

No ano passado, ele disse que prestigiou a festa de 30 anos em Fortaleza. Neste ano, no entanto, não pôde ir à capital, mas aprovou o evento realizado em Iguatu, na região Centro Sul. “O sindicato está de parabéns, a festa está muito organizada. Revi todos os meus colegas. A gente só se encontra quando tem reuniões do sindicato e hoje foi bom, porque estamos nos encontrando em uma comemoração natalina e não só para falar de trabalho e das demandas da categoria”, observou Gassman.

União

Para Edna Sampaio, esses eventos são muitos significativos, pois possibilitam que conheça colegas de comarcas vizinhas. “Agora, por exemplo, é que estou conhecendo a colega de Jaguaretama, que fica a 30 km de Jaguaribe, então esses encontros unem a gente”, frisou. Cada vez que o sindicato vai à região, acrescentou, tem conhecimento de informações preciosas que postergam a sua aposentadoria. “É algo tão gratificante, tão familiar, são pessoas que eu admiro tanto. Esses encontros são muito importantes, não podem deixar de ser realizados. Só tenho a agradecer à diretoria do sindicato”, externou.

Teve oficial que participou da confraternização em Fortaleza e também na regional. É o caso de Alexandre Aquino, da comarca de Jaguaribe. Ele salientou que esses encontros são bastante produtivos, pois mantêm a categoria informada das demandas em andamento nas diversas esferas, além de poderem conhecer a realidade e o dia a dia de trabalho dos colegas da região. “Não perco nenhum”, enfatizou.

“É uma oportunidade de conhecer a rotina dos colegas e aprender sobre a forma de trabalho de cada um, o que em muito contribui com o trabalho da gente também. Foi enriquecedor”, frisa Andrea Pinheiro, de Jaguaretama.

Quem também participou da primeira confraternização como oficiala foi Andrea Pinheiro, empossada em maio deste ano, em Jaguaretama. Ela disse que a nova profissão está sendo desafiante, pois quando assumiu a comarca estava há um tempo sem Oficial de Justiça e ainda tem a vinculada de Jaguaribara, mas, ao mesmo tempo, destacou que está sendo gratificante trabalhar na ponta da prestação jurisdicional como Oficial de Justiça, pois acaba tendo contato com os jurisdicionados, com as pessoas que realmente procuram o judiciário.

Em relação à confraternização, Andrea falou da importância de participar daquele momento e poder conhecer os demais oficiais e oficialas da região. “É uma oportunidade de conhecer a rotina dos colegas e aprender sobre a forma de trabalho de cada um, o que em muito contribui com o trabalho da gente também, além de ser uma forma de nos confraternizarmos, fortalecendo a carreira, e termos conhecimento também das demandas conquistadas pelo sindicato. Foi enriquecedor”, elogiou.

Integração 

Oficial há 29 anos na comarca de Aiuaba, Iracildo Gualberto destacou que esses eventos são importantes por promoverem um momento de integração entre a categoria e os seus familiares. E aproveitou para sugerir que o sindicato realize, além das confraternizações de fim de ano, São João nas regionais. “É um prazer imenso estar aqui, pude rever muita gente e conhecer os novos Oficiais de Justiça”, comentou.

Quem também elogiou as confraternizações no Interior foi a oficiala Fabyola Sássia, da comarca do Crato. Ela observou que o Oficial de Justiça exerce uma profissão solitária e predominantemente externa, nas ruas, e que muitas vezes desconhece um colega de uma cidade vizinha, então essa é a oportunidade em que se confraternizam, conhecem colegas novos, reencontram antigos colegas e fazem novas amizades. “O sindicato está de parabéns, a festa está maravilhosa, super divertida. É com grande prazer que a gente comparece sempre”, afirmou.

Relevância da profissão

Empossado em agosto deste ano, o Oficial de Justiça Rodrigo Holanda, da comarca de Juazeiro do Norte, destacou que a interiorização das confraternizações são importantes para agregar os novos Oficiais de Justiça, como ele, aos que já estão na profissão há mais tempo, o que considera importante para que adquiram novos conhecimentos. “Tem várias pessoas que a gente conhece pelos grupos do WhatsApp, mas não sabe o rosto, então esses eventos são muito importantes, é uma iniciativa excepcional do sindicato”, enalteceu.

“Tem várias pessoas que a gente conhece pelos grupos do WhatsApp, mas não sabe o rosto, então esses eventos são muito importantes, é uma iniciativa excepcional do sindicato”, enaltece Rodrigo Holanda, de Juazeiro do Norte.

Sobre a nova profissão, Rodrigo admitiu que é totalmente diferente das que já trabalhou. Antes de ser Oficial de Justiça, ele disse que era acostumado a ficar interno, de frente para o computador e no ar-condicionado, mas está se adaptando e gostando bastante do novo ofício, principalmente pela dinamicidade. “Todos os dias a gente enfrenta algo novo, nenhum dia é igual ao outro, então isso é muito legal“, disse.

Rodrigo complementou que hoje enxerga a profissão com outros olhos, sobretudo, do ponto de vista da importância desses servidores para o Poder Judiciário. “Não tem como ter justiça sem o Oficial de Justiça, as decisões ficariam vazias. Decisões de gabinete, que muitas vezes são frias, não chegariam ao jurisdicionado, então a gente é que é responsável por levar a justiça a todos, principalmente aos mais carentes, aos mais necessitados”, disse.

Aposentados marcam presença

Os eventos foram abrilhantados por Oficiais de Justiça aposentados, que também marcaram presença. Antônio Vianês Alencar contou que sempre gostou de comparecer a esses eventos e quando estava na ativa percorria mais de 500 km, de Araripe até Sobral, só para participar das reuniões do sindicato. “Momentos como esse são muito importantes para revermos os colegas, a gente passa muito tempo sem se encontrar. O trabalho de Oficial de Justiça é solitário e a demanda é grande, não sobra muito tempo de ver as pessoas, então são nesses encontros que a gente tem oportunidade de rever, compartilhar informações da profissão. Conheci colegas que eu não conhecia, é um momento muito importante na vida do Oficial de Justiça”, exaltou.

“Nesses encontros a gente tem oportunidade de rever os colegas, compartilhar informações, conhecer colegas novos. É um momento muito importante na vida do Oficial de Justiça”, exalta Antônio Vianês, da comarca de Araripe.

Antero Neto, aposentado da comarca de Crato, contou que não gosta de pegar estrada, por isso só participou de duas confraternizações em Fortaleza, mas quando ocorrem eventos mais próximos, na região, faz questão de comparecer, porque pode rever os antigos colegas de trabalho e as lideranças sindicais. “Você não pode mensurar a satisfação de eu estar aqui, na presença dos colegas, embora não conheça todos, mas a gente se sente muito prazeroso de estar na companhia dos colegas de trabalho”, comentou.

Agradecimentos

Em nome da diretoria, o presidente Vagner Venâncio agradece a todos os oficiais e oficialas que atenderam ao convite do sindicato e compareceram às confraternizações nas regionais, fortalecendo os laços da categoria; e também aos funcionários, que contribuíram para que os eventos fossem realizados com sucesso, entre eles: Fernando Araújo, responsável pelo financeiro e as locomoções com segurança nas estradas; Daniel Barroso, que fez o contato com toda a categoria; Gerlânia Patrícia e Sabrina Dayse, com a parte de organização e logística; e Luana Lima, responsável pela comunicação e cobertura dos eventos.

Oficiais de JustiçaSindojusSindojus Cearáintegraçãodescentralizaçãoconfraternizaçõesfestejosfim de anoregionaisnovos oficiais de justiça

Luana Lima

Jornalista

SIGA-NOS:

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para fazer um comentário. Clique aqui para entrar.