Categoria delibera pela filiação do Sindojus Ceará à Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil (Afojebra)
“O Ceará vem para agregar um valor enorme à nossa entidade nacional. É um Estado com histórico de lutas e conquistas”, frisa o presidente da associação Mário Medeiros Neto
Oficiais e oficialas de Justiça do Ceará deliberaram em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na última sexta-feira (24), em formato híbrido, sendo presencial na sede do sindicato e virtual por meio do Zoom, pela filiação do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) à Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil (Afojebra), referendando a deliberação da diretoria. A decisão, praticamente unânime, teve apenas um voto contrário. O estatuto do Sindojus normatiza que qualquer filiação ou desfiliação a uma entidade nacional precisa ser referendada em Assembleia Geral pela categoria.
Criada em maio de 2007, a Afojebra conta com 19 entidades filiadas, entre sindicatos e associações, em 17 estados da federação.
A expectativa do Sindojus é de poder contribuir para o trabalho que a Afojebra já vem desenvolvendo junto ao parlamento federal, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aos tribunais superiores, no sentido de que seja cada vez mais aprimorado.
Descentralização dos trabalhos é fato positivo da Afojebra, exalta presidente Vagner Venâncio
Vagner Venâncio, presidente do Sindojus, salienta que a direção da Afojebra tem um fator muito positivo: a descentralização dos trabalhos. “O presidente Mário Neto atribui aos demais dirigentes a representação da entidade, isso faz com que a gente possa fortalecê-la cada vez mais. Estando em Brasília, se o presidente não estiver, aquele diretor ou diretora que lá se encontrar pode representar a Afojebra, que tem um trabalho muito pautado na defesa dos interesses dos Oficiais de Justiça em nível nacional no parlamento, nos estados e nos tribunais superiores”, comenta.

Foto: Sindojus-CE
Vagner acrescenta que o Ceará chega à Afojebra com grande disposição de contribuir com esse trabalho e na unidade na luta com todas as entidades visando aos interesses de todos os Oficiais de Justiça do país, sejam oficiais estaduais, federais, da Justiça do Trabalho ou da Justiça Militar.
A entidade integra também o Instituo Nacional dos Oficiais de Justiça (Unojus), entidade que presta suporte técnico junto ao legislativo federal, tendo em vista que toda e qualquer transformação vem daquelas Casas – Câmara e Senado Federal.
Laços entre o Sindojus Ceará, a Afojebra e entidades filiadas vêm sendo fortalecidos há anos
O diretor Jurídico Carlos Eduardo Mello comenta que essa filiação, que contou com a aprovação da categoria em assembleia, assim como ocorreu com a filiação ao Unojus, a qual fora, à época, aprovada de forma unânime pela categoria, representa uma nova fase para o Sindojus Ceará. “A entidade sai fortalecida, uma vez que as duas instituições atuam de forma organizada, profissional e plenamente alinhada com os objetivos traçados. Toda a categoria deverá ser beneficiada com a conquista de avanços concretos em menor espaço de tempo”, diz.
Mesmo antes da filiação à Afojebra o Sindojus Ceará já vinha estreitando lanços com a entidade, como no caso da Especialização em Ordens Judiciais, por meio da parceria entre Sindojus Ceará, Escola Superior dos Oficiais de Justiça do Brasil (Esojub), Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ) e Sindojus Alagoas, o qual concedeu desconto de 50% aos filiados ao Sindojus Ceará, contemplando mais de 200 oficiais e oficialas no Estado. A Afojebra também contribuiu para que o Sindojus Ceará conquistasse a parceria com o Amigos Chevrolet, a qual oferece descontos exclusivos à categoria na aquisição de veículos.
Atendendo ao convite do Sindojus Ceará, o presidente Mário Neto participou, em abril deste ano, da terceira edição do Encontro dos Representantes dos Oficiais de Justiça do Nordeste, realizado em Fortaleza, enriquecendo sobremaneira os debates, que promoveram uma rica troca de experiências e boas práticas entre os dirigentes.

Foto: Sindojus-CE
“O Ceará vem para agregar um valor enorme à entidade”, exalta o presidente da Afojebra
Mário Medeiros Neto, presidente da Afojebra, destaca que a entidade se sente honrada em ter nos seus quadros uma entidade tão atuante como o Sindojus Ceará. “Há tempos temos uma admiração enorme pelo trabalho desenvolvido em benefício dos Oficiais de Justiça cearenses. É uma diretoria muito atuante, que deve potencializar os resultados da Afojebra em nível nacional”, ressalta.
No cenário nacional, Mário comenta que a Afojebra tem enormes desafios, como os projetos que redimensionam as atribuições da categoria, agregando maior valor à carreira. Como exemplo, ele cita as questões que envolvem o risco da profissão, que tem um projeto parcialmente sancionado e outros dois em andamento; a questão do porte de arma, que sempre será de uso facultativo do Oficial de Justiça e se preencher os requisitos necessários como exame psicológico, psicotécnico e treinamento adequado; além de outros projetos que a associação trabalha visando a barrar, para que não geram prejuízo à categoria, ao Poder Judiciário e à sociedade.
“O Ceará vem para agregar um valor enorme à nossa entidade nacional. É um Estado com histórico de lutas e conquistas”, frisa.
Mário Neto informa que o Ceará deverá participar das próximas eleições para a direção nacional da Afojebra, as quais ocorrem a cada três anos. A eleição deverá ocorrer em novembro deste ano em Caraguatatuba, São Paulo. O estatuto estabelece que o presidente tem direito a concorrer a uma reeleição. “Dessa forma, vamos oxigenando as ideias e estratégias para alcançarmos sempre o melhor resultado para a categoria no país”, enfatiza.


